SóProvas


ID
2014396
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os principais fundamentos de um bom planejamento empresarial são a definição de objetivos e a criação dos planos que integram e coordenam as atividades da organização de forma a atingir esses objetivos. Considerando o planejamento de nível tático, julgue as afirmativas.

I. É um processo permanente e contínuo.

II. Geralmente, é projetado a médio prazo e abrange cada unidade da organização.

III. Pode ser resumido como um processo gerencial que possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, visando a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • I - Errado. O planejamento ESTRATÉGICO é permanente e contínuo.

     

    II - Correto

     

    III - Errado. O planejamento ESTRATÉGICO  pode ser resumido...

     

    Gabarito B

  • Letra B.

    I e III referem-se ao Planejamento Estratégico.

    II-Correta. 

    Planejamento Tático: Refere-se essencialmente às várias fases e processos realizados para alcançar os objetivos do planejamento estratégico ou, de uma forma geral, à tranqüila navegação da organização num curtoespaço de tempo, sobretudo com a adaptação ou a reação a alterações ou progressos imprevistos.

  • Plan. Estratégico: processo permanente e contínuo? Nem sempre, embora seja regra, haverá situações em que poderá ser alterado, a depender das ameaças do ambiente externo. 

  • Li o seguinte artigo agora: http://www.portal-administracao.com/2014/07/planejamento-estrategico-tatico-operacional.html. E nele, de fato, apenas no planejamento estratégico (PE) há um processo permanente e contínuo... No fim, ainda citam-se como bases para o artigo Chiavenato, um dos autores favoritos das bancas. Assim, para Quadrix, é característica exclusiva do PE ser permanente e contínuo.

  • GABARITO LETRA B

    #DICA só complementando.

    Estratégico ---> Direitoria ----> longo prazo -----> é um processo permanente e contínuo -----> mostra o rumo a ser seguido

    Tático ----> gerentes -----------> médio prazo.

    OPeracional -----> Peanzada ( quem põe a mão na massa ) curto prazo

    Estão em ordem descrescente de hieraquica.

  • Ora, se o planejamento estratégico é permanente e contínuo, e, sendo o planejamento tático um desdobramento do mesmo, por que este também não o é?

    O planejamento tático deve acompanhar a dinâmica do estratégico. Portanto, por implicação lógica e direta, o planejamento tático também é permanente e contínuo.

    Discordo do gabarito, pois enxergo o item I como correto.

  • cópia desse artigo: http://www.portal-administracao.com/2014/07/planejamento-estrategico-tatico-operacional.html

  • O erro do item I é que o planejamento tático pode ser continuo, cíclico ou iterativo.

    Força, foco e fé que dá certo!

  • Planejamento Tático = médio prazo, por departamentos , gerencial (por áres, funçoes)

    . É um processo permanente e contínuo.(estrategico)

    Pode ser resumido como um processo gerencial que possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, visando a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente. (estrategico)

  • Gabarito: B


    Apenas no planejamento estratégico (PE) há um processo permanente e contínuo.

  • Planejamento corresponde a uma das quatro funções do administrador (planejar, organizar, dirigir e controlar).

    Planejamento consiste em um processo de estabelecimento de objetivos e de definição de formas sustentáveis de alcançá-lo. Segundo o Dicionário Michaelis, planejamento “é o ato de planejar, é a Organização de uma tarefa com a utilização de métodos apropriados, é a determinação de ações para atingir as metas estipuladas por uma empresa, órgão do governo etc.".

    O processo de planejamento está presente nos três níveis organizacionais, os quais são:

    1 – Nível Institucional: predomina o planejamento estratégico, voltado para conteúdos genéricos e sintéticos, com foco no longo prazo e possui uma abordagem macroorientada, onde vê a organização como um todo;

    2 – Nível Intermediário: predomina o planejamento tático, voltado para conteúdos menos genéricos e mais detalhados, com foco no médio prazo e possui uma abordagem, em separado, por unidade organizacional;

    3 – Nível Operacional: predomina o planejamento operacional, voltado para conteúdos operacionais, com foco no curto prazo e possui uma abordagem microorientada, onde vê cada operação em separado.

    Em face do exposto, podemos afirmar que o item I se refere ao processo de nível operacional, que o item II se refere ao tático e que o item III se refere ao estratégico. Portanto, a alternativa correta é a letra B.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Bizarro o professor justificar esse gabarito.

    Segundo Almeida (2000 p.2) , o planejamento é um processo permanente e contínuo que visa à definição dos objetivos, metas e estratégias da ação de curto, médio e longo prazo. Em outros termos, o planejamento consiste numa atividade que deve ser realizada, continuamente, em ambientes organizacionais de qualquer natureza ou tipo.

    Em 4 anos de faculdade e alguns anos de estudo para concurso sempre usei esse entendimento: de que o PLANEJAMENTO é permanente e contínuo. Alguns colegas justificaram como se referindo ao planejamento estratégico e o professor ao planejamento operacional. No final, o meu entendimento é de que o planejamento, de uma forma geral, sendo em nível operacional, tático ou estratégico, é um processo permanente e contínuo.

    Inclusive, segue questão do Cespe com esse entendimento:

    Ano: 2013 Banca: Cespe/Cebraspe Órgão: Unipampa 

    Q338553

    Sendo um processo permanente e contínuo, o planejamento tático apresenta, entre suas finalidades, a busca pela aproximação entre o estratégico e o operacional.

    Gabarito: Certo