-
(Gabarito Certo)4.1.1.1. Guia
Serve para orientar os usuários no conhecimento e utilização dos fundos integrantes do acervo de um arquivo permanente. É o mais abrangente dos instrumentos de pesquisa, pois utiliza uma linguagem simples, capaz de atingir pessoas com os mais variados interesses. O guia dá ao pesquisador uma visão de conjunto dos serviços arquivísticos. Na hierarquia dos instrumentos de pesquisa, o guia se sobrepõe aos demais, devendo ser o 1o instrumento a ser elaborado, por ser o único genérico e globalizante (considerado geral). Os outros instrumentos são parciais.
4.1.1.2. Inventário
As unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas de forma sucinta (sumário) ou pormenorizada (analítico). O inventário descreve a composição do fundo ou parte dele. O sumário é de suma importância e deve ser o 1o instrumento (dos parciais) a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados. O analítico exige pleno conhecimento do tema a ser descrito.
4.1.1.3. Catálogo
Criado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, descreve unitariamente os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma resumida ou analítica.
4.1.1.4. Repertório (ou catálogo seletivo)
Descreve, detalhadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico.
-
Gab.: CERTO
PRAZO DE GUARDA DOS DOCUMENTOS
É o período em que o documento deve ser mantido nos arquivos correntes e intermediários(Geralmente em ANOS). O prazo de guarda vincula-se à determinação do valor do documento, de acordo com os seguintes fatores:
• freqüência de uso das informações contidas nos documentos;
• existência de leis ou decretos que regulem a prescrição legal de documentos (prazos prescricionais);
• existência de outras fontes com as mesmas informações (documentos recapitulativos);
• necessidade de guarda dos documentos por precaução, em virtude das práticas administrativas (prazos precaucionais).
-
Mapa mental com os princípios de arquivologia:
https://docs.wixstatic.com/ugd/8d3765_39802a3044994eefacad6b874eb70ddd.pdf
-
Gente, cada comentário que não tem a ver com o que pede a questão...
"Os prazos de guarda no arquivo corrente são definidos por uma unidade de tempo, como o ano ou a vigência do documento". CERTO
Exemplo de Prazos de Guarda da Fase Corrente: 1 ano/2 anos/5 anos/7 anos/Enquanto vigora/Enquanto o servidor permanecer/Até a aprovação das contas/Até quitação da dívida/Enquanto permanece a ocupação/Até o trânsito em julgado/Enquanto vigora a prestação do serviço/Até a alienação
Entenda melhor na página 54 da Resolução 14 do CONARQ
-
Tabela de temporalidade (CONARQ):
Prazos de guarda
Referem-se ao tempo necessário para arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou, mencionado, preferencialmente, em anos. Excepcionalmente, pode ser expresso a partir de uma ação concreta que deverá necessariamente ocorrer em relação a um determinado conjunto documental. Entretanto, deve ser objetivo e direto na definição da ação – exemplos: até aprovação das contas; até homologação da aposentadoria; e até quitação da dívida.
Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf (pág 44)