SóProvas


ID
2029654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos princípios da administração pública, julgue o item subsequente.

O princípio da eficiência norteia essencialmente a prestação de serviços públicos à coletividade, sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

     

    Segundo Hely Lopes Meirelles, “o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”.

     

    O conteúdo do princípio da eficiência diz respeito a uma administração pública que prime pela produtividade elevada, pela economicidade, pela qualidade e celeridade dos serviços prestados, pela redução dos desperdícios, pela desburocratização e pelo elevado rendimento funcional. Todos estes valores encarnam o que se espera de uma administração eficiente, que em última análise pode ser resumida na seguinte frase: “fazer mais e melhor, gastando menos”. (ALEXANDRE, 2015, p. 204)

  • GABARITO ERRADO 

     

    O princípio da eficiência norteia essencialmente a prestação de serviços públicos à coletividade (CORRETO), sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração (ERRADO).

     

    Para a Professora Maria Sylvia Di Pietro o princípio em foco apresenta dois aspectos: a) relativamente à forma de atuação do agente público, espera-se o melhor desempenho possível de suas atribuições, a fim de obter os melhores resultados; b) quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração pública exige-se que este seja o mais racional possível, no intuito de alcançar melhores resultados na prestação dos serviços públicos.

  • Não conseguir entender  porque a segunda parte está errada ( sem impactar necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração).

  • Complementando...

    Eficiência tem como consectário a boa qualidade. A partir da postivação desse princípio como norte da atividade administrativa, a sociedade passa a dispor de base jurídica expressa para exigir a efetividade do exercício de direitos sociais, a exemplo da educação e da saúde, cuja prestação tem que ser assegurada pelo Estado com qualidade ao menos satisfatória.[...]

     

    FONTE: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 24ª. edição. São Paulo: Método, 2016.

     

    bons estudos

     

  • Leonardo Silva, creio que a frase "sem impactar necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração" tem o sentido de: "sem alterar necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração, pois a partir do momento em que a eficiencia é colocada como objetivo, vários mecanismos são alterados como mudanças na rotina e nos procedimentos internos. Também errei a questão. Reli várias vezes, depois fui a doutrina tentando entender o sentido da frase citada dentro do princípio da eficiência e cheguei a esta conclusão. Espero ter uma lógica.

    "Fé e força"!

  • Princípio da eficiência

    Impõe a adoção de critérios de conveniência e oportunidade, segundo planejamento e coordenação, atendendo à economicidade, de modo a assegurar continuidade, regularidade e confiabilidade nos serviços públicos.

     

    https://pt.wikibooks.org/wiki/Termos_utilizados_na_administra%C3%A7%C3%A3o_p%C3%BAblica/P

  • sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração.   iMPACTA A ROTINA PORQUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEM QUE ESTAR SEMPRE OTIMIZANDO SEU TRABALHO PARA RENDER MAIS E GASTAR POUCO! PARA MELHORAR A QUALIDADE, EVITAR DESPERDÍCIOS, ATENDER UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS.. É LÓGICO QUE IMPACTA A ESTUTURA TODA! SIMPLES ASSIM! POVO COMPLICA DEMAIS!

  • Exato Marcela! shoooow!

  • Boa percepção Marcela.
    Complementando, princípio da eficiência se norteia essencialmente em exercer a atividade administrativa com presteza, perfeição, rendimento e economicidade para administração. A questão não trás de veras a essência do princípio.

  • Questãozinha fuleragem,tem que ter uma certa interpretação ..rs

     

  • pra ser eficiente necessariamente tem que mexer nas rotinas

  • Os princípios norteiam toda a Adm Pública, inclusive as Empresas estatais regidas pelo direito privado.

  • ERRADO 

     

    Segundo Hely Lopes Meirelles, “o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”.

