SóProvas


ID
2022910
Banca
FCC
Órgão
PM-BA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação ao Estado de Defesa, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • art. 136 § 2º cf

  • A) O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação. (correto)

     b)Na vigência do estado de defesa é permitida a incomunicabilidade do preso, havendo dispositivo constitucional expresso. 

     c)Na vigência do estado de defesa, em regra, a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a sessenta dias.  

     d)Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Senado Federal.  

     e)Na vigência do Estado de Defesa é vedada, em qualquer hipótese, restrição aos direitos de sigilo de correspondência e de comunicação telegráfica e telefônica.

  • A) CERTO - É o que dispõe a Constituição Federal. A duração do estado de defesa e de até 30 dias, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. 

     

    B) ERRADO -  A incomunicabilidade do preso e proíbida, inclusive no estado de defesa e estado de sítio.

     

    C) ERRADO - Segundo a Constituição, na vigência do estado de defesa, a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário. Assim, apenas com a autorização Poder Judiciário, poderá haver prisões por períodos superiores a dez dias.

     

    D) ERRADO - Segundo a Constituição Federal, decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.

     

    E) ERRADO - Reza a Constituição que o decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes:

     

    I - restrições aos direitos de: 

    a)    reuniao, ainda que exercida no seio das associações;
    b)    sigilo de correspondência;
    c)    sigilo de comunicações telegráfica e telefônica;

     

    II - ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes. 

     

     

    Prof. Nádia Carolina 

  • Rumo ao oficialato! PMSE

  •  Art. 136.

    § 4º Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.

     I - restrições aos direitos de:

                a)  reunião, ainda que exercida no seio das associações;

                b)  sigilo de correspondência;

                c)  sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;

  •  III - a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário;