SóProvas


ID
2037262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue o item seguinte.


O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Errado.

     

    Aquele que influencia a equipe pelo respeito por seus conhecimentos é o líder com poder de especialização. 

     

    O poder de referência consiste em influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.

  • O líder com poder de referência tem características pessoais que atraem os outros; as pessoas obedecem devido à admiração, ao desejo de aprovação, à estima pessoal ou à vontade de ser apreciadas pelo líder. Por exemplo, administradores jovens e ambiciosos estimulam os hábitos de trabalho e o estilo pessoal de um executivo carismático e bem-sucedido. Um executivo incompetente, não estimado, que quase não impõe respeito tem pouco poder de referência. 

  • ERRADO

    O simples respeito pelos conhecimentos do líder pelo liderado não caracteriza o poder de referência, mas sim o poder de especialização. O poder de referência pede algo mais: uma relação de sentimentos positivos onde o liderado deseja se tornar o líder (inclusive, por conta dos seus conhecimentos). Assim, a legitimidade pública e o carisma do líder possuem papel fundamental para caracterizar o poder de referência.

     

    A questão segue errada quando afirma que o líder com poder de referência deve apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela equipe. Isso não tem nenuma base teórica, e está errado!

     

    Fonte: Carlos Xavier https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tcepa-cargo-37-administracao/

  • PODER  DE  REFERÊNCIA  – É  o poder  de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por  características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro. 

    Fonte: French e Raven (apud Aguiar,1997) 

    Questão errada.

     

  • Poder de especialização ou conhecimento.

    Já percebi que cespe gosta de trabalhar com o poder referente e fazer alusão a outro conceito de poder

  • Gabarito: errado

    Poder do talento ou perícia: é a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui.

    Poder de referência ou referente: Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

    Fonte:

    Gestão de pessoas para concursos. Andréia Ribas e Cassiano Salim. 2013. Capítulo 10, página 175.

     

  • De acordo com French e Raven, são classificadas cinco bases ou fontes de poder: coerção, recompensa, legitimidade, talento e referência.

    Poder Coercitivo: baseada no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequencias negativas do comportamento.                                   Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sançoes.

    Poder de Recompensa: Baseada no benefício que outra pessoa pode ofertar. Oposta ao poder de coerção.Uma pessoa se submete ao                                            poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas.

    Poder Legítimo: (de posição ou legitimidade) representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É                           a aceitação da autoridade de um cargo.

    Poder do Talento: (ou de Perícia) É a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que                                      possui.

    Poder de Referência: (ou referente) Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traçoes desejáveis. É                                             semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

     

    Robbins (2005). In: Gestão de Pessoas para Concursos. 3°ed. 2015. Pag.286

  • Errado.

    o poder de referêcia é conseguido por meio do carisma do lider, surge devido a percepção positva.

  • . Poder de especialização/perito/competência: quando o líder possui algum tipo de especialização para o trabalho, por meio de experiências, conhecimento, talento, etc., essa especialização serve como mecanismo de poder dentro da organização em relação aos liderados.

     Poder de referência: é um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa (o líder) ser tido como referencia em algum assunto. É a legitimidade do conhecimento detido por uma pessoa e é também associado ao carisma pessoal do líder, afeição e respeito por suas opiniões. 

     

    Prof: Carlos Xavier
     

  • Poder de especialização/perito: a influência que se exerce por conta de saber fazer o trabalho de forma exemplar.

    Poder de referência: é aquele que se dá por conta da legitimidade do conhecimento e por conta do carisma.

  • Poder de refência é um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa (o líder) ser tido como referencia em algum assunto. É a legitimidade do conhecimento detido por uma pessoa e é também associado ao carisma pessoal do líder, afeição e respeito por suas opiniões.

  • Gabarito errado!

    Líder Referência: fazer com que os subordinados gostem de você

    Líder Experiência: fornecer informações

  • Tipos e Fontes de Poder:

     

    Poder Referente: também chamado de carismático, é decorrente de uma percepção positiva das pessoas sobre alguém, geralmente um heroi, um líder. Como muitos admiram sua personalidade, suas ideias, são influenciados por esta pessoa.

