SóProvas


ID
2022094
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia do Ministério da Saúde, a curva de Fenton é utilizada para avaliar o perímetro cefálico de recém-nascidos

Alternativas
Comentários
  • NOTA INFORMATIVA N⁰ 01/2015 – COES MICROCEFALIAS Ministério da Saúde

    Com base nesses critérios, visando, nesse momento, aumentar a sensibilidade para detecção de casos nas notificações de microcefalia as seguintes definições de caso para notificação devem ser adotadas:

    TERMO: recém-nascido, entre 37 e 42 semanas de gestação, com perímetro cefálico aferido ao nascimento igual ou menor que 33 cm, na curva da OMS.

    OU PRÉ-TERMO: recém-nascido, menor que 37 semanas de gestação, com perímetro cefálico aferido ao nascimento, menor ou igual que o percentil 3 (dois desvios padrão) na curva de Fenton.

    http://www.saude.rs.gov.br/upload/1448404998_microcefalia_nota_informativa_17nov2015_MINISTERIO%20DA%20SAUDE.pdf

  • PAULO RODAS,

    HOUVE MUDANÇA NAS MEDIDAS A PARTIR DE 09 DE MARÇO DE 2016

    BEBES NASCIDOS COM  37 OU MAIS

    MENINOS MENOR OU IGUAL A 31,9 E

    MENINAS 31,5 CONFORME RECOMENDAÇÃO DA OMS

    PREMATUROS - Para bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação (prematuros), a mudança ocorrerá na curva de referência para definição de caso suspeito de microcefalia. Até então, era utilizada a curva de Fenton. A partir de agora, será utilizada a tabela de InterGrowth.

    http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/22553-brasil-adota-recomendacao-da-oms-e-reduz-medida-para-microcefalia

  •  

    Brasil adota recomendação da OMS para microcefalia

    Parâmetro do perímetro cefálio para meninos e meninas será diferente. Bebês prematuros também terão definição específica

    O Ministério da Saúde passa a adotar novos parâmetros para medir o perímetro cefálico e identificar casos suspeitos de bebês com microcefalia.

    Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 cm e, para menina, igual ou inferior a 31,5 cm. A mudança está de acordo com a recomendação anunciada recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e tem como objetivo padronizar as referências para todos os países, valendo para bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação.

     

    http://combateaedes.saude.gov.br/pt/noticias/398-brasil-adota-recomendacao-da-oms-e-reduz-medida-para-microcefalia