SóProvas



Questões de História e Atualidades das Artes Plásticas


ID
559936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)

Alternativas

ID
559939
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Considerando-se os diferentes períodos da História da Arte e seu contexto, analise as afirmativas abaixo.

I - O Renascimento abarcou o despertar do conhecimento técnico-artístico, a redescoberta da arte greco-romana, os avanços nos estudos científicos e a exploração de novos continentes.

II - O Barroco relaciona-se a uma época de opulência, na qual a Igreja e o clero perderam o seu poder, revivendo temas da história antiga com ordem e solenidade.

III - O Impressionismo rompe com a tradição técnica e artística, representando sensações visuais imediatas por meio da cor e da luz, tendo como objetivo apresentar a percepção sensorial inicialmente observada.

IV - O Pós-Impressionismo abandona as concepções do período anterior, resgatando a pintura acadêmica.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas

ID
559942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Arte pode estar imersa na realidade, como expressaram Delacroix e Courbert. Pode, também, ser modo de fuga, conforme as obras de Rousseau e Miró. As expressões artísticas desses expoentes da História da Arte referem-se, respectivamente, aos seguintes movimentos artísticos:

Alternativas

ID
559948
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O início do século XX teve como marca o surgimento de movimentos vanguardistas como Fauvismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, dentre outros. Nesse contexto, analise suas características a seguir.

I - O Fauvismo, com suas formas distorcidas, exageradas e de cores impactantes, dominou a Arte alemã.

II - O Cubismo preocupava-se com a simultaneidade e a fragmentação da forma.

III - O Dadaísmo buscava subverter a autoridade e cultivar o absurdo.

IV - O Surrealismo apresentava, como temática, o movimento e a tecnologia.

São corretas APENAS as características

Alternativas
Comentários
  • Fauvismo (ou Fovismo) foi um movimento artístico heterogêneo associado à pintura e teve sua origem na França no início do século XX. Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907.Os artistas deste movimento não se preocupavam com os aspectos da composição na pintura, mas sim com as qualidades expressivas que a interpretação pessoal poderia causar.

    O Cubismo preocupava-se com a simultaneidade e a fragmentação da forma.Correto

    O Dadaísmo buscava subverter a autoridade e cultivar o absurdo.Correto.

    O Surrealismo teve como precedente indispensável o Dadaísmo e a pintura metafísica de Giorgio de Chirico (1888-1978).No manifesto, os princípios surrealistas são apresentados, entre eles a isenção da lógica e a adoração de uma realidade superior, chamada "maravilhosa". Em defesa do pensamento livre e da expressividade espontânea os artistas, muitas vezes, eram inspirados em teorias da psicanálise para criarão de uma "realidade paralela" e cenas irreais para valorização do inconsciente.


ID
559960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Arte Brasileira sempre teve como representação poética a arquitetura eclética, a escultura e a pintura neoclássica até o momento do rompimento com o academicismo no Brasil. No início do século XX, um evento artístico de vanguarda desponta no cenário artístico, principalmente nas Artes Plásticas. Trata-se da(o)

Alternativas
Comentários
  • A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo em 1922. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. GABARITO: LETRA D. 


ID
559966
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

São monumentos religiosos representantes da Arte Sacra em Salvador, tanto pela expressividade histórico-cultural, quanto pela qualidade estética, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Consoante às inovações trazidas pelo Pacote Anticrime, o prazo para conclusão do inquérito policial poderá ser prorrogado por até 15 dias mediante decisão judicial.

  • Sentinela do Norte -O STF deferiu liminar na ADI 6298 para suspender a eficácia deste e de outros dispositivos incluídos pela Lei 13.964/19. Assim, por ora, esta previsão de prorrogação no caso de indiciado preso ainda não está em vigor.

  • Sentinela do Norte -O STF deferiu liminar na ADI 6298 para suspender a eficácia deste e de outros dispositivos incluídos pela Lei 13.964/19. Assim, por ora, esta previsão de prorrogação no caso de indiciado preso ainda não está em vigor.


ID
1795639
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é considerado pela crítica brasileira como o maior nome da arte colonial do país. Suas obras possuem um estilo que se relaciona ao Barroco e ao Rococó e foram todas realizadas no estado de Minas Gerais. Assinale a alternativa que apresenta as características marcantes do estilo desse artista.

Alternativas
Comentários
  • Pra fazer a questão é necessário fazer uma análise das obras do Aleijadinho


ID
1795642
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A arquitetura na III Dinastia da civilização do Antigo Egito é marcada pela transição do adobe cozido para a pedra possibilitando assim a monumentalidade e a efetivação da noção de eternidade vinculada ao faraó. Temos nessa época Imhotep como o primeiro arquiteto/construtor/escultor a ficar registrado, sendo também o primeiro a aplicar a pedra talhada com objetivos funcionais e expressivos. Sua primeira obra foi encomendada pelo Faraó Djoser e era constituída por mastabas empilhadas de forma a sugerir uma ascensão ao céu.

A obra egípcia de Imhotep a que se refere o texto acima é um(a).


Alternativas

ID
1795651
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Surgida no final da década de 1960, essa forma de expressão artística utiliza a natureza e trabalha o ambiente de forma a integrá-lo à obra. Essas obras possuem grandes dimensões e podem ser observadas apenas no local em que foram realizadas, não podendo, portanto, ser expostas em museus e galerias, a não ser por meio de fotografias e filmagens.

