-
Segundo Robbins (2005), a comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.
2.1 Controle
A comunicação tem a capacidade de controlar as pessoas de diversas maneiras. Por meio dela é possível informar aos funcionários as regras de hierarquia, o funcionamento e as regras da empresa e as instruções de trabalho. Segundo o autor, a comunicação informal também controla o comportamento, por exemplo: quando um grupo de trabalho hostiliza ou reclama com um membro que está produzindo demais (e, assim, fazendo com que o resto do grupo pareça preguiçoso), esses indivíduos estão se comunicando informalmente e controlando o comportamento do colega.
2.2 Motivação
Ao esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do desempenho e o que fazer para melhorá-lo, a comunicação facilita a motivação. O estabelecimento de metas específicas, o feedback do progresso em relação a elas e o reforço do comportamento desejável estimulam a motivação e requerem comunicação.
2.3 Expressão emocional
Por meio da comunicação, que ocorre dentro do grupo, é possível que certo membro expresse as próprias frustrações ou os sentimentos de satisfação. A comunicação, portanto, fornece o meio para a expressão emocional de sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais.
2.4 Informações
A comunicação proporciona as informações de que as pessoas e os grupos precisam para tomar decisões, pois transmite dados para que se identifiquem e avaliem alternativas, revelando papel importante como facilitadora de tomada de decisões.
-
Os principais elementos do processo de comunicação:
- A fonte – inicia a mensagem codificando uma informação.
- O transmissor – é o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.
- O canal – é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.
- O receptor – é o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.
- O destino – é a pessoa que deve receber a mensagem.
- O ruído – representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.
- A retroação – é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Pessoal, acabei de fazer um teste com as questões sobre certo ou errado da IBFC sobre a matéria de administração. Quase sempre a resposta é... "todas estão corretas" e vi um caso que "nenhuma estava correto". Lógico que temos que estudar para que não tenhamos dúvida. Mas conforme vamos conhecendo as bancas a coisa vai ficando mais fácil.
Força Pai!
-
-
CRÍTICA: " fonte que transmite a mensagem", a fonte é na verdade o emissor da informação, enquanto que o canal é o meio que transmite a mensagem. Assim estaria incorreto o item I.
-
pensei a mesma coisa que o Paulo Henrique! espero que meus concorrentes ñ tenham notado isso ahuahuahuahuahuha
-
Bem, apenas para contribuir com os colegas abaixo, a FONTE nem sempre será apenas o emissor, mas também o receptor. Na verdade, a fonte é quem está transmitindo uma mensagem. Às vezes será de um emissor para um receptor; às vezes de um emissor para um receptor que não é o destinatário, mas apenas um agente que irá repassar a mensagem. Logo:
FONTE - transmite a informação - emissor ou receptor.
Logo, realmente todas estão corretas.
Gabarito: D
-
Perspectiva Moderna
1. Fonte - É o emissor ou comunicador da mensagem. Inicia a comunicação através da codificação de uma mensagem.
2. Codificação - Para ser transmitida a mensagem precisa ser codificada adequadamente, isto é, seus símbolos precisam ser traduzidos de forma que se tornem inteligíveis através do canal que escolhemos.
3. Canal - É o veículo ou mídia através do qual a mensagem é encaminhada. É um meio existente fora do comunicador e é escolhido por ele. Pode ser percebido por todos.
4. Decodificação - É o processo de tradução dos símbolos utilizados na mensagem na mente do receptor. Quando a imagem decodificada corresponde à imagem transmitida houve sucesso na comunicação.
5. Receptor - É o sujeito final da mensagem. É o destinatário da comunicação.
6. Retroação - É a verificação do sucesso da comunicação. É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem ( ou não).
7. Ruído - São os fatores que podem distorcer uma mensagem. São perturbações indesejáveis que tendem a alterar, distorcer ou alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida.
Pode ocorrer em qualquer etapa do processo de comunicação
Perspectiva Antiga
1. Fonte Inicia a mensagem codificando uma informação.
2. Transmissor É o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.
3. Canal É o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.
4. Receptor É o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.
5. Destino É a pessoa que deve receber a mensagem.
6. Retroação É o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.
7. Ruído Representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.
-
D
-
As questões dessa banca com itens (I, II, III, IV, V) quase sempre são todos certos ou todos errados. Na dúvida, mas um dos dois
-
Uma questão com 93,2% de acertos comentada por professor! Sériio, eu dúvido que ela tenha tido tantos pedidos de explicação assim! Vejo questões ai com índice de erro acima dos 80% sem comentários e me pergunto se existe algum critério que realmente faça esse julgamento de forma justa e não aleatória!