SóProvas


ID
2030461
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                        O abraço e a flor

                                         A campanha das enfermeiras e a necessidade diária de surpresa.


    Saí hoje cedo para caminhar com o objetivo de sempre: mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor. Assim que dobrei a esquina, consegui minha dose diária de surpresa boa – tão necessária para mim quanto o sol de abril.

    Meninas de 20 e poucos anos exibiam um cartaz que anunciava abraços grátis. Achei que fosse mais uma ação promocional das construtoras de apartamento que, nos últimos meses, passaram a perturbar os moradores na porta de todas as padarias da região. [...]

    Algumas ações são nobres e humanitárias. Outras não passam de estratégias comerciais para promover sites, empresas ou palestras de autoajuda.

    No caso da enfermagem e da psicologia, a justificativa é a melhoria da qualidade de vida. Estudos demonstram que abraçar reduz os níveis de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse crônico e à ocorrência de doenças cardíacas.

    O abraço também aumenta a produção de dopamina e serotonina (hormônios do prazer) e de oxitocina (o hormônio do afeto). Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica. É um círculo virtuoso: quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.

    Um estudo realizado no ano passado pela Universidade Médica de Viena demonstrou que o abraço pode mesmo reduzir o stress, o medo e a ansiedade. A oxitocina liberada contribui para a redução da pressão arterial, aumenta o bem-estar e favorece o desempenho da memória.

    No entanto, o neurofisiologista Jürgen Sandkühler, autor do trabalho, questiona o valor dos abraços recebidos de pessoas estranhas. A oxitocina é o hormônio produzido pela glândula pituitária, conhecido por favorecer o estabelecimento de laços afetivos entre pais e filhos e entre os casais.

    “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”, diz.

    Em resumo: as pessoas precisam estar na mesma sintonia. Acredito que isso seja perfeitamente possível entre estranhos. Não sei se o nível dos meus hormônios aumentou, mas a iniciativa das estudantes de enfermagem alegrou meu dia. Espero que elas não percam a ternura quando a realidade da profissão se apresentar.

    Como essas meninas, acredito que o bem-estar pode ser contagiante. Ao final de nosso breve encontro, uma delas me ofereceu uma flor feita com capricho e papel crepom.

    Resolvi testar o poder da flor. Durante uma hora caminharia com ela na mão e observaria a reação de quem cruzasse meu caminho. Será que alguém notaria alguma coisa fora do script? Será que um sorrisinho escaparia dos lábios? [...]

    Voltei para casa com uma supersafra de gentilezas. Nunca ouvi, numa única manhã, tanta gente me desejando bom dia, tanto motorista me dando passagem, tanta conversa, tanto olho no olho, tanto sorriso. O tênis, a roupa, o percurso eram os mesmos. O que mudou foi o abraço e a flor.

    Só um pedestre não viu nada. Bateu o portão de um prédio com fones enterrados no ouvido, óculos bem escuros, mochila estufada, ombros curvados para frente – aquele visual e aquele comportamento que são a marca do nosso tempo. Não do meu tempo, mas o de muita gente. Quase me atropelou, mas não notou minha presença. Muito menos a da flor.

(Cristiane Segatto – 12/04/2013. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com//Saude-e-bem-estar/cristiane-segatto/noticia/2013/04/o-abraco-e-flor.html. Com Adaptações.) 

Acerca dos sentidos e ideias trazidas ao texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Atualmente, ações nobres apresentam-se como estratégias para proporcionar melhorias materiais, físicas e financeiras.

II. A melhoria da qualidade de vida é um fato que promove estudos – de caráter científico – e ações a respeito, o que demonstra a relevância de tal assunto para toda a humanidade.

III.O desconhecimento acerca de um resultado objetivo envolvendo ações que visem a qualidade de vida poderá interferir negativamente em seus benefícios.


