SóProvas


ID
2017543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O movimento de normalização das relações com Cuba, a partir de 2014, constitui um marco da política externa do governo do presidente Barack Obama para a América Latina. A respeito das relações hemisféricas dos EUA durante a gestão Obama, julgue (C ou E) o item subsecutivo.


Os EUA indispuseram-se com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que se recusou a convocar sessão do Conselho Permanente da OEA para tratar de alteração da ordem constitucional na Venezuela e do referendo revogatório defendido pela oposição venezuelana.

Alternativas
Comentários
  • 31/05/2016 

    Em um relatório de 132 páginas dirigido ao presidente do Conselho, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, pede uma sessão entre 10 e 20 de junho dedicada à "alteração da ordem constitucional" na Venezuela e como se afeta gravemente "a ordem democrática" neste país.

    Almagro baseou o pedido de uma sessão urgente do Conselho Permanente no artigo 20 da Carta Democrática, que concede ao secretário-geral a autoridade para convocar reuniões imediatas para "realizar uma apreciação coletiva e adotar as decisões que considerar conveniente".

    De acordo com esta Carta, o Conselho Permanente pode dispor, com a aprovação da maioria dos 34 países membros, a realização de gestões diplomáticas para "promover a normalização da institucionalidade democrática".

    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/oea-invoca-carta-democratica-e-convoca-reuniao-sobre-venezuela.html

     

  • Quem se indipôs foi o representante venezuelano

  • Errado.

    Em 2016, o Secretário-Geral da OEA convocou sessão urgente do Conselho Permanente para tratar da questão venezuelana. Com isso, em 2017, a Venezuela notificou denúncia da Carta de Bogotá.