     

  • Se não impactar a rotina e os procedimentos da administração pública, qual o sentido do princípio? Servir de enfeite? hehehe

  • O princípio da eficiência norteia tanto a administração interna como a externa.

  • Ótimos comentários.

  • O princípio da eficiência tem impacto notório nas atividades rotineiras e procedimentos do estado. Se o estado não cumprir as rotinas visando a eficiência teremos uma ineficiência por parte dele, ou seja, é NECESSÁRIO a observância a cerca do princípio da eficiência.

  • DEVERIA ESTÁ NAS QUESTÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO

  • O princípio da eficiência norteia essencialmente a prestação de serviços públicos à coletividade, sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração

     

    O princípio da eficiência norteia,.. essencialmente serviços públicos , necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração,sem impactar à coletividade.

    Acho que deveria ser assim.

     

  • Ao passo em que se busca, pelo princípio da eficiência, a celeridade e desburocratização dos serviços públicos internos da administração (rotinas e procedimentos internos), logicamente se almeja um impacto benéfico para a Administração Pública.
    Creio que o erro esteja no uso genérico do termo "impactar", sem especificar se o impacto é benéfico ou não.

  • Ora se não impacta...

     

    "Deixe esse cafezinho e jogo de paciência e vá trabalhar que estou monitorando os seus resultados!".

     

    Impactou ou não na rotina da repartição?

  • GABARITO: ERRADO

    "O princípio da eficiência abarca dois entendimentos possíveis: tange ao agente público, que não pode atuar amadoristicamente, devendo buscar a consecução do melhor resultado possível, como também diz respeito à forma de organização da Administração Pública, que deve atentar para os padrões modernos de gestão ou administração, vencendo o peso burocrático, atualizando-se modernizando-se.
    (...)
    No campo da eficiência incide, por exemplo, o dever de a Administração atuar com economicidade, produtividade, otimizando seus resultados e reduzindo custos operacionais".

    D. Administrativo - Parte 1. Sinopses Jurídicas

  • Segundo a doutrina de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, o princípio da eficiência pode ser descrito  em duas vertentes: a) relativamente à forma de atuação do agente público, espera-se o melhor desempenho possível de suas atribuições, a fim de obter os melhores resultados; e b) quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração pública, exige-se que este seja o mais racional possível, no intuito de alcançar melhores resultados na prestação dos serviços púbicos.

    Questão em tela : ERRADA.

  • Complementando...

     

    Maria Sylvia Zanella Di Pietro propõe a análise do princípio sobre dois aspectos:

    1.º) modo de atuação do agente público; e

    2.º) modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública.

    Do ponto de vista da atuação do agente público, em razão do princípio da eficiência, espera-se que estes desempenhem suas funções norteados pela busca dos melhores resultados. O mesmo se espera da estrutura administrativa, que deve ser organizada de forma a lograr os melhores resultados na prestação do serviço público. 

  • Errado. Além da boa prestação do serviço público, há também a economicidade, celeridade, a produtividade do servidor (avaliação periódica de desempenho) e despesa com o pessoal. Enfim, há influência sim internamente.
  • A questão é não é difícil, enquanto conteúdo, mas a redação da assertiva pode gerar ambiguidade na interpretação.

  • Se não tiver o impacto na administração interna como é que vai ter eficiência. Errado mesmo. 

  • Pense de modo pratico: A cozinha deve está organizanda para servir melhor os convidados. A eficiência está ligada ao processo o meio que você utiliza para chegar a determinado fim. E o modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, com objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público” (Di Pietro, 2005:84).

  • ERRADO. Ensina Di Pietro (2014, p. 84): "O princípio da eficiência apresenta, na realidade, dois aspectos : pode ser considerado em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público".

    Fonte: Di Pietro, M. S. Z. Direito Administrativo. 27ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.

