SóProvas


ID
2023936
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Sobre a história da educação física escolar no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação física higienista não se responsabiliza somente com a saúde individual das pessoas. Na verdade, ela age como protagonista num projeto de “assepsia moral” utilizando a dança, a ginástica e o desporto como ferramentas capazes de resolver os problemas da saúde pública brasileira pela educação.
( ) A educação física militar apresentou uma concepção que buscava impor a toda sociedade padrões de comportamentos estereotipados, frutos da conduta disciplinar própria do regime de caserna.
( ) A educação física pedagogicista pretendeu promover uma “educação do movimento” como a única forma capaz de promover a chamada “educação integral”.
( ) A educação física popular não esteve preocupada com a saúde pública, mas com a ludicidade e a cooperação.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada, a resposta é F VVV

     

  • nunca, (respondendo ao Francisray a primeira e a última com certeza verdadeiras, está em textos e videos que a higienista fazia a assepção moral e se preocupava somente com a saúde

    VVVV

     

  • d)

    V, V, V, V.

  • Acertei, mas admito que essa questão está confusa e dificil. A primeira afrmação está errada por dizer que na educação física higienista se praticava a dança e o esporte. nesta época o unico conteudo era a ginástica. E a segunda afirmação fiquei em dúvida, mas coloquei errado pq a achei um pouco sem sentido

  • higienista”,1920, a qual foi um movimento baseado principalmente no conhecimento científico e biológico, que buscava melhorar as condições de vida da população por meio do controle do comportamento com vistas à saúde pública.

    Tendência Militarista (1930 – 1945).   Havia a necessidade de preparar futuros jovens para possíveis envios de tropas à guerra, assim o governo brasileiro encara a Educação Física como um meio de treinamento para os alunos. As aulas passam a ser ministradas, em sua maioria, por militares. Exercícios como polichinelo, abdominal, flexão de braço, corridas, defesa pessoal, instruções militares e ginásticas passam a configurar como conteúdos da Educação Física escolar (GHIRALDELLI JUNIOR, 1998).

      Tendência Pedagogicista (1945 – 1964). A Educação Física brasileira parecia caminhar a largos passos para uma boa utilização de seus métodos, passando a vogar em prol da discussão teórica educacional, porém, havia em seu caminho um empecilho que lhe proporcionou uma vertiginosa queda de volta ao biologicismo: a ditadura militar.

    Tendência Popular (1985 – atualidade)

      .

       A Educação Física pautada na tendência Popular é dominada pelos anseios operários de ascensão na sociedade. Conceitos como inclusão, participação, cooperação, afetividade, lazer e qualidade de vida passam a vigorar nos debates da disciplina. O aluno, depois de um longo período, desde a tendência Pedagogicista, entre 1945 e 1964, passa a ser parte do processo, sendo ouvido, podendo sugerir e criticar (FERREIRA, 2009).

    Gabarito letra ''c'' .