SóProvas


ID
2017546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O movimento de normalização das relações com Cuba, a partir de 2014, constitui um marco da política externa do governo do presidente Barack Obama para a América Latina. A respeito das relações hemisféricas dos EUA durante a gestão Obama, julgue (C ou E) o item subsecutivo.

Após anúncio do presidente Obama, em 2014, o governo norte-americano implantou medidas migratórias que beneficiaram milhões de indivíduos sem documentos no país, com a regularização de seu status migratório. A medida amparou majoritariamente imigrantes latinos que passaram a dispor de direitos atribuídos a cidadãos norte-americanos e a imigrantes documentados.


Alternativas
Comentários
  • O presidente americano, Barack Obama, apresentou em discurso na Casa Branca seu aguardado plano de reforma migratória, afirmando que o conjunto de medidas que assinou para regularizar a situação de cerca de cinco milhões de imigrantes em situação ilegal tornará o sistema 'mais justo e equilibrado'. A ação, tomada por decreto e sem consulta ao Congresso, gerou reações de líderes do Partido Republicano, que terá maioria no Legislativo a partir do próximo ano. A oposição considera a proposta ilegal.

    Com o novo programa, cerca de quatro milhões de imigrantes sem documentos poderão solicitar, a partir da primavera no hemisfério norte, uma permissão de trabalho de três anos, e uma proteção contra a deportação.

    As condições para pedir a permissão são:
    - estar presente em território americano há pelo menos cinco anos
    - ter um filho com cidadania americana ou residência permanente ('green card'), nascido antes de 20 de novembro de 2014, sem importar a idade.
    - para os jovens: estar presentes em território americano desde 1º de janeiro de 2010 (ao invés de 15 de junho de 2007), ter chegado aos Estados Unidos antes dos 16 anos, ter completado ao menos o ensino médio e não apresentar antecedentes criminais.

    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/11/obama-anuncia-plano-de-imigracao-que-protege-5-milhoes-da-deportacao.html

  • "Os decretos permitem a regularização de entre 4 e 5 milhões de imigrantes em situação irregular que têm filhos americanos, mas estas medidas foram suspensas depois que um tribunal federal do Texas questionou sua constitucionalidade, alegando que Obama se excedeu em suas atribuições.

    A iniciativa de Obama era considerada uma anistia para estrangeiros que permanecem ilegalmente no país, embora a Casa Branca tenha insistido que os decretos foram uma necessidade diante da incapacidade do Congresso de legislar sobre o tema."

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/suprema-corte-mantem-bloqueio-medidas-migratorias-de-obama.html

     

  • E aí o Trump veio e destruiu tudo! Como 1 ano pode mudar todos os gabaritos, né?

  • Questão errada. O presidente Obama, foi o presidente que mais deportou imigrantes nos EUA. Portanto, resposta errada

  • Isadora Felix é isso que se chama democracia. As pessoas poderem agir diferente. Já pensou se ficássemos presos nas ações dos governantes passados?

  • Colegas, cuidados com respostas incorretas e/ou parciais nos comentários.

    Gabarito: ERRADO.

    As medidas anunciadas por Obama em 2014 não estendiam direitos plenos de cidadania, residência ou benefícios sociais para indivíduos sem documentos no país.

    O plano Affordable Care Act visava proteger aproximadamente 5 milhões de imigrantes ilegais (de um universo de 11 milhões), em duas partes: primeiro permitir que pais não documentados de cidadãos americanos ou de residentes legais s tornassem elegíveis para solicitar vistos de trabalho de no máximo 3 anos

    A segunda parte do plano era a Ação Deferida para Chegadas Infantis (DACA, sigla em inglês), de 2012, que garantia que crianças que ingressaram ilegalmente antes de 2010 pudessem se proteger da deportação e solicitar permissão de trabalho.

    Fonte: 1.600 Questões comentadas