-
(C)
Segundo Eisenberger et al. (1986), suporte organizacional refere-se às percepções do trabalhador acerca da qualidade do tratamento que recebe da organização em retribuição ao esforço que despende no trabalho. Essas percepções baseiam-se na freqüência, intensidade e sinceridade das manifestações organizacionais de aprovação, elogio, retribuição material e social ao esforço dos seus recursos humanos. Uma percepção favorável de suporte organizacional, segundo essa perspectiva, fortaleceria a expectativa esforço-resultado e o envolvimento afetivo do empregado com a organização, resultando em maior esforço do empregado para atingir os objetivos organizacionais.
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rac/v3n2/v3n2a03.pdf
-
O item do CESPE está se referindo a autora Gouldner (1964) e o seu princípio de reciprocidade.
Esta autora menciona que as relações sociais são regidas por um princípio moral, aceito universalmente, o qual define a obrigação de retribuir favores recebidos. Para tanto, sustenta a sua abordagem em duas exigências: (i) deve-se ajudar a quem nos ajuda e, (ii) não se deve prejudicar quem nos beneficia.
-
Pois é tem que advinhar né? Poderia colocar, a autoria pra se entender a questão.
-
suporte organizacional
percepções do trabalhador acerca da qualidade do tratamento que recebe da organização em retribuição ao esforço que despende no trabalho. Essas percepções baseiam-se na freqüência, intensidade e sinceridade das manifestações organizacionais de aprovação, elogio, retribuição material e social ao esforço dos seus recursos humanos. Uma percepção favorável de suporte organizacional, segundo essa perspectiva, fortaleceria a expectativa esforço-resultado e o envolvimento afetivo do empregado com a organização.