A correção está presente apenas em

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é um pouco "sui generes", no entanto essa questão até que foi bem formulada. O enunciado pede de acordo com os sentidos e ideias trazidas do texto, logo está pedindo interpretação e inferência:

    1) no item I: O texto realmente afirma que algumas ações nobres têm sido para angariar vantagens financeiras, porém físicas e materiais, seria EXTRAPOLAR na interpretação.
    2) no item II: a qualidade de vida foi alvo de estudos, no texto não deixa EXPLICITO que há uma relevância para a humanidade, entretanto de acordo com as ideias do texto é possível interpretar que isso é possível.
    3) no item III: é justamente o contrário, o desconhecimento de um resultado objetivo pode sim interferir positivamente: no texto a narradora afirma que mesmo abraços de pessoas desconhecidas, despertam bons sentimentos.

  • "III.O desconhecimento acerca de um resultado objetivo envolvendo ações que visem a qualidade de vida poderá interferir negativamente em seus benefícios.". Isso não tem nada a ver com o texto, mas não é uma afirmação errada, já que contém o verbo PODERÁ. ÓBVIO QUE PODERÁ, CARAMBA. Assim como também poderá interferir positivamente. QUESTÃO HORRENDA.

  • Colega Maurício, acho que essa afirmativa não é possível de ser feita dentro do exposto no texto, entende? Seria uma extrapolação. Mas concordo que a questão é malfeita.
  • Leandro sua explicação sobre a alternativa 3) está sem noção.

    olha o que está falando na alternativa:

    III.O desconhecimento acerca de um resultado objetivo  (não o desconhecimento sobre quem tem abraça, conforme você estár afirmando)

     

    Na verdade, essa questão tem que ser por eliminação mesmo.

    I. Atualmente, ações nobres apresentam-se como estratégias para proporcionar melhorias materiais, físicas e financeiras. (não, o texto se refere sobre a estratégia de marketing de algumas empresas)

    II. A melhoria da qualidade de vida é um fato que promove estudos – de caráter científico – e ações a respeito, o que demonstra a relevância de tal assunto para toda a humanidade. (texto apresentou vário estudos sobre hormônios e como são "liberados") - na dúvida? pula.

    III.O desconhecimento acerca de um resultado objetivo envolvendo ações que visem a qualidade de vida poderá interferir negativamente em seus benefícios. (Em nunhum momento o texto diz sobre desconhecimento de resultado - o mais próximo disso é referente ao desconhecimento da pessoa que te abraça..NADA SOBRE RESULTADOS...

     

    Por eliminação....Juro que se tivesse uma alternativa com  e) Todas estão erradas... Eu teria caido!

  • Prezado, Fabio Souto

    Você está equivocado, pois no texto está expresso o resultado do abraço: “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”, diz.

    Ou seja, o item III está, afirmando que se por acaso uma pessoa receba um abraço de um desconhecido, o fato dela não saber que cientificamente, abraços de desconhecidos não geram nada, isso interferirá nos beneficios do abraço? A resposta é NEGATIVA, pois mais adiante a senhora que recebeu o abraço, afirma que mesmo desconhecendo as estudantes aqueles abraços trouxeram algo de positivo:
    "Não sei se o nível dos meus hormônios aumentou, mas a iniciativa das estudantes de enfermagem alegrou meu dia."

  • Olha a extrapolação aí. Embora a afirmativa III seja totalmente aceitável, ela não consta no texto. Na hora da prova, muita calma. Vença suas convicções e seja frio.

  • Gab. B

     

    Caro Leandro Lopes, concordo com o gabarito, inclusive baseado no comentário do colega Cristiano Magalhães.

     

    Vou explicar meu ponto de vista utilizando o seu comentário:

     

    A opção III diz, ".O desconhecimento acerca de um resultado objetivo envolvendo ações que visem a qualidade de vida poderá interferir negativamente em seus benefícios." (isso é uma afirmação proposta para analisarmos se o texto fala ou não).

     

    A opção III fala a respeito do "desconhecimento" do tema, da ideia, veja: "o desconhecimento acerca de um resultado objetivo..." em nenhum momento ele cita sobre "abraços de desconhecidos".

     

    Não tenho certeza,  mas acho que sua interpretação ficou prejudicada neste ponto específico. o texto não fala, em nenhum momento, sobre situações de desconhecimento do tema, ou resultados pelo desconhecimento do tema.