SóProvas


ID
2017537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Tendo-se tornado a segunda potência econômica mundial neste século — e mesmo a primeira, com base em critérios de poder paritário de compra —, a China iniciou, sob a presidência do premier Xi Jinping, movimento de intensificação de sua influência global, forjando parcerias e expandindo seus interesses políticos em todos os quadrantes do mundo. Julgue (C ou E) o próximo item, no que se refere a ações prioritárias da política externa chinesa na presente década.

No tocante às relações China-Rússia, Pequim absteve-se na votação da Resolução n.º 68/262 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, referente à integridade territorial da Ucrânia — ainda que tenha subsequentemente demonstrado respeito pela independência, pela soberania e pela integridade territorial daquele país —, tendo em vista suas sensibilidades específicas em relação ao Tibet.

Alternativas
Comentários
  • A Rússia vetou nas Nações Unidas uma resolução pra barrar o referendo de amanhã - que vai decidir o futuro da região autônoma da Crimeia.

    A Rússia está cada vez mais isolada na comunidade internacional. Foi o único país a votar contra uma resolução no Conselho de Segurança da ONU, que pede respeito à soberania da Ucrânia e condena o referendo de amanhã.

    Nem mesmo a China, grande parceira comercial da Rússia, usou seu poder de veto - optando por se abster da votação.

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/03/russia-veta-resolucao-da-onu-que-tentava-impedir-referendo-na-crimeia.html

  • GABARITO: CERTO

    A China, de fato, se absteve, mas, de modo discreto, demonstrou seu desagrado ao afirmar que era importante respeitar a integridade territorial e a independência. 

    A China não quis contrariar a Rússia, todavia questões separatistas são delicadas para ela, e para outros países de grande extensão territorial ou que tenham movimentos separatistas. Aflinge a China a questão do Tibet e uma possível vontade russa de querer anexar a região. 

  • Onde està o gabarito dessas questoes, voces sabem ? O gabarito vai somente até a questão 73

  • essa questão representa exatamente aquele ditado popular que diz "quem tem telhado de vidro, tem medo de jogar pedra no telhado dos outros"

  • Lembrar que tanto Brasil como China se abstêm em resoluções multilaterais (CSNU, AGNU) relativas à Crimeia. Ainda assim, nenhum dos dois reconhece a anexação de 2014.