SóProvas


ID
2033209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativos a fundamentos de organização e cultura organizacional.

Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços em período de crise.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Carlos Xavier:

     

    A estrutura por produtos não é temporária, por isso não é possível dizer que uma alocação se dá apenas “em períodos de crise”.

  • Vantagens da departamentalização por produtos ou serviços:

    maior especialização (pode ser vantagem ou desvantagem – isso vai depender do contexto da questão);

    melhor adaptação a ambientes instáveis e mutáveis;

    melhor facilidade para desenvolver novos produtos ou serviços (inovação);

    facilita o uso da tecnologia especializada;

    facilita a contabilidade dos recursos financeiros;

    facilita a flexibilidade entre departamentos (mudanças dentro de departamentos são mais fáceis e permitem que não seja alterada a estrutura organizacional).

     

    Desvantagens da departamentalização por produtos ou serviços:

    duplicação de recursos (no organograma do hospital, acima, dá para notar que a equipe de apoio e os enfermeiros, por exemplo, seriam melhor utilizados se fosse um outro tipo de departamentalização, pois, em muitos casos, estes profissionais podem atuar em diferentes serviços dentro de um hospital) – a solução, para este caso, é adotar mais de um tipo de departamentalização, no hospital;

    se a empresa lida com pouco mix de produtos ou serviços, aumenta o custo operacional dos departamentos;

    não indicada a ambientes estáveis e pouco mutáveis;

    especialização demais pode levar a diminuir as estratégias organizacionais como um todo.

  • kkkkkk essa CESPE, eu não sei não. Até a crise ela colocou na questão pra confundir o aluno. kkkkkkkkkkkkk 

  • ERRADA.

    GARANTIR o emprego do profissional? então é só ser um especialista que não se fica desempregado?

  • Ao contrário, em momentos de crise, quem tem mais rebolado (faz de tudo um pouco) é que tem mais chances de não ficar desempregado.

  • Em um período de crise nada está garantido... 

  • Vejo 2 erros:

     

    "Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços em período de crise."

     

    1. Profissional especializado - trata-se do tipo funcional/especialização não da organização voltada para produto/serviço. Inclusive uma das suas desvantagens é o fato de enfatizar a coordenação em detrimento da especialização;

    2. Período de crise - a orgazação voltada para produto/serviço não é sazional. Ela é instável e mutável, contudo não é devido à crise.

  • Uma desvantagem da Departamentalização produto/serviços é justamente o enfraquecimento da especialização, logo não garante o emprego do profissional especializado.

  • Filho, a única garantia que temos nessa vida é a morte!

    PAZ!

  • Nada garante!

  • Essa questão foi a que eu vi com mais comentários informais. A galera passando um pouqinho da sua experiência kkkkkkkkkk

  •  

    GAB: ERRADO.

    Departamentalização divisional: acontece quando se divide grandes organizações em diferentes divisões para cada área de negócios em que ela atua, dando a cada uma delas autonomia para definição de suas estratégias.

     

    Abaixo de cada divisão as funções administrativas são repetidas, fazendo com que cada divisão pareça com uma empresa por si só.
     

     

    Tipicamente fala-se em divisão por processos e POR PRODUTOS.

     

    Tem a DESVANTAGEM de aumentar o custo da organização por incorrer em repetição de funções,sendo assim,ao contrário do que afirma a questão,não é uma vantagem, em épocas de crise não é viavel esse tipo de departamentalização em uma estrutura organizacional.

    Além disso, estrutura por produtos não é temporária, por isso não é possível dizer que uma alocação se dá apenas “em períodos de crise”.

     

  • Departamentalização por produto ou serviço:

     

    São organizadas em unidades independentes, responsáveis por um grande produto ou linha de produto.

     

    DESVANTAGEM : redução na oportunidade de carreira, pois a experiência profissional é limitada a única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho

     

    Questão abordou o tema como uma vantagem, o que é errado.

  • "Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços em período de crise."

     

    Enontrei 2 erros:

    onde o profissional é especializado é na estrutura organizacionao FUNCIONAL . Apesar de ser uma vantagem para o funcionario ( q recebe treinamento e eh especialista), não garante emprego!!! Na estrutura organ.  por produtos os funcionarios ficam dispersos nos departamentos e o treinamento fica em segundo plano.

    estrutura organ. por produto não é sazonal ( em epoca de crise). Geralmente se escolhe esse tipo qd os produtos oferecidos sao mt diferentes e demandam atuacao especifica. 

     

     

  • ERRADO.

    Conceitualmente, mesmo sem crise, esse tipo de estrutura já menciona a insegurança sentida por funcionários. 

    Imagine-se com crise. 

