-
Prof. Carlos Xavier:
Não faz sentido afirmar que o uso do recrutamento externo será sempre melhor. Cada caso é um caso, e as vezes pode ser melhor utilizar as competências dos funcionários que já fazem parte da organização.
-
O grande erro é "...sempre mais vantajoso"...
Recrutamento Interno
( + ) motiva, mais barata
( - ) engessa a cultura
Recrutamento Externo
( + ) renova cultura, gera inovação
( - ) mais cara, maior incerteza
-
Se fosse sempre mais vantajoso, não teriam os recrutamentos internos na Administração Pública.
-
O MAIS VANTAJOSO E AQUELE QUE MELHOR SE ADEQUA A SITUAÇÃO EXPOSTA PELO CONTEXO ORGANIZACIONAL.
-
****VANTAGENS
- RECRUTAMENTO INTERNO
A primeira (e maior de todas) é o facto de permitir aproveitar o potencial humano existente na empresa e, consequentemente, eliminar alguns riscos da seleção externa (como a escolha do candidato errado, por exemplo), visto que já se conhece o profissional e as suas competências. Outra das principais vantagens deste tipo de recrutamento é a rápida integração dos profissionais, uma vez que por já fazerem parte dos quadros, necessitam de menos tempo para assimilar as novas funções.
Mas não só. Além de ser um processo financeiramente mais vantajoso para a empresa, é também mais rápido e fomenta a motivação e o desenvolvimento profissional dos colaboradores “da casa”.
- RECRUTAMENTO EXTERNO
No que ao recrutamento externo diz respeito realça-se o facto de introduzir “sangue novo” na empresa – ou dito de outra forma, novas ideias, metodologias ou competências – e permite enriquecer o património humano da instituição.
Escusado será dizer que em termos de opções de escolha, o recrutamento externo é amplamente mais vantajoso que o interno. Basta ver que disponibiliza o acesso a um maior número de candidatos e a variados perfis e, como tal, permite conduzir uma seleção mais detalhada ou rigorosa.
>>O RECRUTAMENTO EXTERNO NÃO É SEMPRE O MAIS VANTAJOSO COMO AFIRMA A QUESTÃO, TUDO VAI DEPENDER QUAL MELHOR SE ADEQUA A SITUAÇÃO EXPOSTA PELO CONTEXO ORGANIZACIONAL.
GAB: ERRADO.
-
Ambos os recrutamentos (interno e externo) têm suas vantagens e desvantagens, portanto, não há mais vantajoso. Tudo vai depender da necessidade, condições para se recrutar, enfim, de diversos fatores.
Ex.: Se a empresa está buscando renovar as ideias, experiências e expectativas, ela deve apostar no recrutamento externo porque o interno não trará essas inovações.
Já se a empresa não dispõe, no momento, de muitos recursos para recrutar, mas necessita fazê-lo e com certa pressa, o ideal é recrutar internamente pois é um processo muito mais barato e rápido.
-
EM ADMINISTRAÇÃO, TUDO TEM SUAS VANTAGENS, ASSIM COMO TEM SUAS DESVANTAGENS.
GABARITO ERRADO
-
Esse é "sempre mais vantajoso", deixa errada a questão.
-
Um recrutamento externo é inegavelmente mais caro que um interno, logo, financeiramente já é menos vantajoso.
-
Obs: Recrutmanto externo em órgão público!!!!
Se atentem aos concursos e cargos comissionados!!!
-
O recrutamento externo em um órgão público é sempre mais vantajoso que o recrutamento interno porque propicia a aquisição de novas experiências e o enriquecimento dos recursos humanos existentes.
Nada é "sempre" melhor ou pior que outra opção.
-
Para organizações burocráticas, os recrutamentos internos são ideiais.
-
O recrutamento externo em um órgão público é sempre mais vantajoso(...)
Muita atenção com esses SEMPREs, NECESSARIAMENTEs, PARA TODOS... A maioria das regras têm exceções, então, ao menos que você tenha certeza de que a regra não possui exceção, é melhor pensar duas vezes antes de dizer que está certa.
-
Gabarito Errado.
Sempre que você ler a palavra sempre, fique com um pé atrás. A palavra sempre é quase sempre sinal de erro.
----
''Faça o melhor do seu melhor, sempre.''
-
Gabarito Errado
O recrutamento externo em um órgão público é sempre mais vantajoso que o recrutamento interno porque propicia a aquisição de novas experiências e o enriquecimento dos recursos humanos existentes.
* O recrutamento externo: a organização busca por candidatos em potencial no mercado de recursos humanos externo à sua própria estrutura.
