Alternativas
As estátuas dos 12 profetas da Igreja de São Luiz dos
Campos, em Congonhas do Campo, são as mais notáveis e impressionantes obras de sua produção. Ladeado
a esta Igreja encontra-se uma série de capelas em forma
cônica chamadas Passos (Via Crucis) que apresentam
as sequências das cenas da Paixão de Cristo, representadas
por imagens de madeira em tamanho natural.
Suas esculturas apresentam diferenças de estilo e técnicas,
sendo a primeira fase (1770-1794) marcada por
elevado e sólido padrão de harmonia, clareza e serenidade
de espírito. Já a segunda fase (1796-1809), embora
inclua obras primas, nem sempre mantém o mesmo
nível e se caracteriza por um aspecto mais reflexivo, grave
e sobretudo mais expressionista no estilo, em relação
às esculturas mais antigas.
As obras de arte do Aleijadinho possuem um espírito que
ultrapassa limitações temporais e locais. A amplidão de
seus interesses e seu enfoque, curiosamente, impessoal,
se revelam em suas representações de tipos raciais. A
atitude pessoal se demonstra pelo fato de nunca ter representado
um negro ou mulato em suas esculturas e, ao
mesmo tempo, demonstrou extraordinário interesse por
outros tipos raciais.
Aleijadinho foi basicamente escultor e entalhador. A maior
parte de seus trabalhos tem um caráter monumental que
os torna parte integrante do edifício, como, por exemplo,
os Profetas, em Congonhas (MG). A escultura domina a
arquitetura, onde se pode destacar a subordinação do
edifício às estátuas dos Profetas. O interesse que desperta
como obra de arte costuma desviar a atenção do aspecto
arquitetônico da obra propriamente dita.