SóProvas


ID
2037229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da evolução da administração pública no Brasil, julgue o item subsequente.


A criação das primeiras carreiras administrativas na administração pública e a busca pela adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público são características do modelo de administração burocrática, implantado na década de 30 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO: 

    A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995).16

    Atenção → A Administração Pública burocrática surgiu com a filosofia de combater as práticas patrimonialistas.
    Por outro lado, o controle – a garantia do poder do Estado – transforma-se na própria razão de ser do funcionário. Em consequência, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade. A qualidade fundamental da Administração Pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a autorreferência e a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos. Este defeito, entretanto, não se revelou determinante na época do surgimento da Administração Pública burocrática porque os serviços do Estado eram muito reduzidos. Nessa época, o Estado limitava-se a manter a ordem e administrar a justiça, a garantir os contratos e a propriedade.

  • O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico. Há a profissionalização do funcionário burocrático, que exerce o cargo técnico em razão de sua competência, comprovada por processo de seleção. Afasta-se o nepotismo e as relações de apadrinhamento. O exercício de cargos públicos passa a ser uma profissão, com remuneração previamente conhecida pelo indivíduo e pela sociedade. Houve, nesse período, a criação das primeiras carreiras para funcionários públicos e a realização dos primeiros concursos públicos, efetuados no Governo Vargas, na década de 30.

    fonte: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,os-modelos-de-administracao-publica-patrimonialista-burocratica-e-gerencial,43523.html

  • Complementando...

     

    Concurso público -> meritocracia = burocracia;

     

    [Gab. CERTO]

     

    bons estudos

  • GABARITO CERTA.

  • Certo

     

    No Brasil, a criação de carreiras administrativas no serviço público e as primeiras tentativas de implantação do concurso público se dão nas reformas burocráticas da Década de 1930.

     

     

  • Questão correta, outra ajuda  aresponder, vejam:

     

     Prova: CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Gestão PúblicaDisciplina: Administração Pública

    O modelo burocrático caracteriza-se pela legitimidade oriunda do direito positivado, seja no uso de meios coercitivos previstos em lei, seja na definição da extensão dos poderes e deveres. Nesse contexto, o estabelecimento pelo DASP da padronização da compra pública e o estabelecimento do concurso para ingresso no serviço público são exemplos de ações de modelo burocrático do Estado.

    GABARITO: CERTA.

  • As primeiras carreiras administrativas não foram criadas no Império? (militares e diplomacia)

  • GAB. CERTO

     

    A questão está se referindo ao DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público que trouxe a inovação do concurso público. Veja o trecho do livro do Paludo (2016) 

     

    ''No que diz respeito à administração dos recursos humanos, o Dasp representou a tentativa de formação de uma burocracia brasileira nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional. Entretanto, embora tenham sido valorizados instrumentos importantes à época, tais como o instituto do concurso público e do treinamento, não se chegou a adotar de forma consistente uma política de recursos humanos que respondesse às necessidades do Estado.''

     

  • Correto.

    Em 1939, foi promulgado o Decreto-Lei nº1713, que trata do Estado dos Funcionários Públicos Civis da União. Esse documento estabelece o concurso público como forma de ingresso no serviço público.

     

    At.te, CW.

    AMARU MAXIMIANO. Administração para Concursos. p.448. Editora Método-Gen, 2016.

  • No Brasil, a criação de carreiras administrativas no serviço público e as primeiras tentativas de implantação do concurso público se dão nas reformas burocráticas da Década de 1930.

    FONTE:https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tcepa-cargo-37-administracao/

  • O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado nos anos 30, foi o início da Burocratização, tinha como objetivos, dentre outros: Centralizar e reorganizar a Administração Pública, Definir a política de Recursos Humanos, Racionalizar métodos e procedimentos. A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) representou a primeira reforma administrativa do país e a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.

    No que diz respeito à administração dos recursos humanos, a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) representou uma tentativa de formação da burocracia nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional.

    As principais realizações do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) podem ser assim resumidas:

    Ingresso no serviço público por concurso (meritocracia).

    Critérios gerais e uniformes de classificação de cargos.

    Critérios de promoção por merecimento.

    Organização dos serviços de pessoal e de seu aperfeiçoamento sistemático.

    Administração orçamentária.

    Padronização das compras do Estado.

    Racionalização geral de métodos.

  • CORRETO

    foi no modelo burocrático onde o acesso ao cargo público se viu através de concurso público,mas não em todas as esferas. 

    para acesso aos cargos superiores, via concurso público = meritocracia 

    para acesso aos cargos inferiores, ainda se via o acesso sem concurso público. 

  • CORRETO.
    _______________________________________
    Comentário: (...) No Brasil, o modelo de administração burocrática emergiu em 1930. Surgiu no quadro da aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assumiu papel decisivo, intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços. A partir da reforma empreendida no governo Vargas por Maurício Nabuco e Luiz Simões Lopes, a administração pública sofreu um processo de racionalização que se traduziu no surgimento das primeiras carreiras burocráticas e na tentativa de adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público. A implantação da administração pública burocrática é uma consequência clara da emergência de um capitalismo moderno no país. (...)
    _______________________________________
    FONTE: Idalberto Chiavenato - 2012, Administração Geral e Pública, 3ª Edição.

