SóProvas


ID
2027005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No tocante às evidências de auditoria, julgue o próximo item.
Consideram-se ineptas como evidências para sustentar a opinião e o relatório do auditor informações obtidas por profissionais especialmente contratados pela entidade, bem como aquelas elaboradas especificamente para corroborar as afirmações de sua administração.

Alternativas
Comentários
  • A elaboração das demonstrações contábeis da entidade pode exigir conhecimento especializado em outro campo que não a contabilidade ou a auditoria, como cálculos atuariais, avaliações ou dados de engenharia. A entidade pode empregar ou contratar especialistas desses campos para obter o conhecimento especializado necessário para a elaboração das demonstrações contábeis. Deixar de fazê-lo quando tal conhecimento especializado é necessário pode inclusive aumentar os riscos de auditoria.

    Gabarito: ERRADO

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/08/11034755/Prova-de-Auditoria-Governamental-TCE-PA-2016-comentada.pdf

  • Apenas complementando o colega..

     

    Gabarito: Errado.

     

    Fonte: NBC TA 500 – Evidência de Auditoria

     

     

    A34. A elaboração das demonstrações contábeis da entidade pode exigir conhecimento especializado em outro campo que não a contabilidade ou a auditoria, como cálculos atuariais, avaliações ou dados de engenharia. A entidade pode empregar ou contratar especialistas desses campos para obter o conhecimento especializado necessário para a elaboração das demonstrações contábeis. Deixar de fazê-lo quando tal conhecimento especializado é necessário aumenta os riscos de distorção relevante.

  • Entendi que questão pode ser resolvida apenas com o português, pois inepto = inapto, absurdo, tolo. Alterando o termo e colocando a oração em ordem direta, ficaria assim:

    Consideram-se absurdas/inaptas as [SIC] informações obtidas por profissionais especialmente contratados pela entidade como evidências para sustentar a opinião e o relatório do auditor, bem como aquelas elaboradas especificamente para corroborar as afirmações de sua administração.

    Por favor, corrijam-me caso descordem =)

  • INEPTAS = IMPRÓPRIAS

  • Errado. As evidências são “menos” confiáveis que aquelas obtidas diretamente pelo auditor. Entretanto, não significa, a priori, que são ineptas. Podem ter valor indiciário, corroborativo etc.

    Resposta errado

  • O auditor pode indagar a administração sobre a disponibilidade e a confiabilidade das informações necessárias para aplicar procedimentos analíticos substantivos, e sobre os resultados de quaisquer procedimentos analíticos realizados pela entidade. Pode ser eficaz usar dados analíticos elaborados pela administração, desde que o auditor esteja satisfeito de que esses dados foram adequadamente elaborados.

  • Errado

    Pode pois, conforme a NBC TA 610 - Utilização do trabalho de auditoria interna:

    36. Se o auditor independente utilizou o trabalho de auditoria interna, ele deve incluir na documentação de auditoria:

    (a) a avaliação:

    ...

    (ii) do nível de competência da auditoria interna;

    (b) a natureza e a extensão do trabalho utilizado e a base para sua decisão; e

    (c) os procedimentos de auditoria executados pelo auditor independente para avaliar a adequação dos trabalhos realizados.

    "O tempo mais importante é agora, dedique-se".

  • Errado

    NBC TA 500:

    (c) Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes

    8. Se as informações a serem utilizadas como evidência de auditoria forem elaboradas com a utilização de um especialista da administração, o auditor deve, na medida necessária, levando em conta a importância do trabalho desse especialista para os propósitos do auditor (ver itens A34 a A36):

    (a) avaliar a competência, habilidades e objetividade do especialista (ver itens A37 a A43);

    (b) obter entendimento do trabalho do especialista (ver itens A44 a A47); e

    (c) avaliar a adequação do trabalho desse especialista como evidência de auditoria para a afirmação relevante (ver item A48).

    9. Ao usar informações apresentadas pela entidade, o auditor deve avaliar se as informações são suficientemente confiáveis para os seus propósitos, incluindo, como necessário nas circunstâncias:

    (a) obter evidência de auditoria sobre a exatidão e integridade das informações (ver itens A49 e A50); e

    (b) avaliar se as informações são suficientemente precisas e detalhadas para os fins da auditoria (ver item A51).

  • Quem tbm marcou errado pq achou que isso era tentando encobrir fraude ? Kkk
  • Consideram-se ineptas como evidências para sustentar a opinião e o relatório do auditor informações obtidas por profissionais especialmente contratados pela entidade, bem como aquelas elaboradas especificamente para corroborar as afirmações de sua administração. errado

    Pode ser eficaz usar dados analíticos elaborados pela administração, desde que o auditor esteja satisfeito de que esses dados foram adequadamente elaborados.

    Bendito serás!!