-
O Conselho Legislativo da Palestina foi criado em 1995 em resultado do Acordo de Oslo II (também denominado Acordo Interino ou Acordo de Taba).
As primeiras eleições para o Conselho Legislativo da Palestina ocorreram em 1996. Neste ano consagrou-se como partido vencedor das eleições a Fatah, de Yasser Arafat.
-
Segundo Tanguy, de 2006 para cá, houve apenas uma tentativa de eleições, que não foi adiante porque acabou em violência.
No ano de 2006, a Palestina (Gaza + Cisjordânia) teve eleições legislativas, e o Hamas venceu essas eleições. Isso veio de encontro à expectativa de que o Hamas ganharia. Desde então, na prática, houve uma divisão do território palestino: a Faixa de Gaza ficou nas mãos do Hamas; e a Cisjordânia, que tem mais força, ficou com o Fatah. Existe um proc. de acomodação intl. com o Fatah, que vem sendo cada vez mais aceito. Sob a bandeira do Fatah, a Palestina já foi, p. ex., aceita como membro observador da ONU.
-
ERRADA. Não tiveram sucessivas eleições a última realizada foi em 2006.
O grupo palestino islâmico Hamas afirmou ter dissolvido sua administração em Gaza e disse concordar com a realização de eleições gerais para acabar com uma prolongada disputa com o movimento Fatah, do presidente Mahmoud Abbas.
A última eleição legislativa palestina foi realizada em 2006, quando o Hamas obteve uma vitória surpresa, que preparou o terreno para uma ruptura política. Hamas e Fatah travaram uma curta guerra civil em Gaza em 2007 e, desde então, o Hamas governou o pequeno enclave costeiro.
https://oglobo.globo.com/mundo/hamas-dissolve-administracao-em-gaza-concorda-com-eleicao-na-palestina-21833830#ixzz56YBmGNVF
stest
-
Não consigo imaginar coisas acontecendo com regularidade na Faixa de Gaza por tanto tempo...