-
I) Correta
II) Correta
III) Os documentos de arquivo não cumprem um prazo de guarda único, este perído de retenção varia de acordo com o documento e de acordo com a respectiva tabela de temporalidade. Assim não se pode afirmar que todos os documentos de arquivo ficam 5 anos na fase corrente, ou que se tornarão de guarda permanente após 40 anos de sua produção.
-
Para pensar: já fiz umas dez questões dessa banca em menos de 1 hora e todas as respostas foram "há apenas duas afirmativas corretas". Em um caso extremo, se alguém precisar chutar...
-
Fase intermediária varia de 5 a 10 anos.
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/112-arquivologia/316-configuracao-da-tabela-de-temporalidade
-
Não existe prazo padrão, cada documento terá seu próprio prazo.
-
Duas renomadas autoras, Paes e Belloto, recomendam 1 ano arquivos correntes, entre 5 e 10 anos centrais ou gerais, 20 anos intermediário e entre 25 e 30 anos permanentes. Cada uma dessas referências se relaciona com a idade que o documento entrará na fase. Portanto, confome descrito, uma análise das autoras com o item 3 faz sim entender que o arquivamento se dará com 20 anos na fase intermediária, dando margem estar certo o ítem.
-
Gabarito: "d"
-
II. Os processos de envio de documentos do arquivo corrente para o intermediário e deste para o permanente são denominados, respectivamente, transferência e recolhimento.
So achei estranho o "Deste".
-
O "deste" é o intermediário, Frederick.
Estudar português e ler bastante é essencial.
Fica a dica!
-
Se vai pro permanente é RECOLHIMENTO, senão é transferência
-
Vamos analisar os itens um por vez:
I - Nas fases corrente e intermediária, o documento de arquivo possui valor primário, ou seja, é essencial à execução de atividades administrativas. Este valor, contudo, é temporário, e quando acaba, o documento pode ser eliminado ou recolhido à fase permanente. A eliminação pode ocorrer nas fases corrente e intermediária, mas nunca na permanente. Ainda, todo documento produzido já inicia seu ciclo na fase corrente, e como pode ser eliminado ainda nesta fase, não é obrigado a passar pelas demais, fazendo dessa fase a única obrigatória. Correto.
II - O envio dos documentos para a fase intermediária denomina-se "transferência"; e o envio dos documentos para a fase permanente denomina-se "recolhimento". Correto.
III - Não é recomendável nenhum prazo de guarda "genérico" para os documentos. Todos os documentos arquivísticos possuem prazo de guarda próprio, definido em processo de avaliação e constante em tabela de temporalidade, o qual deve ser observado rigorosamente. Caso algum documento não conste na tabela de temporalidade, deve ser submetido ao processo de avaliação, e não atribuído ao mesmo prazo genérico. Errado.
Portanto estão corretas somente as afirmativas I e II.
Gabarito do professor: Letra "D"
-
Essa III foi sacanagem demais. Pensei que o segundo período era só pra iludir o candidato já que não há recomendação majoritária nesse sentido. Agora sei o que a Quadrix considera, pelo menos :(