-
Acredito que o erro está em dizer que deve adotar o padrão estrutural conforme as especificidades, ao meu ver deveria ser com relação à Finalidade.
-
Olá pessoal (GABARITO = ERRADO)
---------------------------------------------------------
O MRPR apregoa que o o Poder Público (orgão emissor) deve adotar o uso do padrão culto de linguagem em suas comunicações e não o padrão estrutural mais adequado.
Ademais, a assertiva coloca que o documento oficial deve ser conforme as especificidades do orgão emissor, tal colocação vai de encontro o que o MRPR apregoa, visto que o orgão emissor não irá adotar o que é "conforme suas especificidades", mas sim, fundamentalmente, os atributos oriundos da Constituição, no que dispõe seu artigo 37, a saber:
"A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)".
Ou seja, o clássico LIMPE.
---------------------------------------------------------
Fé em Deus, não desista.
-
Segundo o MRPR:
" A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão."
Portanto, não existe padrão estrutural conforme a especialidade do órgão.
Gabarito: Errado
-
Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.
Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)
A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização. Consulte o Capítulo II, As Comunicações Oficiais, a respeito de normas específicas para cada tipo de expediente.
-
Gabarito errado
Veja bem.. se o Órgão emissor sempre que fosse enviar uma correspondência utilizasse apenas o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações... é lógico que nunca atenderia as Normas da MRPR muito menos aos principios da Ad... ..
Errado.
-
ESPECIFICIDADES DO MANUAL (PODEMOS ENTENDER COMO UNIVERSAIS ANTE COMUNICAÇÃO NA ADM PÚBLICA)
-
Acho que depende do tipo de comunicação escrita e não da especificidade do orgão.
-
QUESTÃO:
De acordo com MRPR, o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações, conforme suas especificidades.
O padrão de comunicação é um só. Imaginem se cada órgão resolve criar seu próprio padrão estrutural de memorando ou de ofício.
MRPR
______________________________________________________________________________________________
Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.
Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.
______________________________________________________________________________________________
-
(ERRADO)De acordo com MRPR, o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações, conforme suas especificidades.
Não exites padrão estrutural nem padrão oficial!
MDRO 2002> Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais.
#vamosdeinfo?
-
Caramba fiquei em dúvida se as "especificidades" eram do órgão ou da comunicação.
-
Nas comunicações oficiais deve ser usado o PADRÃO OFICIO.
-
Questão ambigua.
-
Questão mal redigida, não é errado interpretar que as especificações são das comunicações e, neste caso, por exemplo, o padrão pode ser memorando clara comunicações internas ou ofício nas externas.
-
O padrão de comunicação é um só, NAO HA "AMBIGUIDADE"
-
A Questão Corrigida: De acordo com MRPR, o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações, conforme o MRPR .
-
Questão sem graça. Nossa..
-
questão defende a "NÃO AMBIGUIDADE" mas esquece de olhar pra si mesma. Questão totalmente AMBIGUA, GERA VÁRIAS INTERPRETAÇÕES.
o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações PODE SER CONFORME O DOCUMENTO QUE ESTÁ SENDO EXPEDIDO: AVISO, MEMORANDO, DECLARAÇÃO, ATESTADO ETC.
-
Essa questão cobrou o uso do Padrão "CESPE" de linguagem.
-
Absurdo... A estrutura de um Ofício é diferente da de um Parecer, por exemplo, e ambos são considerados documentos oficiais. Cada tipo de documento tem o seu padrão estrutural.
-
Devemos evitar jargão técnico
-
De acordo com MRPR, o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações, conforme suas especificidades.
Não é conforme às especificidades do orgão e sim do MRPR
-
Sem entender a questão ainda.
1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais
Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
Pode ser que essa seja a justificativa, mas a questão não foi objetiva na pergunta.
-
Cada órgão possui uma especificidade, imaginemos como seriam as comunicações se cada um redigisse, por exemplo, um ofício de acordo com suas especificidade. Para isso serve o MRPR, para padronizar os modelos de comunicação oficiais.
-
O que define o modelo de correspondência oficial a ser usado é o tipo do documento, o que envolve emissor, assunto e receptor.
Gabarito: Errado.
-
Questãozinha cachorra viu!
-
Mais adequado a quê? Eu entendi mais adequado aos padrões do manual. Questão escrota.
-
Entendi foi é nada
-
Que questão mais idiota, entendi que no Manual existe varios tipois que devemos adotar o de acordo com suas especificidades, alguém entendeu diferente? por favor poderia explicar? Não entendi este gabarito :(
-
Keila, eu tb tive o mesmo entendimento que você.
