SóProvas


ID
2037232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da evolução da administração pública no Brasil, julgue o item subsequente.

Com o fim da ditadura militar, em 1985, e a retomada da democratização do Brasil, houve um significativo avanço na modernização da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Interpretei pelo seguinte... Em 1988, houve a "criação" de uma nova CF, sendo denominada como o MARCO DO RETROCESSO BUROCRÁTICO, ou seja, não houve um "avanço significativo" como diz a questão. Foi marcado pelo ciclo populista e uma atitude defensiva da burocracia.

  • Com o fim da ditadura militar e a instituição da nova Constituição, o que houve foi um verdadeiro retrocesso burocrático, e não uma modernização.

    Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos

    fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tcepa-cargo-37-administracao/

  • Complementando...

     

    O Retrocesso de 1988

    [...] Esse retrocesso burocrático foi, em parte, uma reação ao clientelismo que dominou o país naqueles anos. Foi também uma consequência de uma atitude defensiva da alta burocracia que, sentindo-se injustamente acusada, decidiu defender-se de forma irracional.

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p114

     

    bons estudos

  • A CF/88 foi um retrocesso burocrático para a administração pública
  • CF\88 descentralizou a política brasileira, ao passo que concentrou a administração pública, o que representou um retrocesso no que tange às medidas que estavam sendo tomadas para implantação da reforma administrativa gerencial.

  • Houve retrocesso.

  • Errado

     

    Houve um retrocesso por conta da CF.88.

     

    Com o fim da ditadura militar e a instituição da nova Constituição, o que houve foi um verdadeiro retrocesso burocrático, e não uma modernização.

  • Questão errada, outra ajuda a entender, vejam:

     


     Prova: Técnico Administrativo, Órgão: ICMBIO, Banca: CESPE, ​Ano: 2014

    Com a Constituição Federal de 1988, a administração pública brasileira retornou aos anos 30 do século passado, época em que foi implantada a administração burocrática clássica no Brasil.

    GABARITO: CERTA.

  • As principais reformas administrativas ocorreram em regimes totalitários (DASP e DL 200/67). A CF de 1988 "impediu" o avanço GERENCIAL, adotando um modelo muito mais BUROCRÁTICO na administração pública.


    Desse modo, não há que se falar em avanços por conta da CF/88

     

    Questão ERRADA

  • Gabarito Errado

     

    Constituição de 88

    Politicamente: Avanço

    Gerencialmente: Retrocesso

     

    Bons Estudos

  • Pelo contrário, houve um RETROCESSO BUROCRÁTICO. Necessário para o ajuste político e da Admnistracao Pública do Estado, saindo de um período ditatorial, foi um grande freio de arrumação. R: ERRADO.
  • CF 88 => retrocesso adminsitrativo! 

    A retomada da democratização do Brasil levou a criação da CF 88.

  • Com o fim da ditadura militar, em 1985, e a retomada da democratização do Brasil, houve um retrocesso na administração pública.

  • Errada porque nasceu a Constituição já velha, mesmo em 1988, então foi um retrocesso e não uma evolução
  • Com o fim da ditadura militar, em 1985, e a retomada da democratização do Brasil, houve um AVANÇO político e um RETROCESSO no gerenciamento do Estado.

    Com a Constituição Federal de 1988, a administração pública brasileira retornou aos anos 30 do século passado, época em que foi implantada a administração burocrática clássica no Brasil.

    Centralização Administrativa: retomou as ideias burocráticas, a hierarquia e rigidez;

    Descentralização Política: delegou poderes aos municípios.

  • Lembrar quea CF/88 promoveu o engessamento e um retrocesso no que diz respeito à Administração Pública no Brasil. 

  • No plano ADMINISTRATIVO a CF retrocedeu:

    - Levou a centralização adm

    -Limitou a autonomia da adm indireta (igualando adm direta com indireta)

    - Retomou ideias burocraticas

    - Criou o regime juridico unico incorporando diversos CLT (Trenzinho da alegria)

    -Criou privilegios descabidos p/ servidores, como aposentadorias integrais sem a devida contribuição

    - estabilidade p/ antigos celetistas que viraram estatutarios...