     

    Poder de Competência: este tipo se origina do reconhecimento de que uma pessoa detém um know-how, um conhecimento especial que o diferencia dos demais em algum tema.

  • ERRADO. O examinador faz uma confusão entre os tipos de poder (referente e de  competência). Existem os seguintes tipos de poder: poder coercitivo, poder de recompensa, poder legítimo, poder referente e poder de competência. No poder referente (também chamado de carismático) as pessoas possuem uma visão positiva sobre o líder (admirada). Já no poder por conhecimento a pessoa (líder) é reconhecida pelo seu conhecimento em uma área específica.

  • ERRADA!

    Poder de referência

    O líder com poder de referência tem características pessoais que atraem os outros; as pessoas obedecem devido à admiração, ao desejo de aprovação, à estima pessoal ou à vontade de ser apreciadas pelo líder. Por exemplo, administradores jovens e ambiciosos estimulam os hábitos de trabalho e o estilo pessoal de um executivo carismático e bem-sucedido. Um executivo incompetente, não estimado, que quase não impõe respeito tem pouco poder de referência.

    http://www.coladaweb.com/administracao/lideranca-e-poder

  • Tipos de Poder (French e Raven):

    a) Legítimo - autoridade, poder do cargo

     

    b) Coeção - poder de punição

     

    c) Recompensa - poder de recompensar

     

    d) Referência - carisma, identificação com o líder

     

    e) Talento - especialidade, aptidão.

     

    Fonte: Prof. Rafael Ravazzolo

  • Esse é o poder de competência, não o referente.

    gab: E

  • Carisma. 

    Competência é TALENTO.

  • Lider especialista.

  • Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.

    Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.

     

    Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2015/05/15/os-cinco-tipos-de-poder/

     

  • Na verdade,poder de referência: é um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa (o liderado) se identificar e desejar ser como o líder por conta de alguma característica admirável. Pode estar associado à legitimidade do conhecimento detido por uma pessoa e também associado ao carisma pessoal do líder, ou mesmo os sentimentos positivos de afeição e respeito por suas opiniões. É como uma relação fã- ídolo

    Gab. E

     

    Fonte: Prof.Carlos Xavier

  • ERRADO

     

    O líder que apresenta o PODER DE COMPETÊNCIA é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.

     

    O líder que detém o poder de referência, é aquele que as pessoas têm afeição por ele, admiração.

  • Segundo French e Raven são classificadas CINCO bases ou fontes de poder: Coercitivo; Recompensa, Legítimo ou Legitimado, Talento, Referência ou Referente.

    Poder coercitivo (coerção): é aquela baseada no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções.

    Poder de recompensa: Baseada no benefício que outra pessoa pode ofertar. Vista como oposta ao poder de coerção. Uma pessoa se submete ao poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas.

    Poder legítimo ou legitimado (de posição ou legitimidade): representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.

    Poder do talento (ou de perícia): é a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui.

    Poder de referência ou referente: baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

  • O líder que apresenta o poder de ESPECIALIZAÇÃO é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.

  • Errado.

    Trata-se de do poder do talento ou de perícia, que é a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui. 

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim

  • Assertiva incorreta.

    São bases do poder:

    Poder Formal

    1-Poder coercitivo (exercido através do medo, punições...)

    2-Poder de recompensa (troca por benefícios)

    3-Poder legítimo (via posição hierarquica na organização)

     

    Poder Pessoal (+ poderoso)

    1- Poder de competência (a definição está na questão);

    2- Poder de referência (o fato de se identificar com as caracteristicas do líder)

     

     

    RESUMO DE ADM E GP.

    https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing

  • ERRADO.

     

    Já vi que o Cespe gosta muito de misturar o poder de referência com o poder de competência. São dois conceitos diferentes.

     

    Poder de referência é o mesmo que poder carismático, é o poder exercido, por exemplo, pelos lideres religiosos.

