-
GABARITO A:
Direção – Quando os empregados são incapazes e indispostos a trabalhar, o estilo ideal seria focado nas tarefas. Nessa situação, o chefe manda, determina o que deve ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e baixo relacionamento;
Persuasão – Nessa situação, o empregado já tem um nível de prontidão moderado, tem um pouco de experiência e/ou segurança no que faz, permitindo que o líder se comporte de modo a focar não só na tarefa, mas no relacionamento com o empregado. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e alto relacionamento;
Participação – Nessa situação, o empregado já tem mais habilidades no trabalho e o papel do líder seria ajudá-lo e guiá-lo em seu trabalho, mas de modo participativo. Seria um líder mais focado no relacionamento do que nas tarefas. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e alto relacionamento;
Delegação – Nessa situação, os empregados já têm um alto nível de habilidades, de segurança e iniciativa, possibilitando ao líder utilizar o estilo de delegação. Caberia ao líder dar uma meta e a autoridade correspondente ao empregado para que este possa fazer seu trabalho com maior autonomia. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e baixo relacionamento.
-
I Direção é a mais complexa por possui caráter interpessoal(relação entre os individuos)
II- Sim, como dito abaixo
III- direção pode se dar em nivel global(direção)nível estratégico
departamental(gerencia)nivel tatico
operacional(supervisao)
(assim como todas as funções administrativas estão presente em todos os níveis)*
-
I. - CORRETO - A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas, pois envolve habilidades como de orientação, comunicação e motivação. ISSO SE DÁ POR CONTA DO CARÁTER INTERPESSOAL RELACIONADO COM A ADMINISTRAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUOS.
II. - CORRETO - A direção se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. INDEPENDENTEMENTE DO NÍVEL: OPERACIONAL, TÁTICO OU OPERACIONAL.
III. - CORRETO - A direção pode se dar em níveis hierárquicos distintos. INDEPENDENTEMENTE DO NÍVEL HIERÁRQUICO: NIVÉL GLOBAL, NÍVEL DEPARTAMENTAL OU NÍVEL OPERACIONAL.
QUEM JÁ OUVIU/DISSE ESSA FRASE: "TRABALHAR COM PESSOAS SEMPRE FOI MAIS DIFÍCIL". POR QUÊ? PORQUE CADA UM TEM UM TIPO DE PERSONALIDADE. ESSA FUNÇÃO É COMPLEXA PORQUE ENVOLVE TAMBÉM A ORGANIZAÇÃO INFORMAL, OU SEJA: A RELAÇÃO INTERPESSOAL (amizade, inimizade, antipatia), OS VALORES, A CULTURA, AS CRENÇAS EM GERAL, E ATÉ MESMO A RELIGIÃO... ISTO É: TRABALHAR COM PESSOAS É ALGO MUITO COMPLEXO! rsrs
GABARITO ''A''
-
Como alguns da minha região, inclusive eu, dizem: "mexer com gente é a pior coisa que tem"
O que me admira é que Jesus, ainda assim, nos ama, mesmo que os próprios seres humanos não tenham esse sentimento entre sí.
-
Sinceramente fico com o pé atrás sempre que colocam MOTIVAÇÃO no meio das questões, pois de maneira geral motivação é um fator intrínseco do ser humano (quando estudamos administração), logo, não são os fatores externos ou outras pessoas (no caso da questão o dirigente) quem irá motivar os outros na organização, mas sim a própria pessoa.
Interpretar de mais (ainda mais bancas como QUADRIX, IADES ou FCC) às vezes mais atrapalha do que colabora com a resolução de certas questões.
-
A direção é o 3 passo no processo de administração vindo logo depois de planejamento e oorganização. Apesar disso, a direção pode ser considerado a mais importanta dos processos, pois atua com várias funções administativa para que os subordinados executemsuas tarefas.
Essa função administrativa se baseia em 4 principios básicos: I) Princípio da unidade de comando (cada subordinado tem somente um superior); II) Princípio da delegação (designação de tarefas,transferênciia de autoridade e exigência de responsabilidade); III)Princípio da amplitude de controle (numero ideal que cada chefe pode subordinar); e IV) Princípio da coordenação (coordenação e integração das atividades em busca de um onjetivo comum).
Parase dirigir aos subordinados , o Administrador deve ser capaz de dar ordens e intruções, comunicar adequadamente, motivar, liderar e coordenar.
-
GAB:A
I. A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas, pois envolve habilidades como de orientação, comunicação e motivação. (CORRETO)
"A função administrativa de direção vai orientar, garantir, assegurar, integrar, coordenar, liderar, persuadir, influenciar os funcionários a executar um determinado trabalho para que os objetivos estabelecidos no planejamento sejam alcançados."
II. A direção se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. (CORRETO)
"O relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados acontece na função da direção."
III. A direção pode se dar em níveis hierárquicos distintos. (CORRETO)
"A função "direção" está relacionada a: Comunicação, liderança e motivação.Todas essas funções acontecem em todos os níveis organizacionais."
FONTE: Livro adm. geral para concursos públicos - Coleção tribunais e MPU- 2016, Giovanna Carranza.
-
I. A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas, pois envolve habilidades como de orientação, comunicação e motivação.
''Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, elas precisam ser completados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação.''
''Por essa razão, constitui uma das mais complexas funções de administração.''
________________________________________________________________________________
II. A direção se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados.
''Enquanto as outras funções administrativas - planejamento, organização e controle - são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que determina as relações entre os indivíduos.''
________________________________________________________________________________
III. A direção pode se dar em níveis hierárquicos distintos.
''[...] é uma função que se distribui por todos os níveis hierárquicos da organização.''
Institucional - Direção
Intermediário- Gerência
Operacional - Supervisão
Fonte: Administração de Novos Tempos, Chiavenato, pág. 480.
-
Enquanto as outras funções administrativas são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define a relação entre indivíduos. Por essa razão, constitui uma das mais complexas funções da administração. (CHIAVENATO)
A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização. Assim, quando falamos de direção, queremos dizer que no nível institucional o presidente e os diretores dirigem pessoas, no nível intermediário os gerentes dirigem pessoas e no nível operacional os supervisores dirigem pessoas. Cada qual dentro da sua área de competência. Contudo, o processo é exatamente o mesmo para todos: lidar ocm pessoas subordinadas através da comunicação, liderança e motivação. (CHIAVENATO)
A direção é uma função administrativa que se distribui por todos os níveis hierárquicos das organizações. (CHIAVENATO)
Administração Geral e Pública.
-
Dirigir significa influenciar, ou seja, é o processo de guiar as atividades dos membros da organização nas direções adequadas, envolvendo o desempenho de quatro atividades principais, liderando, motivando, atuando sobre grupos e comunicando.
Todas as afirmativas descrevem corretamente o conceito de direção. Alternativa A está correta.
Gabarito: A