  • CORRETO

     

    Complementando: O modelo burocrático de adminintração pública surgiu no ano de 1930 e veio para acabar com o modelo de patronalismo, com isso, surgiram alguns princípios, como o da impessoalidade e através disso foi implantado o concurso público como forma de acesso democrático aos cargos públicos, antes ocupados pelo "nepotismo" e por "herança".

  • O DASP iniciou um movimento de profissionalização do funcionalismo público, mediante a implantação de um sistema de ingresso competitivo e de critérios de promoção por merecimento. C

    O DASP representou a primeira reforma administrativa do país e a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica. C

    GAB CERTO

  • A adoção de procedimentos sistemáticos para contratações públicas (concurso público) foi introduzida com a BUROCRACIA em 1930, uma vez que surgiu como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. 

     

    QUESTÃO CORRETA.

  • PATRIMONIALISMO: Este modelo é caracterizado pela não distinção entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio privado. Em outros termos, a res publica (coisa do povo) se confundia com a res principis (coisa do príncipe). Esta forma de administração pública predominou no período pré-capitalismo, quando o monarca exercia o domínio sobre os bens públicos e particulares, sem qualquer necessidade de prestar contas à sociedade.

    BUROCRACIA: A teoria da burocracia teve como expoente Max Weber e começou a fazer parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1940. A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo. A organização na burocracia segue o modelo racional-legal, ou seja, deve funcionar com base em normasleis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes.

    GERENCIALISMO: 

    Algumas das características do gerencialismo são:

    accountability: prestação de contas dos governantes sobre o seu próprio desempenho;

    transparência: clareza nos procedimentos adotados;

    participação popular / controle social;

    criação de regimes temporários de emprego;

    flexibilização do direito administrativo;

    competição administrada: esta ideia diz respeito a "simular" um ambiente de competição para que melhores resultados sejam obtidos. Por exemplo: liberar mais recursos para organizações com melhores desempenhos, de acordo com indicadores pré-estabelecidos.

    FONTE: Site administração concursos.

  • CARACTERÍSTICAS 

    Administração patrimonialista

    - Existia na Era Vargas

    - Nepotismo e corrupção

    - Racionalidade subjetiva;

    - Falta de profissionalização;

    - Não separa o patrimônio público do privado;

     

    Administração Burocrática

    -Tempo de Getúlio Vargas

    - Formalidade, impessoalidade e profissionalização;

    - Objetivo: Combater a corrupção e o nepotismo;

    - Foco nos processos

    - Hierarquia funcional;

    - Meritrocracia; (buscada com a DASP em 1936, com o objetivo de combater o patrimonialismo na Era Vargas.)

     -Poder racional legal

    -Adm. Centralizada

    -Paternalismo

    -Período de realização dos primeiros concursos

     

    Administração Gerencial

    - controle finalístico ou "a posteriori"

    - orientada para os cidadãos e para a geração de resultados.

    -Foco nos resultados

    -Hierarquia horizontal

    -ampliação de autonomia das entidades

    -Adm. Descentralizada (ocorreu na reforma chamada Militar, que se deu através do decreto 200/67

    -Participação do cidadão nas políticas públicas

  • CERTO

     

    Os pontos mais marcantes da reforma empreendida pelo DASP
    incluíram a institucionalização de um sistema de meritocracia, controle de
    processos e realização de concursos públicos.

  • GABARITO: CERTO

    No Brasil, o modelo de Administração burocrática emerge na década de 1930. A partir da reforma empreendida no Governo Vargas (1930), a Administração Pública sofre um processo de racionalização que se traduziu no surgimento das PRIMEIRAS CARREIRAS BUROCRÁTICAS e na tentativa de ADOÇÃO DE CONCURSOS como forma de acesso ao serviço público. A década de 1930 foi um período de grandes transformações. A PRIMEIRA REFORMA da Administração Pública no Brasil foi a REFORMA BUROCRÁTICA. Com o objetivo de realizar a modernização administrativa foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público - Dasp, em 1936. Os principais objetivos do DASP podem ser assim resumidos: centralizar e reorganizar a administração pública mediante ampla reforma; definir política para a gestão de pessoal; e racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral. Num sentido mais amplo, o objetivo era combater as práticas patrimonialistas de gestão. Cabe ressaltar que a reforma administrativa realizada através do Dasp trazia a ideia de modernização, de aumento na produtividade e na eficiência.

  • Certo!

     

    Falou em concurso público, lembre-se logo da MERITOCRACIA, tão defendida por Max Weber na sua Teoria Burocrática.

