SóProvas


ID
2017585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Durante parte da década de 80 até pelo menos a crise econômica de 2001, o realismo periférico (RP) despontou como importante corrente teórico-metodológica das relações internacionais na América Latina e, em particular, na Argentina. Julgue (C ou E) o seguinte item, referente ao arcabouço teórico do RP e (ou) à sua práxis política.

Atributo da política exterior argentina dos anos 90, consentâneo com os princípios do RP, foi a adoção de uma “agenda positiva” consubstanciada, por exemplo, na participação do país em missões de paz das Nações Unidas, no apoio aos EUA na Guerra do Golfo e na assinatura de diversos acordos bilaterais de garantias de investimentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

     

    A adoção de uma “agenda positiva” na participação da Argentina em missões de paz das Nações Unidas, no apoio aos EUA na Guerra do Golfo e na assinatura de diversos acordos bilaterais de garantias de investimentos, de fato, fez parte do plano de política externa argentina nos anos 1990. O país se alinha a uma série de agendas norte-americanas e, ainda, assina acordos bilaterais com diversos países, chegando, até mesmo, a dolarizar a sua economia. 

  • Atributo da política exterior argentina dos anos 90, consentâneo com os princípios do RP, foi a adoção de uma “agenda positiva” consubstanciada, por exemplo, na participação do país em missões de paz das Nações Unidas, no apoio aos EUA na Guerra do Golfo e na assinatura de diversos acordos bilaterais de garantias de investimentos.O país se alinha a uma série de agendas norte-americanas e, ainda, assina acordos bilaterais com diversos países, chegando, até mesmo, a dolarizar a sua economia. 

  • "Relaçoes carnais com os EUA"