O texto acima refere-se.

Alternativas

ID
1795654
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O fazer artístico criado por Marcel Duchamp no início do século XX que, posteriormente, vem influenciar a arte contemporânea recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  •  Marcel Duchamp foi um pintor, escultor e poeta francês e inventor dos ready made, que é um termo para designar um tipo de objeto que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em museus e galerias. GABARITO: LETRA D.


ID
2014588
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A professora de Artes Plásticas, na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) da Secretaria Municipal de Educa- ção (SME) do Rio de Janeiro, está preparando uma aula para sua turma de 6º ano cujo tema é o Renascimento. Para atingir o objetivo de leitura imagética e apreciação estética proposto pelas Orientações Curriculares de Artes Visuais, está buscando imagens dos principais artistas deste período: Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelângelo e Rafael Sanzio.

A alternativa que ilustra as imagens escolhidas pela professora, nesta ordem apresentada, é:

Alternativas

ID
2014594
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Strickland (2014) se refere a diversos movimentos artísticos, nas citações:

I- “A composição se tornou oblíqua, com um vazio no centro e as figuras concentradas – frequentemente cortadas – junto à moldura. Era como se o caos mundial e a perda da fé unificadora se refletissem na pintura, tirando-lhe o equilíbrio e a nitidez.” (p.52)

II- “Marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença (...) se separou radicalmente da tradição, rejeitando a perspectiva, a composição equilibrada, as figuras idealizadas (...) representavam sensações visuais imediatas (...).” (p.104)

III- “Sua principal estratégia era denunciar e escandalizar (...) os oradores lançavam insultos à plateia, dançarinos com trajes absurdos adejavam pelo palco enquanto uma menina de vestido de primeira comunhão recitava poemas obscenos (...) queriam acordar a imaginação”. (p.156)

Essas afirmativas se referem, respectivamente, aos movimentos:

Alternativas

ID
2014600
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Leia as assertivas abaixo:

I- Sua técnica original de cutiladas nas pinceladas o tornaram o pioneiro da angustiada arte do século XX. Foi pintor de Carlos IV da Espanha. Utilizou a arte como protesto social. Um de seus quadros O Três de Maio de 1808 mostra as execuções, em represália a uma revolta contra o exército francês.

II- Pintor da paixão. Foi um dos líderes do movimento romântico, escolheu temas da literatura ou eventos comoventes. Em 1827 pintou A Morte de Sardanapalo onde retrata o assassinato das concubinas de um imperador.

III- Considerado o pai do movimento realista. Em sua obra Interior do Meu Ateliê retrata dois mundos: o mundo real e o mundo da arte e sua posição de pivô em meio a eles.

IV- Destacou os retratos de camponeses. Ele dá dignidade a estes personagens. Sua obra apresenta trabalhadores rurais arando, colhendo. Um de seus quadros mais conhecidos é O Semeador de 1850

As assertivas se referem, respectivamente, aos pintores:

Alternativas

ID
2014606
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Aleijadinho” (Antonio Francisco Lisboa – 1738-1814) é uma das figuras centrais da arte colonial e do barroco brasileiro. A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é:

Alternativas
Comentários
  • No Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, que fica no alto de uma colina, o mestre Aleijadinho esculpiu em pedra sabão as famosas imagens de doze profetas em tamanho real.  Outro atrativo são as seis capelas que compõem o Jardim de Passos em frente à Basílica, representando a Via Sacra com belíssimas imagens em cedro feitas também por Aleijadinho.

  • Sim, era em pedra sabão

ID
2014612
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A obra Les Demoiselles d’Avignon (1907) é considerada um grande marco na história da pintura. Além de apresentar grande influência da arte africana, mostra, também, o rompimento (destruição) da harmonia e forma clássica das figuras e a decomposição da realidade. Seu autor é:

Alternativas
Comentários
  • Les Demoiselles d'Avignon” é um quadro do pintor espanhol Pablo Picasso feito em 1907. A obra se tornou uma das obras responsáveis por revolucionar a história da arte, formando a base para o cubismo e a pintura abstrata. GABARITO: LETRA C.


ID
2014615
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Leia os seguintes tópicos:

I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX.

II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural.

III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares.

As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:

Alternativas

ID
2014624
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Uma avó agradece a Deus pelo progressivo branqueamento de sua família; a obra é uma alegoria do desejo de purificação racial difundido à época da liberação dos estigmas vinculados às condições sociais do negro”. (Conduru, 2007, p.53)

O autor citado apresenta em sua pesquisa um relevante estudo sobre as representações da negritude na pintura ao longo dos tempos. A citação acima se refere à seguinte obra:

Alternativas

ID
2014633
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A partir dos períodos culturais Arcaico, Clássico e Helênico, a arquitetura na Antiguidade Grega se expressou em três ordens de criação que são classificadas como estilo:

Alternativas
Comentários
  • As três ordens de criação na Antiguidade Grega podem ser definidas em  três estilos arquitetônicos, sendo eles: Coríntio: rico em detalhes; Dórico: simples e maciço, representa o masculino e Jônico: luxuoso, representa o feminino. GABARITO: LETRA A. 


