SóProvas


ID
202057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à tecnologia farmacêutica das soluções, suspensões,
emulsões, pomadas, colírios, comprimidos, cápsulas, drágeas e
granulados, julgue os itens seguintes.

Cremagem, floculação e coalescência são sintomas da instabilidade de uma emulsão.

Alternativas
Comentários
  • Cremagem: É a migração de gotículas da fase interna da emulsão para a parte superior (formando uma nata) ou inferior da emulsão (sedimentação). Essa migração é causada pela diferença de densidade entre as duas fases e a direção do movimento depende da  fase interna ser mais ou menos densa do que a fase externa ou contínua (líquido interno mais denso – sedimentação; líquido interno menos denso – cremagem).

    Coalescência: é a fusão das gotículas em gotas maiores até a separação total e definitiva das fases, de modo que a preparação não possa ser reemulsionada pela simples agitação do produto. Na coalescência, a barreira formada pelo agente emulsionante é quebrada ou destruída. Essa coalescência irreversível das gotículas é também chamada de “quebra” da emulsão

     

  • Floculação não é instabilidade da suspensão?

     

  • Floculação O termo floculação pode ser utilizado para descrever um processo de formação de flocos, que são grupos de duas ou mais partículas que se comportam cineticamente como uma única partícula, mas cada componente do grupo conserva sua identidade. Além disso, o grupo deve manter um equilíbrio cinético com seu ambiente. Em outras palavras, gotas individuais podem se unir ou deixar o grupo em qualquer momento e o número de unidades no grupo pode variar com o tempo [13].