SóProvas


ID
2029456
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os 5 melhores investimentos para 2016
O Brasil ficou barato e devemos aproveitar o momento
para ganhar dinheiro. Mas o que fazer?

    O Brasil ficou barato e devemos aproveitar o momento para ganhar dinheiro. Mas o que fazer?
    Sabemos que este ano será difícil e precisaremos ter um cuidado especial nos investimentos. Contudo, quem não aproveitar as oportunidades vai se arrepender no futuro. E hoje há vários caminhos interessantes no mercado. A bolsa é um deles.
  É possível encontrar ações de empresas excelentes sendo negociadas a preços extremamente convidativos. Portanto, não * em aproveitar as oportunidades e tente montar uma posição com pelo menos 10% do capital em renda variável. E lembre-se: invista sempre em empresas com boas margens, poucas dívidas e um longo histórico de lucratividade.
   O cenário macroeconômico não é nada animador: rebaixamento do grau de investimento por várias agências internacionais, índices de desemprego subindo sistematicamente, o preço da energia elétrica disparado e a ociosidade da indústria em níveis recordes.
    E mesmo depois de a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, ter elevado a faixa-meta da taxa de fundos federais, o valor ainda está muito abaixo da média de 2% desde 2000 e de 3,2% de 2000 a 2007.      Os responsáveis pela política econômica americana projetam que a taxa da política de curto prazo será elevada para 1,375% no final de 2016.
   Mas o impacto ainda assim não será tão forte no Brasil. Afinal, o país tem uma taxa básica de juros alta, de 14,25% ao ano, o que deve conter a fuga dos investidores em direção aos Estados Unidos.
  Além disso, a instabilidade econômica brasileira não deve funcionar como um raio paralisador entre quem faz aplicações. Ao contrário. O investidor bem informado pode se antecipar a possíveis movimentos e lucrar com a maré adversa.

(http://www.empiricus.com.br/)

Sobre o texto, pode-se afirmar adequadamente que:

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. No terceiro parágrafo, o texto faz referência ao leitor pelas formas verbais "não hesite" (representada pelo asterisco *) e "tente", que deixam implícito o pronome de tratamento "você", e pelo verbo pronominal "lembre-se". Nesse caso, a referência ao leitor, que é a segunda pessoa do discurso, é feita por "você" e "se" que pertencem à terceira pessoa do singular.

     

    b) Errada. O texto indica apenas uma forma de investimento, a bolsa, e refere-se a essa forma como "um deles", ou seja, um dos caminhos interessantes do mercado.

     

    c) Errada. Linguagem coloquial é a linguagem cotidiana que utilizamos em situações informais. Obscuridade é a construção de frases de sentido obscuro, embaraçado, ininteligível. Arcaísmo é o uso de expressões antigas que estão em desuso. A linguagem utilizada no texto é a linguagem formal e não a coloquial. O texto segue as normas gramaticais da língua, não caindo em vícios de linguagem.

     

    d) Errada. O texto apresenta as seguintes referências anafóricas:

    Expressão Referencial: deles -> Referente: vários caminhos interessantes no mercado;

    Expressão Referencial: o país -> Referente: Brasil;

    Expressão Referencial: disso -> Referente: "o país tem uma taxa de juros alta, de 14,25% ao ano".

     

    e) CORRETA. "Além disso" é uma expressão pela qual se acrescenta algo ao que já foi falado.

  • Gab Letra E

    Conjunções coordenativas aditivas

    Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: enemmas tambémcomo tambémalém de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como e etc.

    http://www.infoescola.com/portugues/conjuncao-coordenativa/