ID
2014636
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um grande marco na história da arte brasileira. Trata-se da primeira grande manifestação artística e cultural que buscou romper com a tradição e revelar novas vertentes da estética moderna. A alternativa que contém o nome do grupo de artistas que participou deste evento, no Teatro Municipal de São de Paulo, é:

Alternativas
Comentários
  • Então quer dizer que a Tarsila não participou? Sem acreditar que esta grande pintora modernista não esteve presente na semana de arte moderna, fui conferir na internet: Na ocasião da Semana de Arte Moderna, Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro, se encontrava em Paris e, por esse motivo, não participou do evento. Muitos dos idealizadores do evento eram quatrocentões.

ID
2014639
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“O real não é a forma externa (...) mas a essência das coisas”. Este pensamento é atribuído a um dos maiores escultores do século XX. Ele eliminou os detalhes quase até o ponto de desaparecerem totalmente. Ele retirou seus temas da natureza e os reduziu em termos de formas básicas e universais: ovo, seixo rolado, folha de grama. Esta assertiva se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Constantin Brancusi nasceu em Hobitza, Romênia em 1876 e sua escultura teve imensa importància para a escultura e a arte em geral do século XX. Suas esculturas, simples e ao mesmo tempo grandiosas, evocam a liberdade e a força.

    Em sua excentricidade, Brancusi em 1904, caminhou de sua terra natal, Romênia, até Paris. Essa aventura fez o artista ficar famoso no meio artístico dos dois países. Alguns anos mais tarde, ficou mais famoso ainda quando moveu um processo contra a alfàndega dos Estados Unidos que quis taxar uma de suas esculturas de bronze. Os agentes alfandegários consideraram a obra de arte do escultor como simplesmente matéria prima, o que estaria, portanto, sujeito a taxação.

    A obra O beijo, feita em 1907, mostras dois amantes entrelaçados num beijo apaixonado. O poder dessa obra está na massa da pedra de onde emergem as formas em esboço. As esculturas de Brancusi eram reduzidas ao básico e abstrato mas com imensa vitalidade. O artista não utilizava qualquer tipo de decoração para enfeitar a superfície de seus trabalhos.


ID
2014642
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Leia os tópicos abaixo:

I- Foi o primeiro a abandonar toda e qualquer referência à realidade reconhecível. Seus quadros eram compostos por manchas coloridas. Para ele, a cor podia despertar a emoção independente do conteúdo.

II- Baseou sua técnica na investigação de sua própria neurose. Buscava representar suas alucinações com meticuloso realismo. Um de seus trabalhos mais famosos é o quadro A Persistência da Memória.

III- Transmitiu sua “energia tornada visível” em suas telas abstratas do tamanho de murais que incorporavam seu estado psíquico no momento da criação. Sua técnica consistia em arremessar tintas num rolo de tela crua espalhado no chão do celeiro. IV- Buscava seus temas nas prateleiras de supermercados, nas manchetes de jornais e tabloides. Realizou retratos de celebridades, assim como latas de sopas e garrafas de refrigerantes.

Os artistas referidos são, respectivamente:

Alternativas

ID
2014648
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Hélio Oiticica (1937–1980) é considerado um dos maiores artistas da história da arte brasileira. Suas obras permitem uma ampla discussão sobre os aspectos subjetivos da arte. Dentre as principais obras, criadas ao longo de sua carreira, pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Bichos - Lygia Clarck

    Parangolé, Metaesquemas, Penetraveis e Bólides - Helio


ID
2014654
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Leia as assertivas abaixo:

I- Para ele, a obra não deveria estar no mercado de arte, nem nos museus ou galerias: o lugar de uma obra de arte é no próprio meio, tornando-se mensagem de protesto. De acordo com seu ponto de vista, as questões estéticas não se separam das questões políticas e sociais. Um trabalho que reflete sua proposta foi a pergunta “Quem matou Herzog?” que ele carimbou em diversas notas de um cruzeiro, fazendo circular sua arte e seu pensamento em todas as pessoas e classes sociais.

II- Na abertura do XIX Salão Nacional de Arte Moderna, ele desceu nu as escadarias. A proposta deste ato performativo era questionar os juízos de avaliação de uma obra de arte pelos júris dos salões. Em seu cotidiano, trabalhava com jornais buscando notícias e imagens nas quais pudesse interferir com seu pensamento crítico e imaginação criadora.

As assertivas se referem, respectivamente, aos artistas:

Alternativas

ID
2014663
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Floresceu entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial e se opôs à esterilidade da era industrial. É um estilo ornamental utilizado em arquitetura, decoração, joalheria, ilustração etc., que se caracteriza pelo uso de linhas longas, ondulantes e assimétricas, muitas vezes apresentando elementos que lembram formas da natureza como folhas, flores que contrapunham à aparência dos objetos fabricados por máquinas. Antonio Gaudi utilizou na arquitetura. Louis Tiffany criou vitrais florais, paisagísticos e uma série de inovadoras obras em vidro. Essa descrição se refere ao estilo:

Alternativas
Comentários
  • Art nouveau é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas, considerada como o início da arte aplicada à indústria, que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1920. GABARITO: LETRA C.


ID
2014666
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Após a Semana de Arte Moderna foi formado, em São Paulo, o Grupo dos Cinco. Um grupo marcado pela sintonia de pensamentos que ampliou a compreensão do fenômeno moderno. Os artistas que integraram este grupo foram:

Alternativas
Comentários
  • O Grupo dos Cinco foi o conjunto de artistas que liderou a Semana de Arte Moderna no Brasil formado pelas pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, e pelos escritores Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.

