-
GABARITO: Certo
Segundo James Giacomoni:
A linguagem orçamentária é essencialmente contábil. O orçamento nasceu com tal forma de representação e a mantém por ser a que melhor atende a suas múltiplas finalidades. O elemento básico de expressão do orçamento é a conta, por meio da qual é possível antecipar as situações patrimoniais, registrar a movimentação patrimonial e demonstrar resultados patrimoniais.
-
O elemento básico de expressão do orçamento é a conta, por meio da qual é possível:
• antecipar as situações patrimoniais (no orçamento propriamente dito);
• registrar a movimentação patrimonial (na execução do orçamento); e
• demonstrar resultados patrimoniais (nos balanços).
MACHADO JR., José Teixeira. Classificação das contas públicas. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas. 1967. p. 14.
-
(CESPE 2015/FUB/ADMINISTRADOR)
O elemento básico de um orçamento são as contas que o compõem, a partir das quais é possível antecipar situações patrimoniais e demonstrar resultados, o que na prática as torna um instrumento de análise e de síntese para compreensão do comportamento de uma organização.
GAB: C
-
O elemento básico de expressão do orçamento é a conta, por meio do qual é possível:
Antecipar as situações patrimoniais
Registrar a movimentação patrimonial
Demonstrar resultados patrimoniais
A conta é ao mesmo tempo, instrumento de análise e de síntese. De analíse, já que possibilita a representação de toda e qualquer variação nos elementos patrimoniais, e de síntese, pois o agrupamento das contas permite o conhecimento dos resultados globais da gestão.
-
-
A Banca retirou a assertiva do livro Orçamento Público (15ª Edição) Ed. Atlas, do autor James Giacomoni.
Conforme destacado no trecho transcrito, a assertiva está correta.
Gabarito: Certo
Fonte: Felipe Rios
-
GABARITO CORRETO
Tanto o elemento básico do orçamento são as contas que existe o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, que não apenas subsidia a elaboração do orçamento como de outros demonstrativos contábeis, para que sigam uma estrutura padronizada e homogênea (especialmente aos princípios da comparabilidade, verificabilidade e compreensibilidade).
-
Boa tarde,
Então, melhor que gravar é aprender, logo:
As contas contábeis constituem-se representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas, etc. de uma entidade. A finalidade de tais contas é registrar as movimentações transcritas do livro diário, expressando-se monetariamente. Cada fato contábil é transportado para as respectivas contas, com sua data, histórico e valor. As contas poderão ser ativas, passivas, de resultado, ou de compensação. Como exemplo temos as contas ativas que registram bens e direitos: numerário (caixa), valores bancários (contas de movimento), clientes (duplicatas a receber), imóveis (terrenos e edificações), etc.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/contascontabeis.htm