     

    "São desvantagens da estrutura com base em produtos/serviços:

    - Duplicação de recursos e de esforços;
    - Risco de obsolescência técnica;
    - Contraindicada para ambientes estáveis;
    - Não é indicada para empresas com poucos produtos;
    - Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização;
    - Insegurança das pessoas quando alguns produtos perdem ênfase ou saem do mercado;
    - Carreiras profundamente ligadas às condições dos produtos."

     

    Carlos Xavier - Estratégia Concursos
     

  • Divisional: Produto/serviço (Depto independente)

    Funcional: Habilidade comum( Depto especializado)

  • Atenção a enunciados que indiquem que alguma coisa garanta outra. No planeta dos concursos nada é infalível e raras vezes n comporta excessão.

     

    Resp.: ERRADO

  • MELHOR RESPOSTA FOI A DE @rumodpf.

  • A referida questão abordou a afirmativa como vantagem, sendo na realidade, uma desvantagem, pois, na realidade, ao ser especializado como no caso, somente em produtos e serviços, estaria inibindo o avanço profissional do trabalhador.

  • "Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços em período de crise"

     

    Vejamos. A minha especialidade é agente de seguros. Eu trabalho em uma empresa na qual a sua estrutura organizacional é dividia em produtos ou serviços: plano de viagem, plano de saúde, plano odontológico. 

     

    Vamos supor que eu trabalho no segmento de sáude. Veio a crise no Brasil e a maior parte da população brasileira desfez os seus planos de saúde. O que provavelmente aconteceu comigo? Perdi o emprego por conta do corte feito na empresa haja vista a queda de vendas de planos de saúde e consequentemente da renda que a empresa gerava. 

     

    Logo, a alternativa está errada. 

     

    Fonte: "demissões levam à diminuição das vidas seguradas por planos empresariais, reduzindo a receita das operadoras"

     

    Acesso em: http://www.anad.org.br/como-a-crise-tem-afetado-os-planos-de-saude/

  • Errado.

    Ex: Se um funcionário só sabe fazer tênis com molas e o mesmo não esta vendendo, é uma desvantagem para a empresa.

  • Ser especializado em algo, LIMITA. Portanto, é uma desvantagem, principalmente em momentos de crise.

     

     

     

  • ERRADO

     

    POR PRODUTO: É escolhido qdo os produtos e serviços oferecidos são muitos diferentes uns dos outros e demandam uma atuação muito específica.

    * FACILITA o controle UNIDADE

    * DIFICULTA o controle CONJUNTO

     

    VANTAGENS: Melhora a coordenação entre os departamentos de cada divisão e gera maior capacidade de inovação e flexibilidade.

    DESVANTAGENS: Os especialistas ficam dispersos pelo departamento e o treinamento e desenvolvimento deles fica em segundo plano.

  • Eu respondi aplicando o caso da questão a prática:

    Digamos que eu tenha um empresa que fabrica várias linhas de produtos, com um empregado especializado encarregada de cada uma delas, certa época minha empresa entra em crise, para não fechar eu tenho que cortar gastos, não posso me dar ao luxo de ter vários especialistas em uma linha então eu obviamente, darei preferencia por manter em minha empresa, aquele empregado que não só é especialista na linha dele mais a de todos os outros. Ou seja ao meu ver, os empregados que as empresas preferem ter por perto são aqueles que sabem exercer outras atribuições além daquelas inerentes ao seu cargo.

    GABARITO ERRADO

  • Pelo contrário, trás insegurança quandos algum produto deixa de ser produzido.

    E

     

     

  • Departamentalização por produto ou serviço:

    É um agrupamento de tarefas e pessoas de acordo com cada produto ou serviço.

    Cada produto ou linha de produto agrupa todos os profissionais que lidam com ele. Com isso, a responsabilidadepelo desempenho do produto ou do serviço fica totalmente a cargo de cada unidade. Exemplo: uma industria quimica pode ter os departamentos de tintas,adubos,produtos quimicos etc.

     

    Questão errada de acordo com dois conceitos:

    1) Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços 2) em período de crise.

     

    DESVANTAGENS:

    Pode provocar problemas de ansiedade no funcionario quando em situação de instabilidade externa, pois os funcionários se sentem mais inseguros com a possibilidade de desemprego.

     

    VANTAGEM:

    Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto , linha de produto ou serviço o departamento é orientado para seu produto ou serviço .portanto, não é em periodo de crise, mas sim usualmente 

     

    Professor: Flavio de Souza apostila MPU 2010 ED MERIDIONAL

  • A explicação da professora foi boa para essa questão
  • Já que funcionam como empresas independentes, autônomas e autossuficientes, caso alguma unidade de produto/serviço não produza os resultados desejados, ela poderá ser EXTINTA sem comprometer a organização como um todo.

    Então, para a organização, fechar uma UEN que não dê lucro na crise é uma ótima solução, mas para o coitado do funcionário especializado...