SóProvas


ID
2017552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O movimento de normalização das relações com Cuba, a partir de 2014, constitui um marco da política externa do governo do presidente Barack Obama para a América Latina. A respeito das relações hemisféricas dos EUA durante a gestão Obama, julgue (C ou E) o item subsecutivo.

No plano político, os principais pontos de atrito com o Brasil durante a gestão Obama foram a oposição brasileira à Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas — aprovada em 2010 e patrocinada pelos EUA — de imposição de sanções econômico-comerciais ao Irã e a revelação, em 2013, da interceptação ilegal de conversas telefônicas de autoridades brasileiras pela Agência de Segurança Nacional dos EUA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    10 temas polêmicos entre Brasil e EUA: 

     

    Espionagem

    Conselho de Segurança da ONU

    Programa nuclear do Irã

    Intervenções militares

    'Novo protecionismo' brasileiro

    Guerra cambial

    Subsídios agrícolas

    América Latina

    Venda de caças

    Investimentos em petróleo

     

    Fonte e informações mais detalhadas: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/09/130924_eua_brasil_jf_lk

  • Desde 2000, o Brasil se absteve em todas as votações de relatórios contra o desrespeito a direitos pelo Irã, com uma exceção, em 2003.

    Ao justificar a abstenção, o governo brasileiro disse que o relatório deveria ter fornecido um "relato mais equilibrado da situação". Para representantes brasileiros, a ONU deveria reconhecer medidas positivas do Irã em áreas como a educação.