A) vantagem: traz novas ideias e capacidade para a organização, oxigenando as praticas organizacionais, renovando a cultura organizacional. E facilitando sua adaptação ao ambiente. Ele evita o chamado “princípio de Peter”,
B)desvantagem: é mais caro que o recrutamento interno, gera impactos sobre a política de remuneração da organização (já que o padrão de comparação passa a ser o externo) e pode afetar negativamente a motivação dos funcionários da organização, que deixam de acreditar na possibilidade de desenvolvimento e passam a buscar oportunidades em outras empresas do mercado de trabalho.
De acordo com os órgãos públicos, como eles já tem seus regimentos internos e suas leis, para serem seguidas, não faz o recrutamento externo o mais benéfico para o órgão público caso isso fosse verdade, não teria promoções dentro das organizações públicas, planos de carreias nas policias militar entre outros exemplos
-
QUESTÃO ERRADA.
O RECRUTAMENTO EXTERNO nem sempre será mais vantajoso que o recrutamento interno, pois aquele é mais demorado, oneroso, demorado, menos seguro.
Desvantagens do Recrutamento Externo:
- é geralmente mais demorado que o recrutamento interno por ter que fazer o processo desde o início: conhecer as pessoas, entrevistar, selecinar...
- é mais caro. Gasta-se com anúncios, transportes e mobilização de pessoal, etc.
- é menos seguro do que o recrutamento interno. Essa segurança é relacionada à adaptação da pessoa à cultura da organização, ou seja, uma pessoa de fora tem menos chances de permanecer na vaga do que uma pessoa que já trabalha naquela organização.
- quando monopoliza as vagas e oportunidades dentro da empresa pode frustar o pessoal, que passa a visualizar barreiras para seu crescimento.
- afeta a política salarial da empresa.
Em cada situação será necessário realizar um tipo de recrutamento, visto que ambos possuem suas vantagens e desvatagens.
Nem sempre as vantagens/desvantagens que existem na empresa privada será atribuída ao órgão público, pois este é vinculado à lei.
-
Aquela velha máxima do sempre, nunca, todo...
Praticamente tudo é relativo... vui termos genéricos assim, desconfie.
-
A escolha entre recrutamento interno, externo ou misto vai depender da situação, nunca um é sempre mais vantajoso que o outro.
-
São sempre úteis as explicações expostas mas será que a justificativa do gabarito não seria somente pelo fato de os órgãos públicos serem obrigados por lei e burocracia a recrutarem por concurso público (externamente)? Se colocassem na questão que é menos vantajoso pouco iria importar , dada essa obrigatoriedade.
-
Não existe essa seguinte afirmação: "O recrutamento externo é melhor que o recrutameto interno." Pois tanto no setor privado quanto no público, as duas formas de recrutamento são importantes e andam lado a lado.
-
Vantagens do recrutamento interno: É mais econômico; É mais rápido; Apresenta maior índice de validade e de segurança; É uma fonte de motivação para os empregados; Aproveita os investimentos feitos em treinamento; Desenvolve espírito de competição.
Desvantagens do recrutamento interno: Pode gerar frustrações e conflitos, se os empregados não possuírem potencial de desenvolvimento para serem promovidos e motivação para tal; Pode levar ao "princípio de Peter": as empresas elevam seus empregados à posição em que demonstram o máximo de sua incompetência; Pode levar os empregados a uma progressiva limitação às políticas e diretrizes da organização; Pode gerar uma descapitalização do patrimônio humano, se feito em termos globais.
--------------------
Vantagens do recrutamento externo: Traz "sangue novo" e experiências novas para a organização; Renova e enriquece os recursos humanos da organização; Aproveita os investimentos em preparação, desenvolvimento de pessoal.
Desvantagens do recrutamento externo: Geralmente mais demorado do que o recrutamento interno; Mais caro; Em princípio, é menos seguro do que o recrutamento interno; Pode frustrar o pessoal interno; Geralmente afeta a política salarial da empresa.
-
As duas modalidades de recrutamento possuem vantagens e desvantagens de modo que não existe essa sobreposição de um em relação ao outro.
-------------------
Gabarito: Errado
-
mzr do "SEMPRE"
-
Depende de muitas variáveis.
-
Já estou começando a entender o Cespe!!
-
Errei porque interpretei que SEMPRE MAIS foi taxativo demais, pois acredito que é algo relativo e depende de variáveis.
Tanto o recrutamento externo quanto o interno traz vantagens e desvantagens a depender do contexto ou necessidade organizacional.
-
Sempre... Sempre... não, né?
-
"Sempre mais vantajoso" ---> DEPENDE da situação
-
É de acordo com as necessidades da organização. Se fosse mais vantajoso não teria mais sentido utilizar o recrutamento interno.
-