SóProvas


ID
2030818
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A legalidade é elemento extremamente relevante no âmbito do atual Estado Constitucional Democrático, pois é a ideia de legalidade que impõe limites à atuação do Poder Público. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 determina que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

     

    CF/88

     

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

  • ART 5 CF

    Letra A (CERTO)

    LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

    Letra B (ERRADO) 

    LVIII - o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal salvo nas hipóteses previstas em lei;

    Letra C (ERRADO)

    LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

    Letra D (ERRADO)

    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

    NADA DE ABORTO E RACISMO!!!

     

  • Colega Emerson Alves, no  meu entendimento o único erro da questão foi falar em Aborto, pois o Racismo não é insuscetível, mas é inafiancavel. Portanto a questão só errou ao falar do Aborto!

     

     

     

  • O racismo é imprescritível e inafiançável, mas não é insuscetível de graça ou anistia.

  • GABARITO LETRA A

     

     

     a) CORRETO a prisão não poderá ocorrer senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. 

    É a dicção do art. 5o, LXI da CF.

     

     b) ERRADO o civilmente identificado será submetido a identificação criminal, independentemente de previsão legal e determina que é indispensável à privação da liberdade o respeito ao devido processo legal. 

    Diz a CF de 88, no seu art. 5o, LVIII, que o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, exceto nas hipóteses previstas em lei.

     

     c) ERRADO o brasileiro nato e o naturalizado podem ser extraditados em caso de crime comum ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

    Não existe extradição de brasileiro nato e, o caso do naturalizado, o crime comum teria de ocorrer antes da naturalização. (Art. 5o, LI da CF)

     

     d) ERRADA a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o aborto, o racismo e os definidos como crimes hediondos.

    Os crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia são os 3T (terrorismo, tráfico, tortura e os definidos como hediondos). Não entram no rol os crime de aborto e racismo. (art. 5o, XLIII da CF)

  • (A)

    Sobre a (E) Segue tabela prática:


    Imprescritível                                                    Inafiançável                                           Graça,Anistia,Indulto

    Racismo                                                           Racismo                                                      Terrorismo                                     
    Grupos Armados                                              Grupos Armados                                         Tráfico
                                                                             Terrorismo                                                    Tortura
                                                                             Tráfico                                                          Hediondos
                                                                             Tortura
                                                                             Hediondos
    Prof: Daniel Sena

  • RAção [Imprescritíveis]

    (R)acismo

    (ação) de grupos armados

    ------------------------------------------------------------------

    H-T3 [Insuscetíveis de graça ou anistia]

    Crimes (H)ediondos

    (T)errorismo

    (T)ráfico

    (T)ortura

    ------------------------------------------------------------------

    RAção H-T3 [Inafiançáveis]

     

    At.te, CW.

  • GABARITO (A)

    B) O CIVILMENTE IDENTIFICADO NÃO SERÁ SUBMETIDO A IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL, SALVO NAS HIPÓTESES PREVISTAS EM LEI.

    C) NENHUM BRASILEIRO SERÁ EXTRADITADO, SALVO O NATURALIZADO, EM CASO DE CRIME COMUM PRATICADO ANTES DA NATURALIZAÇÃO, OU DE COMPROVADO ENVOLVIMENTO EM TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES E DROGAS AFINS, NA FORMA DA LEI.

    D) A LEI CONSIDERARÁ CRIMES INAFIANÇÁVEIS E INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA OU ANISTIA A PRÁTICA DA TORTURA, O TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES E DROGAS AFINS, O TERRORISMO E OS DEFINIDOS COMO CRIMES HEDIONDOS.

  •  a)

    a prisão não poderá ocorrer senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. 

  • Se as questões do MP vierem assim, sopa no mel!

  • simplesmente , não viram assim , Vanessa !

     

  • Anselmo D.,

    Questão legal de português aqui (sem querer ofender, é claro - kkkkkkkkk.) Dica para sua prova de português cara!

    "simplesmente , não viram assim , Vanessa! "  >> "Simplismente, não virão assim, Vanessa!" obs: acho que a frase nem contém virgulas nessa frase, mas eu coloquei para embasar minha explicação abaixo.

    - Forma correta é "virão" do verbo vir.