    A foi uma manifestação artística muito importante para a história cultural brasileira. Realizada entre os dias 11 e 18 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo, ela deu o pontapé para o fortalecimento do modernismo brasileiro.

    Grandes mudanças culturais sucederam após a realização desse evento, que aconteceu em meio a um período turbulento para os brasileiros em diversos aspectos.


ID
2014669
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Strickland (2014, p.106) destaca uma relação de pinturas que foram marcos na história da arte. Segundo a autora: “alteram o curso da arte ocidental, assinalando uma profunda mudança de um estilo ao seguinte. Essas obras seminais não só deslancharam uma revolução na forma como os pintores viam a arte, como também mudaram o modo de as pessoas pensarem o mundo”. Dentre estas obras ela cita: Conversão de Paulo, Juramento dos Horácios, Almoço sobre a Relva e Número 1.

A alternativa que corresponde aos pintores que as criaram é

Alternativas

ID
2014672
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro passou por um grande processo de urbanização. Foi construída a Avenida Central e diversos prédios inspirados em Paris/França. Um destes prédios foi o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado em 1909. Um passeio por esta casa nos revela uma verdadeira joia da história da arte no Brasil. O pintor responsável pelo conjunto artístico de pinturas: o pano de boca, o friso para o proscênio, o teto da cúpula e do foyer foi:

Alternativas

ID
2014675
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No período Neolítico, começaram a surgir os Megalíticos, construções monumentais erguidas com enormes pedras. As formas básicas desta estrutura são:

Alternativas

ID
2162416
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Assinale a opção que descreve corretamente o impacto da Missão Artística Francesa, de 1816, na arte brasileira.

Alternativas
Comentários
  • A Missão artística francesa, de 1816, marcou o declínio da estética barroca e a consolidação do neoclassicismo ou arte acadêmica. Jean Baptiste Debret foi um dos nomes mais importantes, tendo sido um pintor francês que lecionou posteriormente na Academia de Belas Artes. Publicou mais de 200 aquarelas sobre o Primeiro Reinado, documentando aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira. Outros nomes importantes foram Nicolas-Antoine Taunay e Grandjean de Montigny.


ID
2181760
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre o termo Gótico, NÃO é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • pergunta bosta

     


ID
2181766
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O estilo Barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa.
Pode-se considerar que a temática predominante do Barroco brasileiro e a alcunha de seu escultor mais famoso são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO: O escultor mais famoso no Barroco foi, sem dúvidas, o Aleijadinho. Tal artista ficou famoso por esculpir a arte sacra, ou seja, toda sua produção artística foi destinada ao culto sagrado.

    Resposta: A

  • O escultor mais famoso no Barroco foi, sem dúvidas, o Aleijadinho. Tal artista ficou famoso por esculpir a arte sacra, ou seja, toda sua produção artística foi destinada ao culto sagrado.

    Resposta: A

  • A arte sacra representa uma forma de manifestação artística que está intimamente relacionada com a religiosidade e o sagrado, sendo a manifestação mais famosa do Barroco no Brasil. E Aleijadinho foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial, considerado o maior representante do barroco, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas. GABARITO: LETRA A.


ID
2181769
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A produção artística designada genericamente de Barroco está historicamente associada à Contrarreforma, um movimento de iniciativa da Igreja Católica em reação à Reforma Protestante. Considerando a imagem um elemento estratégico neste contexto, é correto dizer que a Contrarreforma

Alternativas

ID
2181772
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A obra, de autoria de um artista Neoclássico, que retrata um personagem da Revolução Francesa como mártir é

Alternativas
Comentários
  • Marat assassinado” ou  “A morte de Marat” é uma tela de Jacques-Louis David pintada em 1793. A pintura mostra Jean-Paul Marat, revolucionário francês, assassinado em casa em 13 de julho por Charlotte Corday. GABARITO: LETRA C.


ID
2181775
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em ensaio intitulado “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, (1996), o crítico de arte Rodrigo Naves aponta a influência do ideário neoclássico no período de formação da obra de Debret.
Quando o artista chega ao Brasil, contudo, se vê em uma situação política muito diversa da que viveu na França, a começar por uma diferença fundamental, assim descrita por Naves: “decididamente, a existência da escravidão impedia de vez qualquer tentativa de transpor com verdade a forma neoclássica para o Brasil”.
A partir desta impossibilidade, a escolha de Debret quanto à forma e às dinâmicas sociais do Brasil da época foi

Alternativas

ID
2181787
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A viagem feita pelos Modernistas Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, entre outros, a Minas Gerais em 1924 foi sugestivamente intitulada “Viagem de descoberta do Brasil”. Um dos principais objetivos da viagem foi

Alternativas

ID
2181808
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre o Impressionismo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2186521
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

As civilizações pré-históricas existiram em todo mundo. As pinturas, esculturas e artefatos deixados por estas, são o testemunho de suas presenças. Os registros de arte mais antigos no Brasil foram encontrados em Piauí, Minas Gerais, Santa Catarina e no Pará. Há vestígios de culturas amazônicas – entre as mais conhecidas estão a Arte Marajoara e Tapajônica –, com alto grau de desenvolvimento na fabricação e na decoração de artefatos de cerâmica (GARCEZ, OLIVEIRA, 2004). Os artefatos que correspondem à Arte Marajoara são:

Alternativas

ID
2186524
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814) foi um dos legítimos representantes do barroco brasileiro. Os Doze Profetas, é um conjunto de esculturas em pedra sabão (entre 1794 e 1804) localizadas no município de Congonhas do Campo, em Minas Gerais. O barroco produzido por Aleijadinho tem “características próprias” e seu trabalho apresenta “uma feição particular”. (GARCEZ, OLIVEIRA, 2004, p. 54). Desse modo, quais as características que correspondem à obra dos Doze Profetas?

