-
5o) De acordo com a Professora Heloísa Bellotto, os termos gênero, espécie e tipo documental possuem as seguintes definições:
• Gênero – “configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos de que seus executores se serviram para registrar a mensagem”.
• Espécie – “configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas”.
• Tipo – “configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou”.
Assim sendo, um relatório é exemplo de “espécie documental”. Quando especificamos a espécie (relatório financeiro, relatório de recursos humanos), temos a caracterização de “tipos documentais”.
Logo, podemos exemplificar:
Contrato, Edital e Certidão são espécies documentais.
Contrato de Prestação de Serviços, Edital de Concurso Público e Certidão de Nascimento são tipos documentais.
Portanto, podemos concluir que o tipo documental é a espécie mais a sua atividade ou razão funcional.
6o) Mais duas definições importantes:
• Forma documental – está relacionada com o preparo do documento e a maneira como ele é disponibilizado ao consulente.
Exemplos: minuta ou rascunho, original, cópia.
• Formato documental – está relacionado com as características “físicas” de um suporte (material físico onde se registra a informação).
Exemplos: caderno, códice (livro de registro), livro.
Gabarito Errado.
-
Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: TJ-DFT
A classificação e a descrição são fundamentadas pelo princípio de respeito aos fundos. CERTA
-
Vanessa minha filha, se ta dificil pra mim, imagina pra voce com esses comentarios.
-
Complementando :
A classificação se fundamenta no respeito no principio do respeito aos fundos,ou seja, no princípio da proveniencia.
-
QUAIS OS PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE CLASSIFICAÇÃO ?
1→ORDEM ORIGINAL
2→ PROVENIÊNCIA
-
CLASSIFICAÇÃO-PROVINIÊNCIA!
-
PROVENIÊNCIA
-
Gab. E
O princípio de respeito aos fundos e o da ordem original são as bases que fundamentam toda a atividade de classificação.
Na verdade, aqueles princípios [respeito aos fundos e ordem original] são para a Teoria da Classificação a característica ou princípio da classificação ou princípio da divisão, isto é, a qualidade ou o atributo escolhido para servir de base à classificação. Assim, existem tantas classificações quantas forem as características possíveis de ser empregadas como base da divisão.
Questão reescrita corretamente: A classificação de documentos de arquivo fundamenta-se no princípio do respeito aos fundos e da ordem original.
fonte: Os princípios arquivísticos e o conceito de classificação; Renato Tarciso Barbosa de Sousa
-
Gab: ERRADO
É fato que o órgão deve observar aos demais princípios, o que inclui o da territorialidade. No entanto, para se classificar os documentos, a instituição precisa primeiro fundamentar-se na proveniência, ou seja, de qual fundo esse arquivo veio, qual a sua função. Isso fornece originalidade ao arquivo, fazendo com que um documento do TSE não seja misturado com o do TST, por exemplo, respeitando sempre suas origens.
Erros, mandem mensagem :)
-
Mas e o princípio da Territorialidade
Define o domicílio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido. Abrangência territorial do documento. Os poderes de pertença, onde foi produzido e/ou recebido (nacional, regional, institucional)
Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos(1) deveriam ser conservados em serviços de arquivo(2) do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares [2].
Fonte: Alfacon
-
Errado, pois a classificação fundamenta-se no princípio da proveniência e no da ordem original.
Mais questões sobre o assunto:
Q109974 - TRT/RN 2010
A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação. (gab: certo)
Q107160 - STM 2011
O fundamento para o desenvolvimento da função classificação é o princípio da proveniência. (gab: certo)