    - Todos os sinais gráficos como ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula, ponto e vírgula e ponto final, devem ser grafados junto da palavra à esquerda, nunca separados por espaço.

     - Virão é uma forma conjugada do verbo vir enquanto, viram é uma forma conjugada do verbo ver. Pode ser ainda uma forma conjugada do verbo virar.

     

    PERDI 5 minutos de estudo da minha vida aqui, mas vc não erra mais!! kkkkkkkkkk (cansado)

  • a prisão não poderá ocorrer senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. 

  • Antonio Brito, vai aí outra dica de português, dessa vez pra vc, o certo é SIMPLESMENTE!

     

    Abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • GABARITO A

     

    CORRETA - a prisão não poderá ocorrer senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. 

     

    ERRADA - Não será submetido a identificação criminal  - o civilmente identificado será submetido a identificação criminal, independentemente de previsão legal e determina que é indispensável à privação da liberdade o respeito ao devido processo legal. 

     

    ERRADA - O brasileiro nato NUNCA será extraditado, já o naturalizado poderá ser pelos fatos descritos na alternativa - o brasileiro nato e o naturalizado podem ser extraditados em caso de crime comum ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

     

    ERRADA - Racisto é crime imprescritvel e inafiançavel. Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: tortura, tráfico de drogas, terrorismo e hediondos -  a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o aborto, o racismo e os definidos como crimes hediondos.

     

    **Antonio Brito perdeu 5 minutos da vida dele e a oportunidade de ficar quieto hehehe "simplismente" foi querer corrigir o colega e escorreu

  • hahaha...é sempre bom corrigir alguém que escreveu algo errado,porém tirar uma "ondinha" não né,hahaha,um pouco de  humildade não faz mal a niguém!

  • "SIMPLISMENTE" FOI ÓTIMO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Letra A estava de graça 

  • a) a prisão não poderá ocorrer senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. correta 

    b) o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, independentemente de previsão legal e determina que é indispensável à privação da liberdade o respeito ao devido processo legal. 

    c) o brasileiro nato e o naturalizado podem ser extraditados em caso de crime comum ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

    d) a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o aborto, o racismo e os definidos como crimes hediondos.

  • Para os não-assinantes:

     

    GABARITO A

     

    CORRETA - a prisão não poderá ocorrer senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. 

     

    ERRADA - Não será submetido a identificação criminal  - o civilmente identificado será submetido a identificação criminal, independentemente de previsão legal e determina que é indispensável à privação da liberdade o respeito ao devido processo legal. 

     

    ERRADA - O brasileiro nato NUNCA será extraditado, já o naturalizado poderá ser pelos fatos descritos na alternativa - o brasileiro nato e o naturalizado podem ser extraditados em caso de crime comum ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

     

    ERRADA - Racismo é crime imprescritvel e inafiançavel. Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: tortura, tráfico de drogas, terrorismo e hediondos -  a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o aborto, o racismo e os definidos como crimes hediondos.

  • CORRETA - a prisão não poderá ocorrer senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. 

     

  • INAFIANÇÁVEL E IMPRESCRITÍVEL: 3T H RAÇÃO

    TRAFICO ILICITO DE ENTORPECENTES E DROGAS AFINS

    TERRORISMO

    TORTURA

    HEDIONDO

    RACISMO

    AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS CIVIS OU MILITARES, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO DEMOCRATICO

    INAFIANÇÁVEL E INSUSCETÍVEL DE GRAÇA E ANISTIA: 3 T H

    TRAFICO ILICITO DE ENTORPECENTES E DROGAS AFINS

    TERRORISMO

    TORTURA

    HEDIONDO

  • ART.5° LXI- ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;
  • QUESTÃO DESATUALIZADA, REVOGA PRISÃO DISCIPLINAR MILITAR

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos individuais e coletivos.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Correta! Art. 5º, LXI, CRFB/88: "ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;".

    Alternativa B - Incorreta. Apenas nas hipóteses previstas em lei haverá identificação criminal. Art. 5º, LVIII, CRFB/88: "o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;".

    Alternativa C - Incorreta. O brasileiro nato nunca será extraditado. Art. 5º, LI,CRFB/88: "nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;".

    Alternativa D - Incorreta. O aborto não é inafiançável ou insuscetível de graça ou anistia. Art. 5º, CRFB/88: "(...) XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem (...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.