Alternativas

ID
2186530
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Lasar Segall (1891-1957) e Anita Malfatti no início de século XX tiveram contato com a arte inovadora que estava em voga na Europa. Segall ao chegar ao Brasil realizou uma exposição em 1913 e não provocou polêmicas por ser estrangeiro, mas a exposição de 1913 de Anita Malfatti (1896-1964), pintora brasileira e, a sua exposição mais famosa de 1917, provocou o artigo com o título: “Paranóia ou mistificação?”, de Monteiro Lobato, criticando suas obras. Lassar Segall e Anita Malfatti foram os precursores da arte moderna no Brasil. Depois dessas exposições, estes dois artistas, juntamente com outros artistas mais inovadores e solidários, resolveram se reunir em torno da realização de uma mostra coletiva, que apresentasse a sociedade brasileira, o que havia de mais moderno em termos de arte, isso resultou na Semana de Arte Moderna de 1922 (PREOENÇA, 2005). Dentre os artistas a seguir, quem não participou da Semana de Arte Moderna de 1922:

Alternativas

ID
2186533
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O pintor brasileiro Cândido Portinari (1903-1962) tornou-se famoso por seu estilo expressionista, no qual usava a técnica da exageração, seguindo esse fundamento representou corpos sugerindo pouco volume, esqueléticos, ou ao contrário, figuras com partes volumosas, como os pés enormes e exagerados. Um dos seus trabalhos mais famosos na forma de mural, o Café (130 cm x 195 cm) foi exposto no pavilhão brasileiro da Feira Mundial de Nova York e encontra-se no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. A obra tem uma característica que tem plena relação do homem com a terra e que se destaca em todo o mural:

Alternativas

ID
2186542
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nas primeiras décadas do século XX, o movimento modernista brasileiro revelou várias tendências estéticas, influenciadas pela arte europeia. Dentre os artistas brasileiros mais representativos, um dos pintores paraenses foi ligado ao surrealismo, “movimento que busca sua temática no inconsciente, nos sonhos, nos delírios. [...] sobressai a presença da imaginação criativa”. Esse artista foi o paraense:

Alternativas

ID
2186545
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) revolucionou a História das Artes visuais ao romper com padrões convencionais de representação da forma. A obra Guernica (1937, Museu do Prado, Madri) é considerada uma das obras mais importantes do século XX e representa a perplexidade do artista diante do bombardeio da cidade espanhola de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola. A opção que corresponde à descrição de uma característica da obra Guernica é:

Alternativas

ID
2294833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O artista plástico Andy Warhol, que nasceu em Pittsburgh em 1928 e morreu em Nova Iorque em 1987, foi um dos iniciadores e expoentes da Pop Art.

Acerca desse artista, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2325649
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O ramo da História da Arte que estuda as questões relativas aos temas ou às mensagens das obras de arte em contraposição à sua forma, descrevendo e classificando as imagens, intitula-se:

Alternativas
Comentários
  • A iconografia é uma forma de linguagem visual que usa imagens para representar algum tema. A iconografia estuda a origem das imagens, e como elas são expostas e formadas. GABARITO: LETRA A. 


ID
2325661
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Antes mesmo da invenção do tecido, o ser humano produzia pinturas sobre a própria pele. No século VI e V antes de Cristo, surgiram as primeiras técnicas de estamparia, utilizando substâncias ácidas e corantes naturais. Desde então, nunca mais a estamparia deixou de evoluir.

No que se refere a processos de estamparia em tecidos feitos a partir de processos artesanais e manuais, destacam-se os seguintes:

Alternativas

ID
2325667
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Na análise de uma obra de arte, é comum levarmos em conta questões como, por exemplo, Virtuosismo, poder de criação, intensidade de sentimentos, estilo de mestre, integridade artística, originalidade de visão e profundo senso de valores humanos. Esses elementos são encontrados em pinturas, tais como:  

I. Escola de Atenas de Rafael.

II. A Descida da Cruz de Rubens.

III. A Ronda da Noite de Rembrandt.

IV. Enterro em Ornans de Courbet.

V. O Jardim das Delícias Terrenas de Bosch.

Dentre essas obras, aquelas que pertencem ao Barroco estão nas alternativas:  

Alternativas

ID
2577316
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No Espírito Santo, os jesuítas iniciaram sua atividade missionária em 1551, a partir da, então, Vila de Vitória, por meio de aldeamentos. Analise as afirmativas a seguir sobre os aldeamentos. É INCORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
2597716
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Qual o período artístico surgido na Europa antes da Primeira Guerra Mundial que exibia obras caracterizadas pelas cores fortes e pinceladas destemidas?