     

    Poder de competência possui quem detém um "know-how", um conhecimento especial. Falou em conhecimento = poder de competência.

  • Agora fiquei na dúvida...

     

    No material que uso pra estudo, o poder de referência está associado ao fato do liderado se identificar e querer ser como o líder, por conta de alguma característica admirável. Uma delas pode ser o conhecimento que possui sobre algum campo do saber.

     

  •  

    Bizu para não confundir :

    Poder referência: "ele é uma referência para mim" ex: O Papa Francisco

    Poder de perícia : "o cara é perito ( especialista) nesse assunto" ou deja, ele sabe muito.

  • ERRADA.

     

    PODER REFERENTE> É O CARISMÁTICO, GERALMENTE UM HERÓI. AS PESSOAS ADMIRAM SUAS IDEIAS, PERSONALIDADES.

     

    PODER DE COMPETÊNCIA> ORIGINA DO CONHECIMENTO QUE UMA PESSOA DETÉM, UM CONHECIMENTO ESPECIAL QUE O DIFERENCIA DOS OUTROS.

  • Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos.

    Poder Coercitivo: O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros.

    Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros. Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.

    Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro. Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

    Poder de Especialização ou Competência: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos. Por exemplo: o médico dá conselho que o paciente provavelmente seguirá, entendendo que ele sabe resolver o problema (e estudou para isso).

    Fonte: John A. Wagner III e John R. Hollenbeck – Comportamento organizacional: criando a vantagem competitiva.

  • Os cometários de muita gente aqui confunde. A questão ao afirmar "...que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos" deduz que é poder de competência que é diferente de poder de perícia/talento/especialidade que significa influenciar alguém pela perícia, habilidade específica. 

  • Poder de competência: se origina do reconhecimento de que uma pessoa
    detém um know-how que o diferencia dos demais em algum tema.

     

     

    Poder referente = carismático : consiste em influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.

     

     

    Resposta: O líder que apresenta o poder de competência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe

  • Poder legitimado --é quando o líder  é nomeado com papel específico; líder natural; da lei.

    Poder coercitivo -- líder que aplica ameaças e punições

    Poder de recompensa -- líder que dá benefícios e recompensas a quem o segue

    Poder de competência -- decorre de quem tem domínio sobre um assunto ou tarefa

    Poder de talento: É a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui.

    Poder de referência -- líder pela carisma e personalidade;

  • O líder com poder de referência é aquele que conquista sua equipe pelo seu carisma.

  • A questão refere-se ao poder de competência.

  • O lider referente a questão é o que tem PODER DE TALENTO OU PERÍCIA,este é exercido em  virtude de seus talentos, conhecimentos e habilidades .

    PODER DE REFERÊNCIA por sua vez é exercido por uma pessoa que possua caracteristicas desejadas por outras,é um lider que conquista pelo carisma.

  • GAB. ERRADO!

    O enunciado da questão refere-se ao PODER DE CONHECIMENTO OU TALENTO, que descreve alguém que possui conhecimentos ou habilidades específicas. (Giovanna Carranza)

  •  

    Tipos de poder do líder (French e Raven):

     

    Referência: carisma, identificação com o líder

     

    Perito, Conhecimento, Especialidade: baseado na especialidade, aptidão, know-how, informação

  • O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe. 

     

    A questão de refere ao poder do talento/períciaÉ a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade
    específica
    ou conhecimento que possui.

     

    Poder de referência: baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis

     

    ERRADO 

     

    fonte: Andreia Ribas.

     

     

  • Poder de referência --> Carisma


    Poder de competência --> Conhecimento



  • ERRADA. A questão está descrevendo poder de COMPETÊNCIA.

  • A questão fala do poder de perito.

     

  • Poder de referência ou referente: Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

    Andréia Ribas e Salim

  • Poder legítimo>hierarquia>organograma.

  • BEM RESUMIDO

    Poder CARISMÁTICO ou P. de REFERÊNCIA: poder que os ídolos exercem sobre vc.