     

  • impõe a adoção de critérios de conveniência e oportunidade, segundo planejamento e coordenação, atendendo à economicidade, de modo a assegurar continuidade, regularidade e confiabilidade nos serviços públicos. (2)

  • ERRADO

     

    O princípio da EFICIÊNCIA norteia essencialmente a prestação de serviços públicos à coletividade, SEM IMPACTAR, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração.
     

    Sem impactar - É claro que impacta diretamente nas rotinas e procedimentos da Administração Pública. Os serviços públicos deverão ser prestados com presteza, agilidade, perfeição, adequação e efetividade.

     

     

  • Eficiência, numa formula simples, diz respeito ao: modo de atuação do agente + modo de organização e estruturação da administração. 

  • DE INÍCIO, TEMOS QUE TER EM MENTE QUE A EFICIÊNCIA É UMA RELAÇÃO ENTRE CUSTOS E BENEFÍCIOS, OU SEJA, UMA RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS APLICADOS E O PRODUTO FINAL OBTIDO: É A RAZÃO ENTRE O ESFORÇO E O RESULTADO, ENTRE A DESPESA E A RECEITA, ENTRE O CUSTO E O BENEFÍCIO RESULTANTE.

     

    A ADMINISTRAÇÃO NÃO DEVE PERMANECER EM ROTINAS DE PROCEDIMENTO. A ADMINISTRAÇÃO DEVE, POR EXEMPLO, UTILIZAR A TECNOLOGIA (que está sempre em evolução) PARA GARANTIR A EFICÊNCIA DO SERVIÇO PÚBLICO. OU SEJA, A RELÇÃO DE CUSTO-BEJEFÍCIO DEVE ESTAR ASSOCIADA A UMA GESTÃO DINÂMICA E ATUALIZADA. LOGO, SEMPRE VAI IMPACTAR ROTINAS E PROCEDIMENTOS INTERNOS!

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Eficiência tirar a ideia de burocracia. Sabemos que a Administração Pública, é sim burocrática, porém, com este principio as coisas mudaram. 

  • Caso essa questão tivesse como gabarito ''certo'' , tenho certeza de que não seria anulada.  Pois a palavra ''necessariamente'' pode significar que impacta sim as rotinas e procedimentos internos da administração mas não em 100% dos casos...

  • Errado!

    O princípio da eficiência norteia essencialmente a prestação de serviços públicos à coletividade (correto) sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração.(errado).

     É claro que impacta diretamente nas rotinas e procedimentos da Administração Pública. Os serviços públicos deverão ser prestados com prestezaagilidadeperfeiçãoadequação e efetividade.

     

  • O princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional, buscando-se, assim, maior produtividade e redução dos desperdícios de dinheiro público.
     

  • O princípio da eficiência está espraiado em toda conduta administrativa. Assim, deve o administrador se deixar guiar pelos valores que emanam de tal princípio para satisfazer o seu conteúdo em todos os seus atos.

  • Errado,

    Eficiência se aplica na atividade FIM e na MEIO

  • É aplicável a toda a Administração Pública!

     

     

  • Questão ERRADA

    Principio da EFICIÊNCIA, norteia na verdade buscar por melhores resultados, melhores beneficios, ou seja,  é fazer o maximo possivel GASTANDO mínimo

  • ué fazer mais com menos (eficiência) é evitar de impactar as rotinas, afinal a adm é mestra em dar 1 e querer 4 se estou errado expliquem; 

  • GABARITO: ERRADO

     

    O princípio em foco apresenta dois aspectos para a prof. Mara Sylvia Di Pietro:

    a)      relativamente à forma de atuação do agente público, espera-se o melhor desempenho possível de suas atribuições, a fim de obter os melhores resultados; (item que justifica a questão como errada)

     

    b)      quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração pública, exigi-se que este seja o mais racional possível, no intuito de alcançar melhores resultados na prestação dos serviços públicos.

     

    Deus é a nossa força!

  • Vou parafrasear o filósofo Alborgueti: PUTARIA, PUTARIA, PUTARIA!!