Alternativas
Comentários
  • A) O Classicismo é a constituição artística durante o período do Renascimento. Surgido na Europa, entre os séculos XIV e XVI, a era classicista visava criar uma nova concepção de mundo e do homem.

    B) Minimalismo é reduzir os excessos e viver com aquilo que é apenas essencial. ... Apesar dessa diferença no conceito, o minimalismo na decoração e na arquitetura tem tudo a ver com a busca por um estilo de vida mais simples e menos consumista.

    C) O Fauvismo (ou Fovismo) foi um movimento artístico heterogêneo associado à pintura e teve sua origem na França no início do século XX.

    D) O futurismo é um dos movimentos artísticos de vanguarda ocorridos na Europa do início do século XX. ... Assim, o movimento é conhecido pelo seu radicalismo ao propor a “destruição do passado”. São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente.


ID
2657560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.

A respeito desse assunto, julgue o próximo item.


O estilo Barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XV.

Alternativas
Comentários
  • O Barroco se iniciou no país no século XVI, mais precisamente em 1601 com a publicação da obra Prosopopeia. Contudo, seu auge foi entre os séculos XVII e XVIII, visto que se deu início ao movimentos na arte também.

    Resposta: E

  • O Barroco se iniciou no país no século XVI, mais precisamente em 1601 com a publicação da obra Prosopopeia. Contudo, seu auge foi entre os séculos XVII e XVIII, visto que se deu início ao movimentos na arte também.

    Resposta: Errado

  • Surgiu no século XV, e não se desenvolveu plenamente, como fala o enunciado.


ID
2657614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.

Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.


A Semana de Arte Moderna de 1922 significou a atualização da arte e cultura brasileiras em relação às vanguardas artísticas, como o expressionismo, o dadaísmo, o futurismo e o surrealismo, assim como a questões nacionais de caráter cultural e identitário.

Alternativas

ID
2657617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.

Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.


Um acontecimento efetivado pela Semana de Arte Moderna foi o deslocamento da capital cultural brasileira da cidade do Rio de Janeiro para a cidade de São Paulo.

Alternativas

ID
2657620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.

Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.


Nas obras de Tarsila do Amaral, o nativismo e o regionalismo são marcados pela redução cromática e pela influência do expressionismo alemão.

Alternativas

ID
2657623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia em um ponto: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa intelligentsia, queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.

Sarampo antropofágico. In: Folha de S.Paulo, 15/5/1978 (com adaptações).

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.


Esse evento representa um raro momento de consenso por parte da crítica de arte no Brasil, que, à época, recebeu-o com ampla aceitação, considerando-o um símbolo da ruptura com todo o academicismo.

Alternativas

ID
2657626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


Haroldo de Campos foi um dos artistas signatários do Manifesto Neoconcreto em 1959.

Alternativas
Comentários
  • Haroldo de Campos foi um poeta e tradutor brasileiro, nascido em São Paulo.

    Em 1956 inaugurou o Movimento Concretista.

    A questão erra quando fala que foi em 1959 e que inaugurou o Manifesto Neoconcreto.


ID
2657629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


Embora fossem defensores de um experimentalismo subjetivo, os artistas neoconcretos realizaram obras de arte geométricas.

Alternativas

ID
2657632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


O chamado rompimento neoconcreto foi marcado por divergências entre vertentes do concretismo representadas por artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Alternativas

ID
2657635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


Entre as características da arte neoconcreta, destacam-se a importância da relação entre a obra e o público e a exploração do expressivo com foco no sensorial e no subjetivo.

Alternativas

ID
2657638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


A influência de correntes abstracionistas como as de Bauhaus e do grupo De Stijl é um ponto comum aos movimentos concreto e neoconcreto.

Alternativas

ID
2657641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.


O Manifesto Neoconcreto propunha a criação de uma arte figurativa em oposição ao caráter não figurativo do grupo concreto.

Alternativas

ID
2864887
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à história da arte e à leitura de imagem.


Entre os estudos da Gestalt, incluem‐se os princípios da organização perceptiva, isto é, o processo da configuração de um todo a partir das partes.

Alternativas

ID
2917963
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A primeira grande inovação da pintura pré-renascentista é o processo de pintar a óleo. Os pintores do passado haviam usado apenas as técnicas do afresco, da têmpera e da encáustica. A invenção da tinta a óleo é atribuída a

Alternativas
Comentários
  • A pintura a óleo é considerada a técnica mais tradicional de pintura. É uma técnica artística que consiste no uso de tintas à base de óleo, sendo aplicadas em superfícies de madeira ou tela de algodão cru, além de outros materiais que basicamente utilizam-se pincéis ou espátulas para sua aplicação. Grande parte das referências, acerca da história da arte, indicam que esta técnica de pintura surgiu na Europa no século XV e foi atribuída aos irmãos Van Eyck. GABARITO: LETRA B.