     

    Já no campo POLITICO a CF foi um avanço... (varios direitos foram criados)

  • Houve um retrocesso na administração pública. 

  • >> Ano de 1985:

    1. Redemocratização;

    2. Crise generalizada;

    ** crise de qualidade;

    ** crise de competitividade;

    **  crise econômica/ balança;

    ** crise fiscal;

    ** crise inflacionária.

  • Com a retomada da democratização, em 1985, diversos segmentos sociais passaram a pressionar por participação política e por direitos negados no período ditatorial, gerando uma incompatibilidade entre o modelo centralizador e autoritário vigente e as novas demandas sociais – o que demandou novo Texto Constitucional em 1988. A Constituição de 1988 ampliou os direitos e garantias individuais e sociais, mas em termos de reforma administrativa o que se viu foi um retrocesso, um engessamento e encarecimento do aparelho estatal. (Augustinho Paludo)

     

    GAB ERRADO.

  • ERRADA

     

    Pelo contrário. Houve um puta retrocesso, haja vista que engessou e encareceu a manutenção do aparelho estatal.

  • boa Juarez

  • O processo de redemocratização brasileira em 1985 propiciou um verdadeiro retrocesso na forma de gestão da administração pública brasileira, dando força a uma nova divisão de cargos públicos por critérios políticos, como consequência de acordos espúrios feitos por vários políticos da época.

     

    --

     

    Gabarito: Errado

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Além do retrocesso burocrático da CF, vale lembrar que a modernização da adm. pública volta a ser buscada com a criação do PDRAE (1995).

  • Sarney que o diga! 

  • Errado

     

    CF88: retrocesso burocrático

     

    Avanço na democratização-> Atraso na modernização da Adm. Pública.

  • ERRADA! A CF/88 trouxe uma tentativa de reerguer o Modelo Burocrático, que em outras palavras pôs toda Reforma Administrativa (Decreto-lei 200/67) no saco.

  • Com o fim da ditadura militar, em 1985, e a retomada da democratização do Brasil, houve um significativo avanço na modernização da administração pública. Resposta: Errado.

     

    Comentário: com o fim da ditadura, em 1985, em termos gerenciais houve um retrocesso com a promulgação da CF/88 e um avanço em termos sociais com a ampliação dos direitos e garantias.

  • GABARITO ERRADO.


    Com a retomada da democratização, em 1985, diversos segmentos sociais passaram a pressionar por participação política e por direitos negados no período ditatorial, gerando uma incompatibilidade entre o modelo centralizador e autoritário vigente e as novas demandas sociais – o que demandou novo Texto Constitucional em 1988. A Constituição de 1988 ampliou os direitos e garantias individuais e sociais, mas em termos de reforma administrativa o que se viu foi um retrocesso, um engessamento e encarecimento do aparelho estatal. (Augustinho Paludo)

     


  • Retrocesso total e "trem da alegria" para servidores não concursados.

  • A caminhada rumo a uma administração gerencial foram paralisadas na transição democrática de 1985. O PDRAE explica que neste momento, apesar da vitória democrática, houve um retrocesso burocrático, no sentido de ter ocorrido uma volta a um certo patrimonialismo.

    Um dos principais resultados deste período foi a ocupação de diversos cargos públicos da administração indireta para os políticos dos partidos vitoriosos. O PDRAE (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado) afirma que a Constituição de 1988 acabou por levar a um retrocesso burocrático sem precedentes, provocando um engessamento do aparelho do Estado ao estender para os serviços do Estado e para as próprias empresas estatais praticamente as mesmas regras burocráticas rígidas adotadas no núcleo estratégico do Estado.

  • A Constituição de 1988 (CF/88), com o objetivo de fortalecer a Administração Pública direta diante das frustradas tentativas de descentralização iniciadas em 1967 que culminaram no clientelismo e outras práticas patrimonialistas, representou um retrocesso à superada e arcaica Administração Pública burocrática, vez que instituiu: uma administração pública altamente centralizada, hierárquica e rígida, em que toda prioridade seria dada a administração direta, e não à indireta.

