SóProvas


ID
2030584
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“O capital financeiro contemporâneo avança sobre o fundo público, formado tanto pelo lucro do empresariado quanto pelo trabalho necessário dos assalariados, que são apropriados pelo Estado sob a forma de impostos e taxas. Por outro lado, os investimentos especulativos em ações de empresas no mercado financeiro apostam na extração da mais-valia presente e futura dos trabalhadores para alimentar expectativas de lucratividade futuras das empresas, interferindo silenciosamente em direção a uma ampla regressão dos direitos que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho.”

(Harvey, 1993; Alves, 2000; Antunes, 1997, 1999; Bhir, 1999; Santana, e Ramalho, 2003.)


Assinale a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das interferências silenciosas supracitadas que contribui com a regressão dos direitos e que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva foi elaborada com base no artigo “Mundialização do capital, questão social e Serviço Social no Brasil”, neste, Iamamoto tece considerações sobre as metamorfoses no mundo do trabalho na era do capital, porque não dizemos, fetiche do capital. Vide, “o capital financeiro avança sobre o fundo público, formado tanto pelo lucro do empresariado, quanto pelo trabalho necessário dos assalariados, ambos apropriados pelo Estado sob a forma de impostos e taxas. Por outro lado, os investimentos especulativos em ações de empresas no mercado financeiro apostam na extração da mais-valia presente e futura dos trabalhadores para alimentar expectativas de lucratividade futuras das empresas, interferindo silenciosamente:

    I - nas políticas de gestão e de enxugamento da mão-de-obra;

    II - na intensificação do trabalho e no aumento da jornada;

    III - no estímulo à competição entre os trabalhadores num contexto recessivo, dificultando a organização sindical;

    IV – na elevação da produtividade do trabalho com tecnologias poupadoras de mão-de-obra;

    V - nos chamamentos à participação e consentimento dos trabalhadores às metas empresariais, além de uma ampla regressão dos direitos, o que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho”.

    Logo, afirmar que umas das prerrogativas do capital financeiro é a desaceleração e redução da jornada de trabalho constitui afronta à teoria da retenção dos lucros, mais-valia.

     

    Resposta letra “A”.

     

    file:///C:/Users/Cliente/Downloads/93-369-1-PB.pdf

     

    "Se vês algum interesse em meus planos, crie situações que contribuam para sua realização." Sun Tzu

  • A questão se refere as transformações societárias ocorridas desde a década de 1970 e as metamorfoses que ocorrem no âmbito da produção e do mercado de trabalho. Nesse contexto, pode-se afirmar que naquele contexto de crise que inicia em 1970, o capital para voltar a atingir superlucros, reestrutura-se tanto no que diz respeito a produção quanto no mercado. Assim, tem-se a incorporação dos avanços da ciência e da robótica na produção, diminuindo a necessidade de trabalho vivo, em algumas regiões do globo, e aumentando a produção; e a flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho, o qual passa a se constituir majoritariamente de trabalhadores instáveis, que podem ser descartados a qualquer momento sem que isso acarrete custos, e a diminuição e eliminação de direitos historicamente conquistados, aviltando as condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora. Tudo isso também implicará nas organizações dos trabalhadores, enfraquecendo-as diante desse quadro e tornando-as passivas frente a ofensiva neoliberal. Após esse breve contexto, iremos comentar cada alternativa:

    a) Esta alternativa está incorreta. Apesar do incremento tecnológico no processo produtivos, pode-se afirmar que não há diminuição da jornada de trabalho, pelo contrário. Com o enfraquecimento e desmobilização dos sindicatos frente a ofensiva do capital, tem-se em diversas regiões do globo, principalmente dos países periféricos, o aumento da jornada de trabalho, ora utilizando-se de obtenção de mais valia relativa (por meio de máquinas), ora utilizando-se de mais valia absoluta (por meio da extensão da jornada de trabalho). Tem-se também uma intensificação do trabalho devido ao uso desses avanços tecnológico, os quais possibilitam produzir mais em menos tempo.

    b) Esta alternativa está correta. Após os anos de 1970, como afirmamos, há o incremento no processo produtivo das inovações tecnológicas, da ciência e da robótica, as quais poupam o trabalho vivo e possibilitam maior produção em menor tempo.

    c) Esta alternativa está correta. A reestruturação do capital no âmbito da produção aliada, no campo ideo-político, a adoção das políticas neoliberais implicam em formas manipulatórias que buscam o consentimento do trabalhador a sua própria exploração. O que ocorre é que nesse novo contexto, ao contrário do despotismo e rigidez do taylorismo-fordismo, busca-se formas consentidas e de cooptação dos trabalhadoras e alguns caso proporcionado, de forma irrisória, sua participação nas decisões da empresa; participação nos lucros; e o famoso discurso de “vestir a camisa" da empresa. Em verdade é apenas uma nova maneira de extração de mais-valia de forma passiva.

    d) Esta alternativa está correta. O estímulo a competição entre os trabalhadores ocorre por diversas questões e, dentre elas, pode-se destacar o desemprego estrutural. Em virtude de uma classe trabalhadora tão complexificada e fragmentada, na qual estão inseridos homens e mulheres; brancos e negros; instáveis e estáveis; contratados e efetivos; terceirizados; trabalhadores de tempo parcial e de tempo integral; a classe trabalhadora tem dificuldade de se reconhecer enquanto classe para si. Isto é, esta classe tem dificuldade de perceber e formar sua consciência de classe. Deste modo, não se enxergando enquanto partícipes da mesma classe social, o capital consegue implementar suas políticas de contrarreformas e, diante do medo do desemprego, afinal o exército industrial de reserva está exacerbado e sempre terá outro para substituir, os trabalhadores passam a competir entre si e a não se unirem, desmantelando suas organizações.

    RESPOSTA: A