SóProvas


ID
2034058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere ao ciclo de vida do software e às metodologias para o seu desenvolvimento, julgue o próximo item.

No Scrum, práticas de estimativa como burndown e burncomplete, em conjunto com gráficos de barra, são úteis para estabelecer o burndown baseline e auxiliar o time de desenvolvimento a gerir a complexidade do projeto.

Alternativas
Comentários
  • O gráfico de burndown é considerado um dos mais úteis para monitorar o progresso de um time ágil. O gráfico representa a quantidade de trabalho que falta ser feito no eixo vertical (y) versus o tempo no eixo horizontal (x).

    A unidade de tempo do eixo Y pode ser em dias, horas, semana ou sprints, no caso de um release burndown, e a unidade da quantidade do eixo X pode ser em horas de trabalho ou pontos. É importante mencionar que a unidade escolhida deve ser a mais adequada com a realidade de cada projeto ou empresa, visto que cada unidade possui visões e objetivos diferentes conforme citado por Alexandre Magno na lista do Scrum Brasil:

    "burndown por horas e burndown por pontos tem propósitos diferentes!! Ninguém espera que um burndown por horas diga o quando de valor foi entregue, mas apenas o acompanhamento do ritmo dirário do time. Os dois são importantes!"

    O burndown revela dados importantes sobre o time como: o seu andamento e o que pode ser melhorado. Algumas empresas o utilizam para acompanhar a produtividade ou como ferramenta de coleta de dados para as retrospectivas, e principalmente indica como o time está evoluindo, através do seu acompanhamento a cada iteração.

     

    Acho que não existe burncomplete.

  • eu fiquei no item de complexidade

     

    ele não mede a complexidade, só dá uma estimativa para a equipe quantos pontos faltam para entregar as histórias acordadas na sprint

     

    marquei errado por isso

  • O burdown não mede a complexidade do trabalho, ele apenas diz o quanto que já foi feito e o que falta de trabalho para fazer para finalizar a sprint. Em outras palavras, ele mede o progresso de trabalho, possibilitando a equipe fazendo ajustes no trabalho com objetivo de obdecer o timebox da sprint.

  • Marquei "Errado" porque nunca ouvi falar de burncomplete. Acho que nem o google.

  • Em um projeto Scrum, a equipe monitora seu progresso em relação a um plano atualizando um Release Burndown Chart ao final de cada Sprint (iteração). O eixo horizontal de um Release Burndown Chart mostra os Sprints; o eixo vertical mostra a quantidade de trabalho que ainda precisa ser feita no início de cada Sprint. O trabalho que ainda resta pode ser mostrado na unidade preferencial da equipe: story points, dias ideais, team days e assim por diante.

  • "Várias práticas como burndown, burnup e outras práticas de estimativa tem sido usadas para prever o progresso. Estas tem se provado úteis. Contudo, não substituem a importância do empirismo. Em ambientes complexos, o que acontecerá é desconhecido. Somente o que tem acontecido pode ser usado para uma tomada de decisão a respeito do que virá."

    Referência: Scrum guide - português - 2016 - Pg 14

    O burndown mostra o quanto falta para atingir a meta enquanto o burnup mostra o que já foi feito até o momento. Contudo, ambos os gráficos representam o progresso na entrega do trabalho.

  • O Story Points inseridas no Planning Poker é a forma usada no Scrum para medir COMPLEXIDADES.