=(
-
O que seria para a banca "padrão estrutural"? Conforme a especificidade do tipo de comunicação que eu vá fazer, pode ser mais conveniente usar um ofício, ou usar um memorando ou outra coisa. Errei a questão por raciocinar assim. Muitos estão justificando que esse padrão estrutural refere-se ao padrão de linguagem - e se fosse, certamente estaria errado pois a linguagem orientada pelo MRPR é a oficial - mas o termo não deixa claro que se refira a padrão de linguagem.
No final das contas o melhor a fazer é tentar aceitar que padrão estrutural é qualquer coisa exceto o que eu entendi pois o que vale é acertar a questão. Chorar não resolve nada.
-
Quanto mais eu estudo pior eu fico kk
-
emissor, assunto e receptor.
-
Se cada um fosse escrever de acordo com suas especifidades nao haveria necessidade de um manual para padronizar...
-
Gabarito: errado
--
Errei a questão, mas creio que entendi a resolução. Um dos atributos das correspondências oficiais é a padronização. Ela prescreve formas de se fazer os documentos oficiais ( diagramação, vocativo, tratamento etc. ). Portanto, não há um "padrão estrutural mais adequado em suas comunicações" porque as regras já foram previamente estabelecidas, impossibilitando uma possível inovação ou escolha por parte do emissor.
Essa resposta foi só uma conclusão minha.
-
Há diferença no padrão estrutural entre Ofício, mem, aviso...
-
É necessária a uniformidade.
Gabarito Errado
-
Uniformidade não é mais atributo, agora são: clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização; este último justifica o gabarito da questão.
-
Com a nova atualização, agora tudo é OFÍCIO!
A estrutura dos documentos é padronizada, a estrutura não muda com as especificidades, isso é um erro.
GAB. ERRADO
-
37 comentários para representar uma palavra: PADRÃO
-
Só existe um padrão: OFíCIO.
-
Iria ser uma bagunça se cada órgão público adotasse um padrão diferente.
(Anteriormente havia três tipos de expediente: Aviso, Ofício e Memorando)
Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de Padrão Ofício✅
-
"mais adequado" é relativo. o que é adequado pra mim pode não ser pra vc.
O MRPR prima pela uniformidade. Logo, deve ser utilizado um padrão para todos.
-
Uniformidade...
-
GAB: ERRADO
Reparem
o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão ''estrutural'' mais adequado em suas comunicações, conforme suas especificidades.
Resposta: deve adotar o uso do padrão culto de linguagem em suas comunicações e não o padrão estrutural mais adequado.
Ano: 2016 Banca: Órgão: Prova:
Solicitamos a liberação para a exportação dos seguintes produtos biológicos humanos para análise no exterior: substâncias para diagnósticos e substâncias infecciosas.
Considerando que o trecho de texto apresentado anteriormente seja parte de um documento oficial hipotético (Xx/2016) enviado à ANVISA pela empresa particular, também hipotética, Biodiagnósticos Ltda. (BDL), julgue os itens a seguir à luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) sobre a redação oficial.
Sabendo-se que redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações e que o MRPR dispõe sobre o padrão de documentos adotado por órgãos do Poder Executivo, é correto inferir que a BDL pode adotar padrão próprio para suas comunicações com a ANVISA.
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: PC-AL Prova: Delegado de Polícia
A redação de documentos oficiais deve obedecer a determinadas regras formais, tais como impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem e formalidade de tratamento.(CERTO)
Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: Correios Prova: Cargos de Nível Superior
Nas correspondências oficiais, a informação deve ser prestada com clareza e concisão, utilizando-se o padrão culto da linguagem.(CERTO)
Ano: 2016 Banca: Órgão: Provas:
Na redação de documentos oficiais, deve-se empregar uma linguagem que se aproxime da lingua falada, visando-se ao máximo a clareza do texto e a compreensão da comunicação pelos cidadãos. (Errado)
utilizando-se o padrão culto da linguagem. ai estaria (CERTO).
Portanto, muita atenção a CESPE adora trocar essas palavrinhas que fazem total diferença nas questões.
"A caminhada só acaba quando alcançamos a farda".
-
ERRADO.
↳ De acordo com o MRPR, não existe um padrão oficial de linguagem!
NORMA CULTA(SIM) ≠ PADRÃO OFICIAL(NÃO)
---
☛ O MRPR diz o seguinte: Pode-se concluir que não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais
Não há um padrão oficial de linguagem, mas sim o uso da norma culta!
☛ "O padrão é o culto, mas o culto não é padrão."