SóProvas


ID
202102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

  Os antibióticos reduziram drasticamente as doenças e as mortes causadas por infecções bacterianas. Durante décadas, eles foram utilizados de forma indiscriminada, o que levou ao aumento da resistência dos microrganismos a esses antibióticos e gerou um grave problema de saúde pública. Nos últimos anos, vários grupos de pesquisa têm dedicado especial esforço na identificação de novas moléculas com capacidade antimicrobiana ou na mudança das suas formulações farmacêuticas para melhorar a biodisponibilidade do princípio ativo no paciente.
Considerando a importância dos antibióticos para a vida humana, julgue os itens.

Os testes de pirogênios são fundamentais para saber se os antibióticos estão contaminados com pirogênios exógenos. Apesar da disponibilidade, o teste de LAL (Limus amoebocyte lysate) determina somente a presença de endotoxinas; os testes em animais são os mais indicados para determinar a presença de outros pirogênios.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto.Endotoxinas são complexos de alto peso molecular associados à menbrana externa de bactérias Gram-negativas (LPS) e constituem na mais significante fonte de pirogênio para a industria farmacêutica.
    LPS é um lipopolissacarideo presente na menbrana externa de gran negativos e liberam exotoxinas e endotoxinas que podem causar dano a saúde.
    teste in vivo ainda são utilizados desde que o produto não altere a fisiologia do animal. Ex: taquicardia, vasocosntrição.
    O Ensaio in vivo é aplicado aos produtos que podem ser tolerados pelo animal em uma dose maxima de 10 ml por kg e envolve a medida do aumento na temperatura em coelhos após a injeção intravenosa de uma solução.
    para a farmacopéia brasileira espera que não haja a variação de temperatura, caso haja variação de temperatura será considerado a presença de pirôgenio e temp superior a 2,65 ºC será rejeitada a amostra.
    In vitro
    O procedimentos mais simples e amplamente usado para detecção de endotoxinas baseia-se na gelificação de LAL. O reagente de LAL é um extrato aquoso dos amebócitos, que são as células sanguineas da hemolinfa azul da esécie de caranguejo ferradura Limulus Polyphemus.
    temos um controle positvo e um negativo, se formar coagulo vamos ter endotoxinas.