     

    O termo "necessariamente" tornou a questão completamente subjetiva, ao meu ver.

     

     

     

    Abraço e bons estudos.

  • Tudo junto e misturado.

    #SEGUEOBAIIIIILE

     

    (DIPietro) O princípio da eficiência apresenta, na realidade, dois aspectos :
    ode ser considerado em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.

  • Se norteia essencialmente é porque gera algum impacto.

  •  

    Resposta - ERRADO

    JUSTIFICATIVA -  O princípio da eficiência norteia os procedimentos internos da administração, pois implementou o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal. Nesse sentido, economicidade, redução de desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos por referido princípio.

  • Eficiência: Fazer mais com menos,sendo assim, é claro que vai impactar os procedimentos internos.

  • Ninguém acima, por hora, observa que eficiência não necessariamente significa impactar as rotinas e procedimentos.

    Situações de aumento de eficiência:

    1- Fazer mais com menos.

    2- Fazer mais com os mesmos recursos - você entrega maior numero de resultados, com o mesmo número de recursos.

     

  • O principio da eficiência:  tem dupla acepção, no dizer da Professora maria Sylvia Zanella Di Pietro,

    Pode ser considerado em relaçao ao modo de atuaçao do agente público, do qual  se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação de serviço público.

     

    E

     

     

    Posso todas as coisas naquele que me fortalece!

  • O princípio da eficiência tem ampla aplicabilidade sobre as atividades administrativas em geral, não se limitando, pois, a nortear a prestação de serviços públicos, tal como incorretamente aduzido na afirmativa ora analisada.

    No tocante à amplitude do princípio da eficiência, convém anotar a seguinte da passagem da obra de Maria Sylvia Di Pietro:

    "(...)corresponde ao 'dever de boa administração' da doutrina italiana, o que já se acha consagrado, entre nós, pela Reforma Administrativa Federal do Dec.-lei 200/67, quando submete toda atividade do Executivo ao controle de resultado (arts. 13 e 25, V)(...)"

    Assim sendo, conclui-se pelo desacerto da afirmativa ora em exame, ao pretender restringir o princípio da eficiência ao âmbito dos serviços públicos, quando, a rigor, trata-se de postulado que irradia seus efeitos sobre toda a função administrativa (e, a rigor, inclusive sobre atos típicos dos demais Poderes da República, convém acentuar).

    Gabarito do professor: ERRADO

    Bibliografia:

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

  • ·         A administração não deve permanecer em rotinas de procedimento. A administração deve, por exemplo, utilizar a tecnologia (que está sempre em evolução) para garantir a eficiência do serviço público, ou seja, a relação de custo-benefício deve estar associada a uma gestão dinâmica e atualizada. logo, sempre vai impactar rotinas e procedimentos internos!

     

    Gabarito: E

  • O princípio da eficiência norteia essencialmente a prestação de serviços públicos à coletividade, sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração.

  • Gabarito Errado, 

    necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração (Esse é o enfoque do erro da questão).

    Conforme a  Professora Maria Sylvia Di Pietro o princípio em foco apresenta dois aspectos: 1º) relativamente à forma de atuação do agente público, espera-se o melhor desempenho possível de suas atribuições, a fim de obter os melhores resultados; 2º) quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração pública exige-se que este seja o mais racional possível, no intuito de alcançar melhores resultados na prestação dos serviços públicos...

  • O princípio da eficiência tem ampla aplicabilidade sobre as atividades administrativas em geral, não se limitando, pois, a nortear a prestação de serviços públicos, tal como incorretamente aduzido na afirmativa ora analisada.

    No tocante à amplitude do princípio da eficiência, convém anotar a seguinte da passagem da obra de Maria Sylvia Di Pietro:

    "(...)corresponde ao 'dever de boa administração' da doutrina italiana, o que já se acha consagrado, entre nós, pela Reforma Administrativa Federal do Dec.-lei 200/67, quando submete toda atividade do Executivo ao controle de resultado (arts. 13 e 25, V)(...)"