ID
2917978
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Antes da chegada da Missão Francesa no Brasil, em 1816, os missionários católicos eram os responsáveis pela orientação artística no Brasil, e consideravam a arte

Alternativas

ID
3276358
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em relação à função dos grafismos rupestres, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Possuem uma função mágico-religiosa, na medida em que registram o mundo simbólico e os ritos das populações que as produziram.
( ) Possuem uma função estética, uma vez que são expressões da imaginação humana e de sua capacidade criativa.
( ) Possuem uma função comunicativa, pois têm a propriedade de transmitir mensagens e narrar histórias.

afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas

ID
3276361
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Obedecendo às linhas gerais do estilo, a arquitetura religiosa barroca em Minas Gerais se caracterizou

Alternativas

ID
3276370
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

46 Relacione os elementos de ornamentação presentes no barroco brasileiro às suas respectivas definições.

1. Talha
2. Dossel
3. Voluta
4. Concha

( ) Trabalho ornamental, em alto ou baixo-relevo, feito na madeira, podendo designar, por extensão, o conjunto desse tipo de obra em uma igreja, região ou autor.
( ) Ornato enrolado em forma de espiral, talhado em madeira ou esculpido em pedra, usado na decoração das igrejas.
( ) Armação saliente, trabalhada em madeira, com bordas franjadas, que se coloca como enfeite, encimando um altar ou retábulo.
( ) Elemento ornamental de portadas, arcos-cruzeiros, retábulos, painéis de pinturas, de igrejas, geralmente composto de forma assimétrica.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas

ID
3276376
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O racionalismo é uma tendência introduzida na Europa, no início do século XX, de crítica ao romantismo e à Art Nouveau. A arquitetura racionalista (ou funcionalista) elabora formas que devem corresponder à função para a qual o edifício ou o objeto são destinados, de acordo com as técnicas construtivas mais idôneas, de modo a depurar a forma de aparatos decorativos.

Assinale a opção que exemplifica corretamente essa perspectiva.

Alternativas

ID
3705859
Banca
IESES
Órgão
TJ-PB
Ano
2013
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O nordestino Francisco Brennand, pernambucano de 86 anos, é um dos mais importantes e premiados escultores do Brasil e considerado pela Folha de São Paulo como “um dos maiores escultores vivos do país”. E Brennand não para de produzir. A antiga fábrica de tijolos e telhas, herdada de seu pai, foi transformada em local de trabalho ao ar livre e se tornou um museu vivo. Lugar único no mundo, a Oficina Brennand em Recife constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade. A presença do artista num trabalho contínuo de criação confere à Oficina um caráter inusitado, identificando-a como uma instituição intrinsecamente viva e com uma dinâmica que torna imprevisíveis os rumos da arquitetura e da obra. A “vida” é o principal tema das obras de Brennand. Com relação ao artista, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3811540
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Os menires da região da Bretanha francesa evidenciam como o homem pré-histórico dominava materiais de nylon.

Alternativas

ID
3811543
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

As mastabas são edificações com função funerária, desenvolvidas no Egito Antigo, em paralelo ao ciclo das grandes pirâmides.

Alternativas

ID
3811546
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Livro dos Mortos integra-se às principais referências para se conhecer os rituais fúnebres dos egípcios na Antiguidade.

Alternativas

ID
3811555
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O zigurat é uma estrutura em degraus, existente nas cidades sumérias, para controle do gado nas pastagens.

Alternativas

ID
3811561
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Partenon (448-432 a.C.) constitui um belo exemplar da arquitetura barroca.

Alternativas

ID
3811570
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A abside é um espaço arquitetônico presente na basílica romana, só consolidada como ponto focal do percurso na basílica paleocristã.

Alternativas

ID
3811579
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Para a maioria dos historiadores, o gótico nasceu na reconstrução da abside da igreja de Saint‑Denis, orientada pelo abade Suger, entre 1137 e 1144, nos arredores de Paris.

Alternativas

ID
3811585
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Um dos traços da cultura humanista, que influenciaram a arte do século XIV, foi a valorização do humano e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural medievais.

Alternativas

ID
3811588
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Uma das grandes inovações da pintura flamenga, no início da Era Moderna, é o uso de pigmentos misturados com óleo que permite aumentar a escala de tons (claro-escuro) e a aplicação de camadas finíssimas de tinta (veladuras).

Alternativas

ID
3811600
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A pintura de Caravaggio (1571-1610) introduz cenários teatrais e gestos coreográficos, aumenta a dramaticidade das expressões pelos contrastes de claro-escuro e dá um tratamento mais realista aos temas bíblicos sob uma visão menos otimista.

Alternativas

ID
3811606
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

As consequências das disposições do Concílio de Trento (1545-63), no campo artístico, encontram sua tradução mais eloquente no Plano de Reforma de Roma de Sixto V (1585).

Alternativas

ID
3811609
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Uma das características da escultura rococó é a adoção de um cânone da figura humana, com corpos alongados, silhuetas complexas, gestos graciosos e leves, em cenas associadas ao amor galante.

Alternativas

ID
3811612
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A tela "O Balanço", de Fragonard (1767), contém alguns dos valores mais comuns da pintura rococó: teatralidade, ludicidade, melancolia e frivolidade.

Alternativas

ID
3811615
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Academia de Belas Artes de Paris, ao longo do século XIX, se caracterizou pela total ausência de regras, estimulando a expressão de uma estética livre de convenções e a experimentação artística de novas técnicas para escultura e pintura.

Alternativas

ID
3811618
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Aescultura neoclássica, assim como a pintura e a arquitetura, estava subjugada pela autoridade atribuída à escultura da Antiguidade Clássica e pelos valores de composição, de proporção e de equilíbrio das figuras greco-romanas.