    Poder de COMPETÊNCIA ou P. de ESPECIALIZAÇÃO: está ligado à capacidade do indivíduo de fazer algo.

  • poder de referência == carisma

  • Poder legítimo --> Cargo/ Posição hierárquica


    Poder Referente --> Carismático


    Poder de competência/ de perito --> Know-how/ Conhecimento técnico




  • poder de referência: o líder é visto como um ídolo, ou seja, característica admirável.

  • Gabarito Errado.

     

    Troca o poder de referência pelo poder de competência.

     

    Tipos de poder que influência as pessoas

     

    *as lideranças exercem, de fato, determinados tipo de poder sobre as pessoas para influenciá-las.

     

    --- > Os principais tipos de poderes são:

    1. Poder de recompensa

    2. Poder legítimo

    3. Poder de coerção (coercitivo):

    4. Poder normativo (manipulativo/persuasivo/sugestivo):

    5. Poder de competência / especialização/perito

    6. Poder de referência:

    7. Poder de informação

    8. Poder carismático

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    5. Poder de competência/ especialização/perito: quando o líder possui algum tipo de especialização para o trabalho, por meio de experiências, conhecimento, talento, etc., essa especialização serve como mecanismo de poder dentro da organização em relação aos liderados.

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    6. Poder de referência: é um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa (o liderado) se identificar e desejar ser como o líder por conta de alguma característica admirável.

     

     

  • ERRADA

     

    TIPOS DE PODER:

     

    PODER COERCITIVO ------------------------> PODE PUNIR ATRAVÉS DE SANÇÕES, PENAS.

     

    PODER  DE RECOMPENSA ---------------> INCENTIVA ATRAVÉS DE SALÁRIOS, PRÊMIOS.

     

    PODER LEGÍTIMO ----------------------------> DERIVADO DA POSIÇÃO HIERÁRQUICA NA ORGANIZAÇÃO.

     

    PODER REFERENTE ------------------------> É O CARISMÁTICO, PESSOAS ADMIRAM SUAS IDEIAS.

     

    PODER DE COMPETÊNCIA ----------------> ORIGINA DO CONHECIMENTO ESPECIAL. 

  • Tipos de Poder

    Etzioni (apud Hersey,1986) faz a diferença entre poder pessoal e poder de posição. Ele sustenta que o poder deriva de uma função organizacional, de influência pessoal ou de ambos. Os gerentes que conseguem a realização de um trabalho em virtude de sua posição na organização induzem o comportamento, possuem o “poder sobre”, portanto possuem o poder de posição; e os que derivam seu poder dos seus subordinados, influenciam o comportamento, possuem o “poder junto a”, portanto o poder pessoal. Para o autor, a melhor situação para os líderes é quando eles possuem os dois tipos de poder: pessoal e de posição.

    French e Raven (apud Aguiar,1997) desenvolveram estudos das fontes de poder social, ou seja, a capacidade de exercer influência interpessoal. Os três primeiros tipos de poder têm como base o poder de posição, enquanto nos outros três as bases de poder são pessoais. Eles consideram como base do poder:

    1. Poder de recompensa: é o poder de dar alguma recompensa por determinado tipo de comportamento ou meta atingida, servindo como reforço; Controle sobre resultados compensadores

    2. Poder legítimo: é o poder inerente ao cargo ou função na estrutura organizacional; Ocupação de posição de autoridade legitimada

    3. Poder coercitivo ou punitivo: representa a possibilidade de agir coercitivamente na aplicação de punições, visando eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes indesejados pela organização; Controle sobre resultados punitivos

    4. Poder de especialização/perito/competência: quando o líder possui algum tipo de especialização para o trabalho, por meio de experiências, conhecimento, talento, etc., essa especialização serve como mecanismo de poder dentro da organização em relação aos liderados; Experiência, conhecimento, talento

    5. Poder de referência: é um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa (o líder) ser tido como referência em algum assunto. É a legitimidade do conhecimento detido por uma pessoa e é também associado ao carisma pessoal do líder, afeição e respeito por suas opiniões; Atração, carisma

    6. Poder de informação: trata-se do poder que se pode exercer por deter informações que orientem processos decisórios, escolhas e que ajudem a organização em determinadas situações. Para que haja esse poder, a informação detida pelo líder tem que ser pouco ou nada conhecida.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Errado.

