-
Gab. C
Orçamento Base-Zero surgiu no Texas, Estados Unidos, na década de 1970, e nele não há direito adquirido no orçamento. Cada despesa é tratada como uma nova iniciativa de despesa, e a cada ano é necessário provar as necessidades de orçamento, competindo com outras prioridades e projetos. Inicia-se todo ano, partindo do “zero” – daí o nome Orçamento Base-Zero.
O Orçamento Base-Zero exige que o administrador justifique, a cada ano, todas as dotações solicitadas em seu orçamento, incluindo alternativas, análise de custo, finalidade, medidas de desempenho, e as consequências da não aprovação do orçamento.
A ênfase é na eficiência, e não se preocupa com as classificações orçamentárias, mas com o porquê de se realizar determinada despesa
No entanto, sua elaboração é trabalhosa, demorada e mais cara, além de desprezar a experiência acumulada pela organização.
Obs.: No Orçamento Base Zero toda despesa é considerada despesa nova – independentemente de tratar-se de despesa continuada oriunda de período passado ou se tratar de uma despesa inédita/nova.
AFO - PALUDO - 5º Edição
-
Amigo vai fazer a prova no domingo?
-
Década de 1970, Texas, EUA. Orçamento Base-Zero: exige a reavaliação de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário e não apenas as das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.
-
NOSSA ELIEL, POR QUE SERA QUE É O ORÇAMENTO BASE ZERO....
-...todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário...- TUDO DO ZERO
GABARITO ''C''
-
Orçamento Base Zero
-
ORÇAMENTO BASE ZERO
-
OBZ
-
todas as despesas propostas = BASE ZERO
-
✅Letra C.
Sobre o Orçamento Base Zero (OBZ):
-Análise, revisão e avaliação total de tudo que vem sendo realizado.
-Não gera direito adquirido.
-Técnica lenta, cara, onerosa, morosa.
-Fator primordial é com a TOMADA DE DECISÃO.
-Fator secundário é com a FORMA.
-Idealizado pela iniciativa privada.
-No Brasil, não é utilizada por ser incompatível com o PROGRAMA .
-É também incompatível com o MÉDIO E LONGO PRAZO.
Fonte: Aulas do Prof: Anderson Ferreira, Gran Cursos. É INDO NO FUNDO QUE A GENTE DESCOBRE QUE AINDA TEM MUITA FORÇA PARA SUBIR!! RISISTIR AINDA SERÁ A MELHOR OPÇÃO!!❤️✍✌