-
Pasquali (2001) considera que o conceito de precisão ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito num traço qualquer. O termo precisão, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando retestado com o mesmo teste, ou com uma forma equivalente. Antes de um teste psicológico ser apresentado para o uso geral, é preciso realizar uma verificação completa e objetiva de sua precisão.
Será que a questão está errada devido ao fato de afirmarem a fidedignidade envolve permanência?
-
Acho que consistencia não é a mesma coisa de constancia...
-
Larissa está correta: consistência não é a mesma coisa que constância.
CONSISTÊNCIA: firmeza, solidez, coerência na exposição de ideias.
CONSTÂNCIA: Reprodução não interrompida de um mesmo fato ou fenômeno. Frequencia, habitualidade, perseverança, força de ânimo.
PERMANÊNCIA: Ação de permanecer. Estado do que é permanente. Duração constante, continuação, ESTABILIDADE.
-
Mesmo com o significado das palavras, a questão não fica clara porque PRECISÃO significa consistência dos resultados. O significado de constância se aproxima tanto do conceito psicométrico de FIDEDIGNIDADE/PRECISÃO que não consegui descartar. Permanência - concordo com a Mariana - é provavelmente o erro, mas o termo tem como sinônimo estabilidade que é citado na definição de Pasquali.
-
O erro está na palavra permanência ao se referir à fidedignidade, já que, de acordo com Urbina, "a fidedignidade de qualquer mensuração, e dos escores de testes psicológicos em particular, não é absoluta, nem imutável".