SóProvas


ID
2015308
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O conteúdo programático desta prova fala de língua e de linguagem. Esta última deve ser entendida como

Alternativas
Comentários
  • cognitivo

    adjetivo

    1.

    relativo ao conhecimento, à cognição.

    2.

    ling relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio.

     

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Cognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. A palavra Cognitione tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.

    É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.

    De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.

    Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção. É, portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória.

  • Faltou o "conteudo programático" para resolver a questão (rs)!

  • Enfim...

    VIVENDO E APRENDENDO com essa banca.

  • "A expressão linguagem designa uma faculdade humana, isto é, a faculdade de usar signos com objetivos cognitivos. A linguagem é um dispositivo que caracteriza a espécie humana como homo sapiens, ou seja, como um sujeito reflexivo, pois a linguagem é um fenômeno humano, hoje tido como inato e geneticamente transmitido pela espécie."

    Marcuschi (2005, p.20)

  • Esqueceram de colocar o gabarito para quem não é assinante:

    Gabarito: a