SóProvas


ID
2030488
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto III  

                                                           Consciência coletiva

       O conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem vida própria; podemos chamá-lo de consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem por substrato um órgão único; ela é por definição difusa em toda a extensão da sociedade, mas tem, ainda assim, características específicas que fazem dela uma realidade distinta. [...] Do mesmo modo, ela não muda a cada geração, mas liga umas às outras as gerações sucessivas. Ela é, pois, bem diferente das consciências particulares, conquanto só seja realizada nos indivíduos. Ela é o tipo psíquico da sociedade, tipo que tem suas propriedades, suas condições de existência, seu modo de desenvolvimento, do mesmo modo que os tipos individuais, muito embora de outra maneira.

                                                                      (Émile Durkheim. Da divisão do trabalho social, 1893.)

Considerando que o período “Ela é, pois, bem diferente das consciências particulares, conquanto só seja realizada nos indivíduos.” seja reescrito e mantenha o sentido original da mensagem, considerando-se o contexto, está correta a alteração feita em:

Alternativas
Comentários
  • Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

     

    a) errado ( não pode deslocar o mas) Das conjunções adversativas, "mas" deve ser empregada sempre no início da oração: as outras (porém, todavia, contudo, etc.) podem vir no início ou no meio.

     

    b) errado ...... Causais como (= porque, no início da frase)

     

    c) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • PQP essa banca!

    Na alternativa D, sintaticamente está correto. MAS O SENTIDO ESTÁ DIFERENTE: NO ENUNCIADO O TERMO DIZ QUE A CONSCIÊNCIA PARTICULAR SÓ É REALIZADA NOS INDÍVIDUOS. E NO TERMO PROPOSTO DE REESCRITA AFIRMA QUE A CONSCIÊNCIA COLETIVA QUE É REALIZADA NOS INDIVIDUOS. E É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO. SENDO QUE A QUESTÃO PEDE: DE ACORDO COM O SENTIDO E NÃO DE ACORDO COM A GRAMÁTICA.

  • Eu só consegui compreender o total SENTIDO do período com a análise sintática. Olha só :

     

    "Ela é (Consciência coletiva), pois, bem diferente das consciências particulares, /  conquanto¹ só seja realizada nos indivíduos."

                                                              O.PRINCIPAL                                                                  O.SUBORDINADA

     

    ¹ Conquanto: é conjunção subordinada adverbial de concessão, ou seja, introduz uma oração subordinada. Segundo Pestana, a oração subordinada completa a estrutura sintática da outra (chamada de principal), ou simplesmente depende da outra (da principal) para ampliar a sua estrutura.

     

    Logo, "conquanto só seja realizada nos indivíduos" só pode estar se referindo à consciência coletiva.

     

    Alternativa D.

     

     

     

  • O conquanto está iniciando uma oração subordinada adverbial concessiva, e poderia ser ser substituído por outros conectivos concessivos como: embora, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de que, a despeito de, malgrado, em que pese. 

  • “Ela é, pois, bem diferente das consciências particulares, conquanto (embora - concessiva) só seja (ela - a consciência coletiva ou comum)  realizada nos indivíduos.”

    Bastava saber o valor da conjunção! 

    Não muda sentido e está de acordo com a gramática...o resto é chororô!!

     

     

  • Pegadinha do malandro...