SóProvas


ID
2036164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve

a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Currículo rizomático. Ele não deve ser enxergado assim!

  • ERRADO!

    Metáfora da árvore: apresenta a totalidade do conhecimento sob a representação de um tronco de uma árvore, cujas ramificações reproduzem as especializações desse saber, e que de maneira ampla, mostram o conhecimento a partir de saberes fragmentados, (os galhos) e hierarquizados (galhos ramificam‐se e não se comunicam entre si). Esse modelo de compreensão ajuda‐nos a entender o conhecimento no seu aspecto fragmentado, que não consegue ser captado no seu conjunto, uma vez que seus saberes não estão interligados e não se comunicam entre si. O que nos faz pensar em como foi e é formatada nossa escola e o currículo, que de forma majoritária ocupa espaço nesses ambientes educativos.  

     

    Metáfora do rizoma: Em contraponto à metáfora da árvore,este pode representar o conhecimento de uma maneira bem diversa daquela representada pela metáfora arbórea. Caracterizado por uma estrutura de miríade de pequenas raízes emaranhadas, a noção de rizoma representa a relação intrínseca entre as diversas áreas do saber, o que diverge do caráter de fragmentação que decorre do modelo epistemológico da árvore. A partir do rizoma, percebemos a possibilidade de interconexão entre os saberes e a forma como esse relacionamento pode corroborar para a visão de conjunto, que ultrapassa a forma fragmentada de percepção possibilitada pelo modelo anterior.

  • Estrutura arbórea do currículo
    • (...) é tomado como uma grande árvore, cujas extensas raízes devem estar fincadas em solo firme (as premissas verdadeiras), com um tronco sólido que se ramifica em galhos e mais galhos, estendendo-se assim pelos mais diversos aspectos da realidade. Embora seja uma metáfora botânica, o paradigma arborescente representa uma concepção mecânica do conhecimento e da realidade, reproduzindo a fragmentação cartesiana do saber resultado das concepções cientificas (GALLO, 2003, p. 88 e 89). Professor Leandro Gabriel

     

  • Ivy Santiago, obrigado por compartilhar o conhecimento.