-
alguém consegue nos convencer que a B está errada? Essa banca. Palmaas pra ela!
Pra se dar bem com essa banca tem que ser doido para responder as questões, porém quando chegar o pscicotécnico, o fato de ser doido irá reprovar, e aew como faz?!
-
Tambem tive dificuldade para responder essa questão, porem achei a justificativa da banca para assumir a letra D como a alternativa correta.
Em “Olhares transmitem mundos inteiros, concordo; já os sons (tanto palavras quanto músicas) inventam redes neurais em nossos cérebros, funcionando como verdadeiras portas de acesso à cultura, que nos permitem pertencer ao universo dos humanos. Mas é o toque que inaugura a existência.” (1º§) não há o estabelecimento de contraste conforme afirma a alternativa “B) contraste, demonstrando a quebra de uma expectativa criada pelo primeiro período.” Certas conjunções coordenativas podem, no discurso, assumir variados matizes significativos de acordo com a relação que estabelecem entre os membros. “mas” é uma partícula que apresenta múltiplos valores afetivos. Além da ideia básica de oposição, de contraste, pode exprimir, por exemplo, as de: restrição, retificação, atenuação ou compensação e adição. No enunciado em análise, o “mas” não estabelece oposição ou contraste em relação à informação anterior, mas acrescenta, adiciona um novo fator. A alternativa “C) equivalência, pois todas as alternativas do enunciado possuem igual valor e importância.” não pode ser considerada correta, o fato ou ideia introduzido por “mas” recebe um realce em face da ideia anterior e se impõe à atenção do leitor, funcionando como argumento para os efeitos de sentido que o enunciador pretende produzir.
Fonte: • CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6ª edição de acordo com a nova ortografia. Lexikon.
• AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. Publifolha.
-
Maneiro Carol!
Interessante saber que eles adotam o Celso Cunha.
Porém, eles explicaram, explicaram mas não falaram nada. Em resumo falaram: o MAS tem vários significados, e nesse item está adotando o valor de ADIÇÂO, porque a gente ta falando que tá, e ponto final, calem a boca! Foi mais ou menos isso, mas qualquer ser humano que pensa um pouco nota que NUNCA NESSE planeta esse MAS ai é de adição.
-
Se ao menos fosse "mas também" daí até pensaria em concordar. oO
#IdecanVirandoCespe :(
-
Assim como os demais colegas, não concordo com o gabarito nem com a justificativa que a banca quis impor. Fica claro que a conjunção MAS no segundo período exprime valor adversativo em relação ao primeiro período quando substituímos MAS por pórem, contudo, todavia, no entanto, entretanto. Se tratasse de adição, caberia melhor o conectivo " mas também".
-
Falar em "independência" quando se usa um conectivo de subordinação ou coordenação é um erro. Isso já seria suficiente pra anularem essa questão, independente de o mas ter valor aditivo ou adversativo.
Além disso, é possível estabelecer uma espécie de gradação entre as orações e, por conseguinte, entre os períodos; ou seja, não há alternativa 100% correta.
-
TAMBEM ERREI A QUESTÃO : MAS VAMOS TENTAR NOS AJUDAR:
EM MINHAS PESQUISAS, CONSTATEI QUE MAS TAMBÉM SIGNIFICA COMPENSAÇÃO.
A CONJUNÇÃO COORDENATIVA (MAS) PODE SER RETIRADA QUE NÃO MUDA O SENTIDO DA FRASE. VAMOS RETIRAR O mas:
“Olhares transmitem mundos inteiros, concordo; Os sons inventam redes neurais em nossos cérebros, funcionando como verdadeiras portas de acesso à cultura, que nos permitem pertencer ao universo dos humanos. é o toque que inaugura a existência.”
EQUIVALÊNCIA NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE ADIÇÃO. O mas, CONTINUA COM SEU VALOR ADVERSATIVO, MAS NÃO DEIXA DE HAVER EQUIVALENCIA ENTRE OS PERÍODOS (observem que ele está falando de períodos e não do mas )
.
EQUIVALÊNCIA ENTRE OS PERÍODOs versus QUEBRA DE EXPECTATIVA ( vamos analisar a letra b e c):
b)contraste, demonstrando a quebra de uma expectativa criada pelo primeiro período.(NÃO HOUVE QUEBRA DE EXPECTATIVA OLHAR,SOM E TOQUE- cada um com sua função; "ninguem quebrou ninguem");
c)equivalência, pois todas as alternativas do enunciado possuem igual valor e importância (HÁ EQUIVALÊNCIA, HA RELAÇÃO ENTRE SI E A MESMA IMPORTANCIA -olhar,som e toque)
OLHAR E SOM funcionando como verdadeiras portas de acesso à cultura.... MAS É O TOQUE QUE INAGURA!
Ufa ! Espero ter ajudado !
-
CONCORDO COM O WILSON ALMEIDA !
A QUESTÃO PERGUNTA SOBRE UMA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PERÍODOS !
-
Dica: provas da IDECAN fica 80% mais fáceis de resolver por eliminação! Encontre a menos esquisita, a menos errada!
-
O comando da questão induz ao erro. O mais correto seria: "A primeira e a segunda ORAÇÃO do trecho destacado..." e assim condizendo com o gabarito "D".
1 - Oração é a estrutura sintática construida apartir de um verbo ou locução verbal, não precisa de sentido completo.
2 - Período é um enunciado com sentido completo constituido de uma ou mais orações (verbo ou locução verbal), e termina em ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou reticências. Dividindo-se em simples ou composto.
-
Eu poderia jurar que a conjunção MAS remete a idéia de dar menos importancia ao termo anteriormente dito e enfatizar o novo! Causando quebra de expectativa!
estranho usar uma conjunção de subordinação e dizer que é coordenação e independente!
poderia juarar que era letra B... Eu odeio essa banca!
-
toda vez marco a B... não consigo nem decorar que é a D kkkkkkkkkkkk
errando até 3032
-
Minha próxima prova terá como realizadora o Idecan. Fazendo as questões deles, noto que só Português é tão estranha assim. Mesmo nos conhecimentos específicos, eles não ficam tentando inventar conceitos novos (na maioria das questões, pelo menos). Vai entender!!!
-
Que banca maluca. Essa questão é totalmente igual a Dilma deve ter sido ela que fez essa questão.
-
Pessoal indiquem para comentário.
-
se na B) não há contraste, demonstrando a quebra de uma expectativa criada pelo primeiro período.
fica dificio
-
Minha gente, isso não é normal não
-
Gente, eu errei a questão mas pelo que eu entendi é o seguinte:
A banca pede o PRIMEIRO período em relação ao SEGUNDO. O primeiro período é simples e independente, não faz contraste nenhum em relação ao segundo. No caso, o segundo período que faz contraste com o primeiro. Essa que é a pegadinha da questão.