-
GABARITO CERTO.4.1.1.1. Guia
Serve para orientar os usuários no conhecimento e utilização dos fundos integrantes do acervo de um arquivo permanente. É o mais abrangente dos instrumentos de pesquisa, pois utiliza uma linguagem simples, capaz de atingir pessoas com os mais variados interesses. O guia dá ao pesquisador uma visão de conjunto dos serviços arquivísticos. Na hierarquia dos instrumentos de pesquisa, o guia se sobrepõe aos demais, devendo ser o 1o instrumento a ser elaborado, por ser o único genérico e globalizante (considerado geral). Os outros instrumentos são parciais.
4.1.1.2. Inventário
As unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas de forma sucinta (sumário) ou pormenorizada (analítico). O inventário descreve a composição do fundo ou parte dele. O sumário é de suma importância e deve ser o 1o instrumento (dos parciais) a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados. O analítico exige pleno conhecimento do tema a ser descrito.
4.1.1.3. Catálogo
Criado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, descreve unitariamente os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma resumida ou analítica.
4.1.1.4. Repertório (ou catálogo seletivo)
Descreve, detalhadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico.
-
GUIA: Seu principal propósito é orientar os USUÁRIOS a respeito dos fundos integrantes do acervo do arquivo permanente.
É instrumento de pesquisa mais abrangente,quer pela sua linguagem de fácil acesso ,quer pela visão do conjunto total dos "serviços arquivísticos" disponíveis.É o primeiro isntrumento que deve ser produzido.
Fonte: Prof.Felipe Petrachini
-
Falou em genérico, é só associar ao guia.
Q662803 - FUB 2013
Quando se precisa elaborar um instrumento de descrição mais genérico, que contenha informações sobre todos os acervos existentes no arquivo, deve-se optar pelo guia. (gab: certo)