SóProvas


ID
2017573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Nas décadas de 60 e 70 do século passado, o Brasil tomou a iniciativa de explorar o potencial hidrelétrico da bacia do rio Paraná, o que gerou repercussões na Argentina e no Paraguai. No que se refere a esse assunto, julgue (C ou E) o seguinte item.

Em 1973, Brasil e Paraguai assinaram um tratado para o aproveitamento hidrelétrico do rio Paraná, desde Sete Quedas até a foz do rio Iguaçu. Os termos do contrato determinavam a criação da empresa binacional Itaipu e a participação dos dois países, em condições de igualdade, na construção e operação da hidrelétrica e na divisão da energia gerada.

Alternativas
Comentários
  • Tratado de Itaipu

    [...]​ Artigo III As Altas Partes Contratantes criam, em igualdade de direitos e obrigações, uma entidade binacional denominada ITAIPU, com a finalidade de realizar o aproveitamento hidrelétrico a que se refere o Artigo I. [...]

    Íntegra: https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/u13/tratadoitaipu.pdf

  • me add pessoas que pecaram no "em condições de igualdade"

  • Questão que, por levar em conta a letra do tratado, erra quanto à prática histórica. Esse tema é tão relevante que, em 2019, exatamente por uma "não igualdade", o paraguai entrou em uma crise política, após alguns acordos ou "tentativas de acordos" em relação justamente ao excedente de energia que o Paraguai comprava a baixíssimo preço. Isso significa que não, não foi em condições de igualdade e oBrasil foi muiot mais onerado (o que é compreensível, dado o tamanho geográfico e econômico do país. Ainda assim, não se analisa aqui a igualdade relativa, mas a absoluta). Não considerar esse contexto complexo não reflete as aptidões necessárias ao cargo. Questões com letra de documentos devem ser evitadas para cargos de altíssimo nível. Um diplomata deve saber analisar o contexto de forma complexa, mais do que analisar somente a letra.