(CERTA) O exercício do controle pressupõe conhecimento dos padrões que representam o desempenho desejado.
Um dos processos de controle é , justamente, ''definir padrões de desempenho'', com a finalidade de comparar os padrões atuais com objetivos e padrões estabelecidos. (Pág. 647)
_______________________________________________________________________________________
(ERRADA) Uma das críticas à Administração Científica é sua despreocupação em desenvolver técnicas capazes de proporcionar bons padrões de controle.
Totalmente ao contrário, a Administração Científica era obcecada pela padronização e especialização dos funcionários, tanto que a superespecialização do operário era uma das apreciações críticas. A divisão de tarefas e a organização racional do trabalho facilitavam a supervisão - controle no nível operacional - , permitindo um maior controle sobre os funcionários.
''Por outro lado, alcança-se uma respeitável padronização no desempenho dos operários, pois na medida em que as tarefas vão se fracionando, a maneira de executá-las torna-se padronizada'' (pág. 69)
___________________________________________________________________________________________
(ERRADA) O não alcance dos resultados almejados indica a inexistência de controles.
Como o processo de controle envolve várias etapas¹, o não alcance dos resultados pode ser falha em uma de suas etapas, não necessariamente na inexistência de controle. Na verdade, a função de administrar envolve vários processos, como: planejamento, organização, direção e controle, o ‘não alcance de resultados’’pode ser uma combinação infinita de fatores.
¹ (1) Definir padrões de desemprenho,
(2) Monitorar desempenho,
(3) Comparar desempenho com padrões estabelecidos,
(4) Ação corretiva.
______________________________________________________________________________________________
(ERRADA) O controle estratégico, também denominado controle organizacional, é o nível mais elementar dos limites a serem estabelecidos e visa o curto prazo.
O controle estratégico é de longo prazo. Se considerarmos o termo ''elementar'' como algo simples e fácil, podemos dizer que tal afirmação também é errada. O controle estratégico engloba toda a organização, focaliza o ambiente externo, e ainda é preocupado com o futuro, logo, é no mínimo complexo.
Fontes: Administração de Novos Tempos, Chiavenato e Teoria Geral da Administração, Chiavenato.