    Assim sendo, conclui-se pelo desacerto da afirmativa ora em exame, ao pretender restringir o princípio da eficiência ao âmbito dos serviços públicos, quando, a rigor, trata-se de postulado que irradia seus efeitos sobre toda a função administrativa (e, a rigor, inclusive sobre atos típicos dos demais Poderes da República, convém acentuar).

    ERRADO

  • Errado. O princípio da eficiência assegura que os serviços prestados pela Administração Pública sejam bons, rápidos, econômicos, produtivos, que a sociedade sinta-se servida por uma boa gestão e perceba a utilidade e competência de tais prestações de serviço. Isso se reflete em todos os setores da Administração e não apenas naqueles cujos efeitos são coletivos. É previsto, constitucionalmente, que servidores públicos tenham cursos de formação e aperfeiçoamento, inclusive, também, previsto passarem por procedimentos de avaliação periódica de desempenho, sendo tal fator condição que pode fazer com que haja perda de cargo estável.

  • A eficiência visa justamente otimizar custos nas rotinas administrativas.




    PM_ALAGOAS_2018

  • Visa pesquisar de menor custo satisfazendo a bem de todos.

    Gab. E

  • GABARITO ERRADO

     

     

    "princípio da eficiência apresenta-se sob dois aspectos, podendo tanto ser considerado em relação à forma de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atuações e atribuições, para lograr os melhores resultados, como também em relação ao modo racional de se organizar , estruturar, disciplinar a administração pública, e também com o intuito de alcance de resultados na prestação do serviço público."

     

    PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo.

     

     

    bons estudos

  • Gabarito Errado


    Princípio da Eficiência


    É aquele que impõe a todo agente público a obrigação de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional. A função administrativa exige resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. O objetivo principal é assegurar que os serviços públicos sejam prestados com adequação às necessidades da sociedade que os custeia

  • Resumão para quem tem pressa:

    A eficiência deve ser observada tanto interna como externamente, ou seja, eficiência tanto nas atividades dentro do órgão como também para o público alvo (fora do órgão).

    Abraço.

  • gab ERRADO.

    Impacta, principalmente, os atos de gestão.

  • O erro da questão da está essencialmente no "essencialmente".

  • Gab Errada

     

    Princípio da Eficiência

     

    Este princípio se tornou expresso com o advento da EC 19/98. Eficiência é produzir bem, com qualidade e com menos gastos.

     

    Maria ylvia Zanella de Pietro: O princípio da eficiência apresenta, na realidade, dois aspectos: Pode ser considerado em relação ao modo da eficiência do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.

  • Errado.

    A eficiência está intimamente ligada às atividades internas da Administração Pública, exigindo que a atuação dos agentes seja pautada em critérios objetivos. Logo, os procedimentos e rotinas devem ser adequados ao referido princípio.

     


    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

  • Ser eficiente...é prestar o serviço bem e com economicidade..se o público ficar satisfeito, não haverá estresse se não tem filas...por consequência o ambiente do trabalho fica extremamente melhor.

  • Questão bem tranquila.

    Questão errada!

  • ERRADO

  • “Sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimento interno da administração” *Errado*
  • Questão errada.

    Só lembrar da delegação de funções internas.

  • Segundo Hely Lopes Meirelles, “o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”.

  • O princípio da eficiência norteia essencialmente a prestação de serviços públicos à coletividade (CORRETO), sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração (ERRADO).

    O Einstein concurseiro è muito bom , vide suas respostas , o cara è fera !!!

  • Ex: https://www.cnj.jus.br/gestao-e-planejamento/metas/

  • Como ser mais eficiente sem impactar sua rotina e procedimento? Eficiência pressupõe impacto na rotina, na forma como você faz as coisas, a fim de torna-las mais rápidas e com melhor qualidade.

