SóProvas


ID
2014834
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Se em uma empresa um funcionário produz 1.000 peças e outro 500 peças, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Se observarmos somente a produtividade, o funcionário que produziu 500 peças foi o mais eficiente.

II. Se observarmos sob a ótica da produtividade e da qualidade o funcionário que produziu 500 peças foi mais eficiente.

III. Se tivermos a informação de que o que produziu 1.000 peças teve 500 refugadas, então observando através da qualidade e produtividade o que produziu 500 peças foi o mais eficiente.

Alternativas
Comentários
  • As questões da IBFC de Administração Geral são horríveis!

    "Se tivermos a informação de que o que produziu 1.000 peças teve 500 refugadas, então observando através da qualidade e produtividade o que produziu 500 peças foi o mais eficiente"

    NADA FOI DITO SOBRE AS 500 PEÇAS DO SEGUNDO FUNCIONÁRIO. Ele também poderia ter feito 500 peças defeituosas, como eu vou saber e afirmar que ele foi mais eficiente?

    Serão dois meses de angústia até a prova do TCM RJ

  • parece uma questão de raciocínio lógico rsrs. Acertei mais pela lógica do que pelo conhecimento do assunto. GAB. C

  • Concordo com a Sabrina, já vi que a prova do TCM-RJ será bem polêmica. Para que a alternativa (III) estivesse certa seriam necessárias informações sobre o funcionário que produziu 500 peças. Sem essas informações a (III) está tão errada quanto a (I) e a (II), ou todas deveriam estar certo. Sofrência.

  • Letra C. Vamos lá!

     

    Item I - Produtividade é o quanto se produz com os meios disponibilizados. No item I não podemos afirmar se ele foi mais eficiente, afinal só temos o quanto que ele produziu não sabemos os recursos empregados.

     

    Item II - mesmo fundamento da anterior.

  • Complementando a Sabrina, questão mal formulada. Além de não dizer os defeitos do funcionário que produziu 500 peças, a produtividade tem relação com o quantitativo que é produzido pelo tempo disponível; assim, o funcionário com 1000 peças, mesmo tendo 500 defeituosas, pode ter feito essas peças em 30 minutos; enquanto o que fez 500 pode ter feito em 5 horas (ou seja, o funcionário de 1000 teria maior produtividade).

  • Sabrina, partindo do principio que nada foi dito, temos que concordar que foi produzida 500 peças sem refugo, e o segundo teve o dobro de produção aliado a metade ser refugado, então sem duvida o outro foi mais eficiente;

     

    Se a questão tivesse uma premissa dizendo "o funcionário que produziu 1000 peças mas refugou a metade, e o outro que produziu 500 e nada refugou, podemos afirmar respectivamente que os dois foram eficazes ?"

     

    Sim com toda certeza pois, ser eficaz não tem nada a ver com eficiência, pois consta em fazer o que tem que ser feito, no caso em questão seria produzir, os dois o fizeram;

     

    Se a empresa tinha a necessidade de no dia em questão entregar 1000 peças, podemos afirmar que a efetividade no ponto de vista da empresa foi alcançado ?

     

    Sim, pois ser efetivo e entregar, positivo ou negativo, e o produto de 1000 peças foi entregue, então obtido a efetividade.

  • Questão feita pra tirar ponto de candidato! Seguindo o raciocínio das opções I e II, a III deveria ser considerada errada e o gabarito correto seria a letra E.

    Em nenhum momento há uma informação consistente para se afirmar que o funcionário que produziu 500 peças foi mais eficiente do que quem produziu 1000 peças. Para se chegar a essa conclusão, deveria ser informado que o funcionário produziu 500 peças sem nenhum defeito ou quantas peças foram refugadas analisando em proporção das que estavam sem defeito e aí, sim, fazer uma comparação com quem produziu 1000 e teve refugada 500. Não havendo essa informação, não dá para dizer quem foi mais eficiente!.

  • Concordo plenamente com Sabrina! se eu só sei das peças do cara de 1000 como posso comparar o de 500 sem saber como foram o resultado das peças dele? sem noção.

  • O que produziu 500 peças foi mais eficiente do que aquele  produziu 1000, partindo da premissa de que todas as peças  do que produziu 500 estariam perfeitas. Aquele que produziu as 1000 peças teve um disperdício de material referente a 500 peças, portando, mesmo que tenham produzido a mesma quantidade com qualidade, o que produziu 1000 não foi tão eficiente.

     

  • Gente, a IBFC é muito generalista. Eu acertei pq fui na onda da banca. Ou a gente aprende a forma como ela é nas questoes ou a gente vai errar tudo, pq sempre tem um termo pra tornar duvidosa a questao. 

  • Não concordo, pois ele não me disse se o que produziu 500 não teve nenhuma refugada, então não tem como fazer uma comparação dessa sem todos os dados. Essa banquinha é fuleragem, generalista demais.

  • A IBFC é muito superficial, farei prova com ela e cada questão de ADM valerá 2 pontos e meio, que pesadelo rsrs

    IBFC é divida em:

    1) questões muito fáceis e óbvias

    2) questões com erros porque quis dificultar

  • Chow de quetāo!

  • I e II ficaram vazios. Fui na mais lógica.

  • Quem é bom em interpretação, matou essa.
  • Na minha humilde opinião, a afirmação III teria qua afirmar que quem produziu 500 produziu com qualidade, o que não está explicito.

  • banca fubica

  • Eficiência: menos gastos/ Eficácia: alcançar a meta