Explica Tanguy que a Ilha de Taipé é Taiwan. Nesse momento, existiam duas Chinas: a China nacionalista, capitalista (Taiwan), que é próxima dos EUA; e a RPC, que é a China comunista. Nesse momento (1952 - Getúlio Vargas), que é um momento de Guerra Fria, o governo brasileiro era muito reticente quanto ao regime comunista, então apoia Taiwan. Já vinhamos apoiando Taiwan desde 1949, no governo Dutra, em verdade. O Brasil somente mudará seu posicionamento em 1974, no governo Geisel.
Gabarito: Correta
Dutra (1946-1950): início da Guerra Fria, ele mantém o Brasil alinhado com os interesses estadunidenses, mantendo-se na esfera do capitalismo e afastando-se de qualquer influência socialista/comunista. Sendo assim, no campo interno houve uma intensa repressão ao Partido Comunista, cassando os mandatos dos políticos eleitos por esse partido (FAUSTO, 2009: 221-222). No campo externo, o Brasil rompeu suas relações diplomáticas com a URSS, em 1947, não reconheceu o governo comunista instaurado na Coreia do Norte em 1948, nem a República Popular da China, proclamada por Mao Zedong em 1949, mantendo relações diplomáticas com o governo nacionalista chinês, instalado na Ilha de Taiwan.
Com Vargas, em 1952, o Brasil instala uma embaixada em Taipé (Taiwan) e declara que mantém relações diplomáticas com a República da China