  • CERTO

     

    DASP

     

    - Surgiu para estruturar a burocracia, em 1936

    - órgão de controle

    - Racionalizou métodos e processos

    - Profissionalizou a carreira pública (concursos públicos)

     

    " Os principais objetivos do DASP podem ser assim resumidos: centralizar e reorganizar a administração pública mediante ampla reforma; definir política para a gestão de pessoal; e racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral. Num sentido mais amplo, o objetivo era combater as práticas patrimonialistas de gestão."

     

    - PALUDO, 2013.

     

     

  • GABARIO CERTO

    Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

    A primeira reforma na administração pública brasileira ocorreu na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, e promovia a racionalidade técnica e a burocratização do Estado

  • A administração burocrática começou em 1930 com incidência muito forte, foi até 1995 e ainda perdura no sistema, entretanto, de forma menos latente.

     

    Fontes: meus reumos (qualquer erro podem corrigir)

  • Um compilado que criei pegando comentários de questões aqui do qc:

    Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) (1930)

     

    >Finalidade: implantar o modelo burocrático

    >Foi marco da administração burocrática no Brasil

    >Surgiu na Era Vargas

    >Instituiu a meritocracia e concurso no serviço público

    >1º reforma administrativa

    OBJETIVOS PRINCIPAIS

    >Modernizar administração pública brasileira

    >Suprimir o modelo patrimonialista 

    >Implantar o burocrático

    >Era alinhada à administração científica

    CARACTERÍSTICAS

    >Órgãos singulares e dotados de amplos poderes

    >Centralização politica e econômica

    >Normas inflexíveis

    >Imediatismo

    >Instituiu a função orçamentária como atividade formal e permanente

    3 DIMENÇOES

    >1º Criar órgãos

    >2ºExpansão de órgãos

    >3º Expansão das atividades empresariais

     

    OBS:

    DASP>> Burocratização/Burocracia

    PDRAE>>Desburocratização/Gerencial

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos modelos de administração pública, sendo mais especificamente cobrado o modelo burocrático.
    Diante disso, vamos a uma breve conceituação do modelo burocrático.

    Segundo o PDRAE (1995), a Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori". (apud PALUDO, 2013, p. 63). Grifo nosso.
    Nesta esteira, a partir de 1930 Getúlio Vargas instituiu no Brasil o modelo burocrático de administração pública, baseado no modelo weberiano de burocracia, que buscava suprimir o patrimonialismo e tinha como algumas de suas características a impessoalidade, meritocracia e formalismo.
    Com efeito, a criação, no Brasil, do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1936, marcou uma cisão com a lógica da não profissionalização e do não reconhecimento por mérito dos servidores públicos, sendo um marco para a efetivação da profissionalização e meritocracia no serviço público, dada a adoção do concurso público e a criação de carreiras na administração pública.
    Portanto, a questão está certa ao relacionar a criação de carreiras administrativas e a adoção de concurso público como características do modelo burocrático, dado que este modelo utiliza essas ferramentas para alcançar a meritocracia e a impessoalidade e consequentemente suplantar práticas patrimonialistas, bem como foi implantado na década de 30 no governo Vargas por meio do DASP.


    Gabarito do Professor: CERTO.


    Fonte:

    Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • - Modelo Burocrático: Advento do Estado Liberal (romper com o patrimonialismo). Surge para combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Tem como objetivo defender a sociedade contra o poder arbitrário do soberano. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal; Surge a necessidade de diferenciação e segregação do patrimônio público daquele privado, a fim de proteger os interesses coletivos e o patrimônio público contra a corrupção, clientelismo e interesses particulares. CENTRALIZAÇÃO DO PODER.

    Controle baseado nos processos: Modelo Burocrático

    CESPE - São princípios inerentes à administração pública burocrática: a impessoalidade, o formalismo e a hierarquia funcional.

    CESPE - Como forma de repreender a corrupção e o nepotismo, que são características do modelo patrimonialista, a administração pública burocrática está embasada na presença de normas e rigidez de procedimentos.

    CESPE - A necessidade de clara separação entre Estado e mercado, considerada essencial para o capitalismo, fez que a administração patrimonialista fosse substituída pela administração pública burocrática.

    CESPE - Traços culturais como o patrimonialismo e o individualismo contrastam com a burocracia profissional pautada pela impessoalidade e pelo mérito.

    CESPE - O modelo burocrático, em face de seu formalismo exagerado e preocupação excessiva com controles, torna a administração pública rígida, engessada e pouco eficiente

    CESPE - A criação das primeiras carreiras administrativas na administração pública e a busca pela adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público são características do modelo de administração burocrática, implantado na década de 30 do século passado.

  • CERTO

    Segundo Lustosa da Costa, O DASP foi efetivamente organizado em 1938, com a missão de definir e executar a política para o pessoal civil, inclusive a admissão mediante concurso público e a capacitação técnica do funcionalismo, promover a racionalização de métodos no serviço público e laborar o orçamento da União.

    -

    Estabeleceu-se o concurso público para algumas classes de nível superior, entretanto, as carreiras de nível mais baixo continuaram sob a prática do patrimonialismo.