Alternativas

ID
3811621
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O quadro "Os Fuzilamentos do 3 de Maio" (1808), de Francisco Goya, pintado entre 1814 e 1815, representa um dos melhores exemplos de arte barroca.

Alternativas

ID
3811624
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Caspar David Freidrich é um dos melhores exemplos de artista romântico do norte da Europa, autor de telas como "O Oceano Polar", pintada em 1824.

Alternativas

ID
3811630
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Auguste Rodin, considerado o pai da escultura moderna, foi, principalmente, um modelador, pois preferia trabalhar com cera e argila do que esculpir em pedra.

Alternativas
Comentários
  • como?


ID
3811633
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

As cenas de lazer da classe burguesa estavam entre os temas preferidos dos pintores impressionistas.

Alternativas

ID
3811636
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

James Whistler foi um dos primeiros pintores norte-americanos seguidores de Edouard Manet e dos artistas impressionistas.

Alternativas

ID
3811639
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Paul Cézanne (1839-1906) foi o principal expoente da pintura do Romantismo, discutindo, nas suas telas, temas da realidade não aparente e conteúdos espirituais.

Alternativas

ID
5239666
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guarujá do Sul - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Não é uma das características da arte contemporânea:

Alternativas

ID
5249749
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O período helenístico da arte grega foi de grande profusão nas produções das técnicas de escultura e possuía um princípio canônico desenvolvido por Policleto, tal princípio se preocupava principalmente com:

Alternativas

ID
5249761
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Renascimento ganhou esse nome devido a restauração dos grandes ideais desenvolvidos na antiguidade clássica; sendo então o pensamento e espírito encontrado no medieval substituído por valores:

Alternativas

ID
5256931
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

É incorreto afirmar sobre o Barroco:

Alternativas

ID
5256967
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

É incorreto afirmar sobre Arte Contemporânea:

Alternativas

ID
5258293
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Brejetuba - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Durante a Pré-História, os seres humanos retratavam, nas paredes das rochas e abrigos, cenas da vida cotidiana, bem como expressões simbólicas difíceis de serem decifradas. Sobre esse assunto, qual é o nome dado a essa manifestação artística?

Alternativas

ID
5258296
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Brejetuba - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“O __________ é um estilo de pintura que foi desenvolvido no início do século XX. As pinturas mostram vários ângulos de um objeto ao mesmo tempo. Dois artistas principais, Pablo Picasso e Georges Braque, desenvolveram a técnica. Eles acreditavam que os pintores __________ apenas apresentar pontos de vista realistas de seus temas. Suas obras mostram as diferentes partes de pessoas e objetos, em diferentes planos.”
Fonte (adaptada): www.escola.britannica.com.br
A partir do texto acima, marque a alternativa que completa as lacunas corretamente.

Alternativas

ID
5309395
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Quando o Brasil começou a ser colonizado pelos europeus, a maior parte da população indígena foi morta e grande parte de sua arte e cultura foi perdida. Mesmo assim, parte da Arte indígena pode ser encontrada principalmente na região amazônica. Entre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta apenas formas de arte feitas pelos índios brasileiros.

Alternativas

ID
5309413
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Cordelista paraibano, nascido em Pombal, é considerado o patrono da Literatura Popular em Verso. De enorme talento, costumava fazer, em suas obras, crônicas a respeito dos costumes da sociedade e da política sem esquecer-se de utilizar os seus cordéis para criar ficção. Para Carlos Drummond de Andrade, ele foi o “Rei da Poesia do Sertão e do Brasil” e Câmara Cascudo considerou-o como o mais lido entre os escritores populares. Entre as suas criações, alguns destaques são: O cachorro dos mortos, O cavalo que defecava, A Vida de Pedro Cem dinheiro, O soldado Jogador e outras.

Assinale a alternativa que identifica o autor a que o texto acima se refere.

Alternativas

ID
5313037
Banca
Prefeitura de Xanxerê - SC
Órgão
Prefeitura de Xanxerê - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Foi um dos maiores representantes da arte renascentista e, sem dúvida, sua maior obra foi a pintura da abóboda da Capela Sistina, na Catedral de São Pedro, em Roma, com destaque para A criação de Adão. Trata-se de:

Alternativas

ID
5371468
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Inaugurado em Paris, em 1907, o movimento artístico denominado ______________ surgiu como uma reação ao impressionismo e ao seu modo de retratar os objetos. Além disso, estabeleceu as bases para o desenvolvimento das artes plásticas no século XX.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna anterior.

Alternativas

ID
5431051
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O Cubismo foi um movimento artístico que ocorreu no início do século XX. Ele foi dividido em duas tendências ou fases: o Cubismo Analítico e o Cubismo Sintético. Uma das características das obras do Cubismo Analítico foi o uso de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Principais características da pintura:

    • geometrização das formas e volumes;
    • renúncia à perspectiva, composição em duas dimensões;
    • o claro-escuro perde sua função;
    • representação do volume colorido sobre superfícies planas;
    • preferência pelas linha cortadas, cruzadas;
    • sensação de pintura escultórica;
    • cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

    Cubismo Analítico (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.

    Cubismo Sintético (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.

  • Autores do cubismo analítico

    • Picasso
    • Georges Braques
    • Juan Gris

    Autores do cubismo sintético

    • André Lhote
    • Amadeo de Souza-Cardoso
    • Juan Gris
    • Fernand Leger
    • Georges Braques