SóProvas


ID
2034061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere ao ciclo de vida do software e às metodologias para o seu desenvolvimento, julgue o próximo item.

Em XP (Extreme Programming), as user stories não objetivam definir o escopo global do sistema, mas avaliar a complexidade de cada uma de suas partes a fim serem estimados prazos na perspectiva dos usuários ou clientes do sistema.

Alternativas
Comentários
  • "a fim serem estimados prazos na perspectiva dos usuários ou clientes do sistema"?

  • Escrita de User Stories: O levantamento de requisitos funcionais é feito através da escrita de User Stories. User Stories:

    São descritas pelo cliente;

    Devem ter pouco detalhe (digamos até 2 sentenças), o suficiente para que os desenvolvedores possam dar uma estimativa de tempo de desenvolvimento. Detalhes só são obtidos verbalmente pelos desenvolvedores no momento em que uma User Story é implementada.

    As estimativas de tempos são usadas para o planejamento de releases.

    O tempo de desenvolvimento de User Stories deve ser estimado pelos desenvolvedores. Uma Story com mais de 3 semanas de duração estimada deve ser quebrada. O tempo estimado pode variar de algumas horas a alguns dias; qualquer coisa menor indica que o nível de detalhe é grande demais.

     

    fonte:http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/projetos/common/xp1/xp1.html

  • De acordo com o Pressman 8a. edição, os membros da equipe XP avaliam cada história escrita pelo cliente e atribuem um custo (medido em semanas de desenvolvimento). Os clientes/usuários são membros da equipe. Logo, está correto.

    https://books.google.com.br/books?id=wexzCwAAQBAJ&pg=PA73&lpg=PA73&dq=membros+da+equipe+XP+avaliam+cada+hist%C3%B3ria+escrita+pelo+cliente+e+atribuem+um+custo+%28medido+em+semanas+de+desenvolvimento%29&source=bl&ots=0M0InDPw4V&sig=CvXectIox7kQy8h4jidmuJcxOZM&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiaspjF957PAhVFfpAKHQqaBqcQ6AEIHDAA#v=onepage&q=membros%20da%20equipe%20XP%20avaliam%20cada%20hist%C3%B3ria%20escrita%20pelo%20cliente%20e%20atribuem%20um%20custo%20%28medido%20em%20semanas%20de%20desenvolvimento%29&f=false

  • Marquei errado por esse motivo Murilo.

    "a fim serem estimados prazos na perspectiva dos usuários ou clientes do sistema"

  • Mata a questão: "mas avaliar a complexidade de cada uma de suas partes a fim serem estimados prazos na perspectiva dos usuários ou clientes do sistema."

    No começo, a pessoa fica um pouco enganada, mas depois, com esse trecho marcado, mata.

    A US servem para os programadores darem o peso a cada uma e com base nisso, é estimado o prazo."

  • O gabarito é Certo. 

     

    Uma user story é um requisito capturado normalmente em um parágrafo, que descreve a necessidade de um usuário de forma breve utilizando uma linguagem comum ao negócio. Geralmente é pequena e simples, sem capturar muitos detalhes. E exatamente por deixar de fora detalhes de implementação, como a navegação no sistema, a user story requer muito pouca manutenção, não se tornando um documento obsoleto rapidamente ou que exija muito esforço para mantê-lo atualizado.

     

    Acima de tudo, as user stories ajudam a transformar um grande problema (que o sistema irá resolver) em pequenas partes. Essas partes são utilizadas para guiar o desenvolvimento. Dessa forma, as user stories possibilitam o desenvolvimento iterativo, permitindo que a equipe do projeto faça pequenas entregas evolutivas enquanto interage e colabora com o cliente.

  • Vamos por partes....


    "Em XP (Extreme Programming), as user stories não objetivam definir o escopo global do sistema"


    User Stories são partes do comportamento desejado de um software. São usadas para dividir uma grande quantidade de funcionalidades em partes menores de forma a auxiliar no planejamento. Em resumo, cada história de usuário ataca só uma parte do escopo, uma funcionalidade, por exemplo. Por isso, a primeira parte da afirmação está correta ao dizer que não é gerado o escopo global.


    Seguindo....


    "avaliar a complexidade de cada uma de suas partes a fim serem estimados prazos na perspectiva dos usuários ou clientes do sistema"


    Começando pelo final, segundo Pressman, cada história é escrita pelo cliente. Logo está correto o trecho que fala que a perspectiva é do usuário/cliente do sistema.


    Por fim, uma vez que o escopo é quebrado em diversas partes, cada parte tem sua complexidade analisada de forma isolada. Cada parte é tratada por uma história relacionado a uma determinada funcionalidade do software.


    Fonte: www.apcti.com.br


    Seja meu aluno tutelado => www.patreon.com/almeidajunior


  • User story para avaliar complexidade? WTF