    A Constituição de 1988 ignorou completamente as novas orientações da administração pública. Os constituintes e, mais amplamente a sociedade brasileira revelaram nesse momento uma incrível falta de capacidade de ver o novo. [ ... ]  Não perceberam que as formas mais descentralizadas e flexíveis da administração, que o Decreto-lei nº 200 havia consagrado, eram uma resposta à necessidade de o Estado administrar com eficiência as empresas e os serviços sociais. E decidiram completar a revolução burocrática antes de pensar nos princípios da moderna administração pública. (SPINK; PEREIRA, 1998, p. 246).

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • No cenário político, a CF foi um grande avanço. Já no âmbito administrativo, um verdadeiro retrocesso.

  • Um bizu interessante:

    No DL 200/67 - Houve CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA e DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA;

    No caso do DL 200/67, como vivia-se uma ditadura, era natural que houvesse esse centralismo político. Porém, os militares tinham o objetivo de modernizar o Estado e incentivar o avanço da estrutura estatal com a descentralização administrativa, haja vista que a Administração Direta era muito rígida e burocrática. O que houve, contudo, foi que essa descentralização administrativa foi realizada sem o devido controle, ou seja, não havia mecanismos de medição de desempenho. Assim, continuaram ocorrendo os casos de nepotismo e desmandos, já comum na administração pública brasileira.

    Na CF/88 - Houve DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA e CENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

    A CF/88 veio justamente no período pós-ditadura e tinha como objetivo descentralizar a política do país que havia passado anos centralizada nas mãos dos militares. Além disso, ela devia lidar com as disfunções causadas pela falta de controle na Administração Indireta. A solução encontrada foi a centralização administrativa, engessando as entidades e colocando-as quase em paridade com os órgãos da Administração Direta quanto às formalidades.

    Fonte: muito estudo.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento evolução da administração pública no Brasil, sendo mais especificamente cobrado o retrocesso burocrático da constituição de 1988.

    Diante disso, vamos a uma breve contextualização.

    A constituição de 1988 representou um retrocesso para administração pública. Segundo Paludo (2013), a constituição de 1988 ampliou os direitos e garantias individuais e sociais, mas em termos de reforma administrativa o que se viu foi um retrocesso, um engessamento e encarecimento do aparelho estatal. 


    As duas principais causas de entraves administrativos foram: estender as regras rígidas da administração direta para a Administração indireta; e a perda de autonomia do Poder Executivo para organizar a Administração Pública e para a criação, transformação e extinção de cargos. (Paludo, 2013, p. 89).


    Portanto, a questão está errada, pois, embora tenha ocorrido uma evolução para democracia, por outro lado ocorreu um retrocesso na administração pública.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • Resposta:Errado

    -------------------------

    ▪ O Retrocesso de 1988

    As ações rumo a uma administração pública gerencial, são, entretanto, paralisadas na transição democrática de 1985 que, embora representasse uma grande vitória democrática, teve como um de seus custos mais surpreendentes o loteamento dos cargos públicos da administração indireta e das delegacias dos ministérios nos Estados para os políticos dos partidos vitoriosos. Um novo populismo patrimonialista surgia no país. De outra parte, a alta burocracia passava a ser acusada, principalmente pelas forças conservadoras, de ser a culpada da crise do Estado, na medida em que favorecera seu crescimento excessivo.

    -------------------------

    FONTE:ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA CONCURSOS / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • Constituição 88 foi um avanço democrático , mas um retrocesso burocrático . Década perdida
  • ERRADO

    A redemocratização do País (iniciada em 1985, com o fim da ditadura miliar) trouxe consequências negativas para a gestão da administração pública.

    Para a Administração Pública, a Constituição Federal de 1988 é considerada um retrocesso (e não um “avanço na modernização”).

    FONTE: Stefan Fantini