SóProvas


ID
201781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A liderança e a comunicação são dois fatores importantes no
processo de gestão das organizações. Com relação a esses fatores,
julgue os próximos itens.

As teorias contingenciais de liderança nas organizações têm como característica comum o fato de considerarem as variáveis situacionais para explicar a relação entre liderança e eficácia.

Alternativas
Comentários
  • "A evolução dos estudos mostrou que prever o sucesso da liderança era mais complexo do que identificar traços ou comportamentos desejáveis e que a situação deveria ser considerada. Mostrou-se evidente que situações diversas requerem comportamentos igualmente diferenciados e adequados às circunstâncias do momento. As abordagens contingenciais ou situacionais foram desenvolvidas para indicar o estilo de liderança a ser utilizado na dependência das características da situação, das pessoas lideradas, da tarefa, da organização e de outras variáveis ambientais." (Bendassolli, Magalhães, & Malvezzi, 2014, p.425).

    Abordagens centradas na situação ou no contexto: modelo da contingência, modelo da liderança situacional, a teoria trilha-meta e substitutos da liderança.

    Fonte: Bendassolli, P. F., Magalhães, M. O. & Malvezzi, S. (2014). Liderança nas organizações. In J. C. Zanelli, J. E. Borges-Andrade, & A. V. B. Bastos (Orgs.),Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil, 2ª ed. (pp.413-449). Porto Alegre: Artmed.

  • Complementando....

    CORRETA! Tanto a abordagem contingencial de FIDLER quanto a teoria situacional de HERSEY E BLANCHARD - componentes da abordagem contingencial - estabelecem que o estilo de liderança a ser adotado depende de fatores situacionais.