    Cinco bases de poder.:

    • Poder de conhecimento (poder de competência ou poder de saber): envolve o respeito pelos conhecimentos e habilidades do líder.

    • Poder de referência: é mais afetivo; a outra pessoa se torna um modelo a ser seguido.

    • Poder de recompensa: uma pessoa exerce poder sobre outra porque espera receber algo em troca. 

    • Poder coercitivo: uma pessoa exerce poder sobre outra porque esta tem medo de alguma punição.

    • Poder legítimo: poder do cargo que a pessoa ocupa.

    Questão comentada pelo Profª. Kátia Lima

  • Poder de referência: Ligado ao carisma do Líder. Seus liderados o seguem pelo fato de o admirarem.

    Gabarito, errado.

    TJAM2019

  • ASPECTOS DO PODER: COLECOM-R2

    COERCITIVO

    LEGÍTIMO

    COMPETÊNCIA ( da questão )

    REFERÊNCIA

    RECOMPENSA

    ABC

  • O poder que o lider tem para influenciar o outro pelo seu conhecimento é o de Especialização.

  • Gab: ERRADO

    A questão erra ao dizer que é o poder de referência que influencia uma equipe pelo conhecimento, quando, na verdade, é o do Talento ou perícia que possui essa característica. Veja!

    Poder do Talento (ou perícia) - É a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui.

    Poder de Referência (ou referente) - Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma . Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

    Andrea Ribas e Cassiano Salim, Gestão de Pessoas para Concursos. pág, 364/365.

  • GABARITO: Errado

    O simples respeito pelos conhecimentos do líder pelo liderado não caracteriza o poder de referência, mas sim o poder de especialização. O poder de referência pede algo mais: uma relação de sentimentos positivos onde o liderado deseja se tornar o líder (inclusive, por conta dos seus conhecimentos). Assim, a legitimidade pública e o carisma do líder possuem papel fundamental para caracterizar o poder de referência.

    A questão segue errada quando afirma que o líder com poder de referência deve apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela equipe. Isso não tem nenhuma base teórica, e está errado!

    Professor Carlos Xavier, Estratégia Concursos

  • O poder de referência baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. O poder de referência emana da admiração pelo outro e do desejo de se parecer com ele. De certo modo, é bem semelhante ao carisma. Portanto, questão errada.

    O poder de perícia (ou competência talento) é aquele capaz de influenciar uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.

    Gabarito: ERRADO

  • Baseado no carisma, na empatia e nas características do líder.

  • Referência = jeito de ser, carisma.

  • TIPOS DE PODER

    -> COERCITIVO - Sanções

    -> RECOMPENSA - Recompensar

    -> LEGÍTIMO - Posição hierárquica

    -> REFERENTE/CARISMÁTICO - Admiração

    -> COMPETÊNCIA - Conhecimento

    Gabarito: ERRADO

  • COMPETÊNCIA 

  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Fontes de poder:

    • Poder de recompensa: baseia-se numa pessoa (o influenciador) que tenha

    a capacidade de recompensar outra (o influenciado) pelo cumprimento de

    ordens ou pela realização de outras exigências;

    • Poder coercitivo: é o lado negativo do poder de recompensa, no qual a punição pode ir desde pequenos privilégios até a perda do emprego;

    • Poder legítimo: é decorrente da posição hierárquica detida, ou seja, da posse de autoridade formal;

    • Poder de competência, especialização ou perito: é a influência exercida

    como resultado de habilidade especial ou conhecimento;

    • Poder de referência: é o poder que se refere à identificação do indivíduo

    com outro, seja por motivos pessoais ou por recursos desejáveis.

    Fonte: Gran Cursos