  • Existem muitos orgãos publicos com funcionarios muito eficientes, necessariamente não ha impacto na rotina deles. A questão coloca um "necessariamente" ali de maneira abstrata.
  • ERRADO.

    O princípio da eficiência está estritamente relacionado aos procedimentos internos, sendo que o princípio abrange tanto o atendimento á população, como as atividades internas. Visando sempre uma atuação com os melhores resultados possíveis.

  • Chegar atrasado ao serviço fere o princípio da eficiência, um dos princípios norteadores da ADM.

  • Eficiência é atender às necessidades da população sem desperdício ou gastos excessivos; é ser célere e econômico. Logo, tem impacto direto nas rotinas e procedimentos internos da administração.

  • Gabarito: Errado ❌

    PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA

    Compreende-se “eficiência” por quando o agente cumpre com suas competências, agindo com presteza, perfeição, buscando sempre o melhor resultado e com o menor custo possível, no sentido econômico-jurídico.

    • Portanto,

    Exige desfecho satisfatório, em tempo razoável, em prol do interesse público e segurança jurídica.

    Exige o direcionamento da atividade e dos serviços públicos à efetividade do bem comum.

    O núcleo do princípio da eficiência no direito administrativo é a procura da produtividade e economicidade.

    [...]

    ____________

    Fontes: Politize; Questões da CESPE.

  • Muito pelo contrário!

    Toda Administração Pública é impactado pelo princípio da eficiência, visto que a estrutura administrativa é direcionada ao alcance da sua finalidade maior, a saber, o interesse público.

  • errado - sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração. IMPACTA SIM!

    Como ser eficiente chegando sempre tarde ao serviço e sem estabelecer planejamento interno de atividades?

    impossível.

    Seja forte e corajosa.

  • ERRADO EFICIÊNCIA = CUSTO E BENEFÍCIO.

  • gabarito ERRADO --> PRINCIPIO DA EFICIENCIA = FAZER MAIS COM MENOS;

    PMAL2021

  • Claro que vai impactar os meios para se alcançar os fins.

  • GABARITO ERRADO

    AFIMAÇÃO DA BANCA: O princípio da eficiência norteia essencialmente a prestação de serviços públicos à coletividade(o essencialmente ja liga o alerta) , sem impactar, necessariamente, rotinas e procedimentos internos da administração.(erro confirmado)

    EFICIÊNCIA TEM DE SER DENTRO E FORA DOS PRÉDIOS DA ADMINISTRAÇÃO!

    FAZER MAIS COM MENOS!

  • Uma das rotinas é a revisão periódica
  • Gabarito:Errado

    Dicas de Princípios Administrativos:

    1- Podem ser explícitos ou implícitos;

    2- Explícitos estão na constituição federal. São eles: LIMPE (Legalidade - Executar meus atos com base na lei, isto é, o agente público fazer tudo conforme Lei; Impessoalidade - Tratar todos de forma igual e vedado a auto promoção e agentes públicos; Moralidade - Executar os atos com base no decoro, fé e honestidade; Publicidade - Divulgar todos os atos da administração público, exceto segurança do estado e da sociedade por meio da imprensa oficial; Eficiência - buscar os melhores resultados com o melhor custo x beneficio e é o único não originário)

    3- Implícitos são as doutrinas aplicadas. São eles: autotutela (a administração pode gerenciar e anular e revogar os seus atos), razoabilidade/proporcionalidade (utilizar a boa razão, bom senso, medida justa (meios e fins), tutela (a administração direta pode averiguar se a administração indireta está fazendo as coisas corretamente).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • imagine,o servidor público demorar 8 horas pra vestir a farda, é preciso eficiência pra tudo na Adm pública.
  • O princípio da eficiência norteia-se por ambas as dimensões: (i) modo de atuação do agente público e (ii) modo de organização da Administração Pública.