SóProvas


ID
2017570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Nas décadas de 60 e 70 do século passado, o Brasil tomou a iniciativa de explorar o potencial hidrelétrico da bacia do rio Paraná, o que gerou repercussões na Argentina e no Paraguai. No que se refere a esse assunto, julgue (C ou E) o seguinte item. 

Com a Ata das Cataratas, de 1966, o Brasil, para atender às necessidades energéticas de industrialização da região Sudeste, comprometeu-se a comprar o excedente de energia paraguaia gerado pela represa hidrelétrica de Yacyretá, pelo prazo de dez anos.

Alternativas
Comentários
  • A hidrelétrica de Yacyretá é de administração binacional entre Paraguai e ARGENTINA. A nossa com os paraguaios se chama Itaipu.

  • A hidrelétrica de Yacyretá é de administração binacional entre Paraguai e ARGENTINA

  • ERRADA.

    A Ata das Cataratas foi assinada em 1966 com o Paraguai e tratava do interesse comum pelo Salto das Sete Quedas e seu aproveitamento energético, que no futuro será a Itaipu. A hidrelétrica argentina de Yacyretá nem existia ainda, pois era apenas um projeto que seria afetado pela construção de hidrelética a montante.

  • ...Para Mendonça, a Ata do Iguaçu é um marco histórico não apenas para as relações entre os dois países, mas também uma referência internacional sobre o aproveitamento de rios comuns a um ou mais Estados. E foi além. “A Ata do Iguaçu ‘limpou o terreno’ para que a Itaipu viesse a existir”, ressalta.

    Fonte:https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/ha-meio-seculo-era-assinada-ata-do-iguacu-semente-de-itaipu