SóProvas


ID
201772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O clima e o suporte organizacional são fatores essenciais para se
compreender o comportamento humano nas organizações. No que
concerne a esses aspectos, julgue os seguintes itens.

A respeito dos antecedentes da percepção de suporte organizacional, é correto afirmar que maior percepção de justiça de procedimentos está associada a percepção de maior suporte organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CONTINUAÇÃO PARTE II

     processos de tomada de decisão que afectam os empregados e tratamento digno dos supervisores) e a implicação organizacional afectiva. Num outro estudo longitudinal, os autores procuraram analisar a direcção da relação entre percepção de suporte organizacional e implicação afectiva em dois momentos distintos. Constataram, após um período de dois e de três anos, que a percepção de suporte organizacional surgiu relacionada de forma expressiva e significativa com mudanças na implicação afectiva, e que mudanças da implicação afectiva não se relacionavam com mudanças na percepção de suporte organizacional. De acordo com Rhoades et al. (2001), estes resultados levam a considerar a percepção de suporte organizacional como um antecedente da implicação afectiva, sendo consistentes com a teoria do suporte organizacional que defende que os empregados apresentam um comportamento recíproco relativamente ao que recebem da organização (e.g., Eisenberger et al., 1986; Shore e Shore, 1995; Wayne, Shore e Liden, 1997).

  • Papel do suporte organizacional

    Diversos estudos têm revelado que existe uma relação positiva entre a percepção de suporte organizacional e a implicação afectiva (e.g., Eisenberger, Fasolo e Davis- LaMastro, 1990; Wayne et al., 1997; Rhoades, Eisenberger e Armeli, 2001). Rhoades, Eisenberger e Armeli (2001) realizaram um conjunto de estudos para analisarem a relação entre percepção de suporte organizacional e a implicação afectiva. Num desses estudos, os autores analisaram a relação entre três variáveis da experiência de trabalho (recompensas organizacionais, percepção de justiça procedimental e suporte do supervisor) e a implicação afectiva. Os resultados revelaram que a percepção de suporte organizacional mediava a relação entre experiências de trabalho favoráveis (recompensas generosas, procedimentos justos nos