-
A auditoria de imagem visa conhecer a opinião dos jornalistaa sobre a organização ou fonte.
-
A auditoria de imagem na mídia como um importante elemento que possibilita “identificar oportunidades de divulgação, bem como avaliar a presença qualificada da empresa nos veículos que estão contribuindo para moldar a imagem pública da organização.” (BUENO, 2003a, p. 95). #Firmeza e constância.
-
Apostila de Concurso para jornalista, p.46 afirma que:
"A amplitude desta expressão – auditoria de imagem – refere-se notadamente à técnica sistemática de mensurar resultados de presença na mídia.
Mas, também é comumente usada como pesquisa para conhecer a opinião dos jornalistas sobre a organização, suas fontes ou determinados assuntos.
Um dos questionamentos pode versar sobre a agilidade em responder às solicitações da mídia. Também inclui questões sobre a transparência, prontidão e o preparo das fontes. Tem a finalidade de estabelecer as diretrizes iniciais do trabalho de assessoria de imprensa.
Dá subsídios para avaliar o impacto e os efeitos dessas ações junto aos principais formadores de opinião, os jornalistas.
Em geral, este trabalho é realizado por uma empresa externa, para garantir a isenção da análise."
-
Os processos não se encerram, mas são contínuos!
-
Segundo Margarida Kush, a auditoria da mídia (imagem que a mídia tem da organização) é apenas uma das partes integrantes da auditoria de imagem. Dentro desta, também é possível avaliar, por exemplo, as percepções/imagens da concorrência tem, dos clientes têm, do público interno, do governo etc.
Porém, ao contrário da pesquisa de imagem, a auditoria de imagem vai fornecer as informações mais relevantes, com foco na qualidade das informações dadas pelos pesquisados, ao invés da quantidade de entrevistas